TRUMP A FAVOR DA HUMANIDADE-Trump contra Obama Ao abandonar o acordo nuclear com o Irã, o presidente dos EUA anula mais um item do legado de seu antecessor
NTERNACIONAL
Trump contra Obama
Ao abandonar o acordo nuclear com o Irã, o presidente dos EUA anula mais um item do legado de seu antecessor
DITO E FEITO Trump exibe sua assinatura no documento que anula o acordo nuclear: promessa de campanha (Crédito: Saul Loeb)
André Sollitto11/05/18 - 18h00
13
O Acordo Nuclear do Irã, ou Plano de Ação Conjunto Global, firmado em 2015, representa uma das maiores conquistas em política externa da administração Barack Obama. Firmado entre o Irã, Estados Unidos, China, Rússia e países da União Europeia, estabeleceu limites para o enriquecimento de urânio iraniano, evitando que ele seja utilizado na construção de uma bomba nuclear, ao mesmo tempo em que eliminou sanções impostas ao país. Na terça-feira 8, no entanto, o atual presidente, Donald Trump, anunciou que os EUA estão fora do acordo, afirmando que ele jamais deveria ter sido feito. “Não trouxe calma, não trouxe paz, e nunca vai trazer”, disse ele ao anunciar a decisão na Casa Branca. O Irã afirmou que vai continuar honrando seu compromisso enquanto os outros países que assinaram o acordo também mantiverem sua parte.
A decisão de Trump foi criticada por autoridades europeias. Em uma declaração conjunta, a primeira-ministra britânica Theresa May, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron consideraram a saída dos Estados Unidos “lamentável e preocupante”. Obama também se manifestou, afirmando que a saída era um “grande erro”. Mas Trump parece mais preocupado em cumprir suas promessas de campanha que ouvir o apelo de outros líderes. E nessa toada ele tem acabado com uma série de avanços conquistados por seu antecessor. “Tudo o que Obama fez ele quer desfazer”, afirmou a senadora democrata Dianne Feinstein.
PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
Desde que assumiu o poder, o presidente tem se esforçado para honrar os compromissos que fez com seus eleitores, por mais absurdos que sejam. Nem todos ele conseguiu cumprir, como a construção do muro na fronteira com o México. Mas conseguiu, por exemplo, retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, responsável por estabelecer metas para a redução da emissão de dióxido de carbono. Os EUA são, literalmente, o único país do mundo a abandonar o pacto.
Retrocesso
A destruição do legado de Obama passa por outro tema caro ao ex-presidente: a saúde da população. O plano que ficou conhecido como Obamacare, tido como o mais importante desde a criação do Medicare e do Medicaid na década de 1960, foi um dos principais alvos de Trump, que conseguiu retirar a obrigatoriedade de cada cidadão americano ter um plano de saúde, um gasto imposto aos mais jovens para compensar as despesas dos idosos e pobres. Segundo defensores do projeto original, as mudanças impostas por Trump oferecem menos benefícios que os subsídios do plano de Obama.
“Era um terrível acordo unilateral que nunca deveria ter sido feito. Não trouxe paz e nunca vai trazer” Donald Trump, presidente americano
Outros alvos do atual presidente incluem a imigração, que sofreu um duro golpe com o fim do programa que evitava a extradição e oferecia vistos de trabalho a imigrantes ilegais que chegaram ao país com menos de 16 anos. Ao adotar medidas isolacionistas sob o lema de “América Primeiro”, Trump corre o risco de causar justamente o efeito contrário, fazendo com que o país retroceda nas áreas em que mais avançou nos últimos anos.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!