Criminosos usam perfis falsos para oferecer isenção de multas e venda de CNHs Golpe continua sendo aplicado no Tocantins, segundo o Detran. Órgão alerta que não envia mensagens por redes sociais e orienta que usuário denuncie casos.
Criminosos usam perfis falsos para oferecer isenção de multas e venda de CNHs
Golpe continua sendo aplicado no Tocantins, segundo o Detran. Órgão alerta que não envia mensagens por redes sociais e orienta que usuário denuncie casos.
Por G1 Tocantins
06/06/2018 10h48 Atualizado há 4 horas
Criminosos estão usando perfis falsos nas redes sociais para aplicar golpes oferecendo serviços do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran). Segundo o próprio órgão, os golpistas oferecem isenção de multas, retirada de pontos da carteira, liberação de veículos com 50% de descontos, venda de carros e de CNHs.
Segundo o Detran, o criminoso começa o diálogo explicando que os serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta. Nesse momento, ele engana a vítima e finge que a confundiu com outra pessoa. Essa primeira mensagem funciona como uma "isca" e atrai a vítima, que começa a conversar com o suposto agente de trânsito em busca de soluções de problemas iguais aos que os criminosos dizem resolver.
Criminosos se passam por agentes de trânsito em conversa (Foto: Divulgação/Detran-TO)
O departamento alerta que não envia mensagens pela rede social para nenhum usuário do sistema e orienta que se alguém receber mensagens, deve entrar em contato no número 3218-3018.
O departamento informou que o Serviço de Inteligência do órgão tem investigado os casos. Para praticar os crimes, os golpistas usam chips de operadoras de telefonias com o código do Tocantins (63). Mas, a suspeita é que eles sejam de outros estados ou estejam cumprindo pena em presídios. A Polícia Civil também investiga os casos.
Em abril deste ano, o G1 mostrou o caso de um agente do Detran que teve a foto usada por criminosos. A imagem do servidor servia para dar credibilidade ao criminoso.
O capitão Geraldo Magela, gerente de fiscalização e segurança do Detran, alertou que a prática é um crime e quem cai nele também pode ser penalizado financeiramente, perdendo o valor pago. "É preciso desconfiar quando há alguém oferecendo facilidades. O cidadão tem que ficar esperto e se entrar nisso estará sendo enganado e pode estar cometendo o crime também. Se for um servidor público, ele poderá responder por corrupção ativa", alertou.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!