UPAs de Palmas só vão atender casos de urgência e emergência; entenda Segundo o município, triagem vai ficar mais rígida e casos que não se enquadrarem serão encaminhados para os postos de saúde. Mudança é para evitar sobrecarga de atendimentos.
UPAs de Palmas só vão atender casos de urgência e emergência; entenda
Segundo o município, triagem vai ficar mais rígida e casos que não se enquadrarem serão encaminhados para os postos de saúde. Mudança é para evitar sobrecarga de atendimentos.
Por G1 Tocantins
10/05/2018 15h56 Atualizado há 3 horas
UPAs de Palmas terão mudança na forma de triagem; entenda
O direcionamento dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento de Palmas vai passar por mudança. A partir de agora, segundo o secretário municipal de saúde, a triagem vai ficar mais rigorosa e apenas os atendimentos que se enquadram como urgência e emergência serão atendidos nas UPAs. A medida já está valendo.
"Aqui é uma unidade dedicada a tirar a pessoa do risco de morrer, do sofrimento intenso, como é o caso de traumas, acidente de carro, perfuração com arma de fogo. Durante todo o atendimento de ontem, nós tivemos centenas de atendimentos, mas apenas dez casos nessa situação", afirmou o secretário Whisllay Maciel Bastos.
Palmas tem atualmente duas unidades de pronto atendimento, uma na região norte e outra na região sul da cidade. Segundo o secretário, as pessoas que não estiverem enquadradas no critério serão encaminhadas para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Porém, essas unidades funcionam apenas durante o dia.
"Nós vamos ser mais criteriosos na classificação de risco, utilizada para identificar se o motivo da procura à unidade deve ser atendido aqui. Elas [as pessoas que não se enquadrarem] serão encaminhadas para o serviço que responde a necessidade dela, a unidade de atenção primária."
A mudança, segundo o secretário, partiu dos próprios médicos, que identificaram uma sobrecarga de profissionais atendendo casos que não são de urgência e emergência. Ainda segundo o município, as unidades básicas estão preparadas para atender a demanda.
"Na unidade de atenção primária, as pessoas vão receber instruções, orientações de como conduzir e cuidar da saúde. Nós temos uma equipe preparada para fazer isso", afirmou.
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Unidade da UPA sem lugar para pacientes sentarem (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!