SURTO DE FEBRE AMARELA EM PALMAS-Macaco é encontrado morto em Quartel da Guarda Metropolitana em Palmas Nessa sexta-feira (11), foi confirmada a primeira morte de macaco por febre amarela na cidade, em 2018. Esse é o sexto animal encontrado morto na capital esse ano.
Macaco é encontrado morto em Quartel da Guarda Metropolitana em Palmas
Nessa sexta-feira (11), foi confirmada a primeira morte de macaco por febre amarela na cidade, em 2018. Esse é o sexto animal encontrado morto na capital esse ano.
Por G1 Tocantins
11/05/2018 17h02 Atualizado há 18 horas
Macaco foi encontrado morto nesta sexta-feira (11) (Foto: Guarda Metropolitana/Divulgação)
O sexto macaco foi encontrado morto, em Palmas, esse ano. O animal foi localizado no Quartel da Guarda Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (11). Nessa sexta, foi confirmada a primeira morte do bicho por febre amarela na cidade, em 2018.
De acordo com a Guarda Metropolitana, o animal foi encontrado embaixo de árvores, em estado de decomposição. Ele será levado para o Centro de Zoonoses de Palmas.
Ao todo, foram cinco animais encontrados mortos na capital nos primeiros meses deste ano. Os primatas foram localizados no Parque Cesamar e em áreas verdes da região sul. Alguns exames deram negativo e pelo menos dois casos ainda seguem sob investigação.
A morte dos macacos, chamada de epizootias, é considerada um evento sentinela que pode indicar a circulação do vírus da febre amarela em uma região. O macaco não transmite o vírus para os seres humanos. A transmissão é feita por mosquitos.
Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, até a semana passada 34 epizootias foram registradas. Destes, cinco casos seguiam em investigação. A febre amarela em macacos também foi confirmada em Porto Nacional.
Vacinação
Conforme o município, não há motivo para pânico da população e correria aos centros de saúde, pois o estado faz parte da área de recomendação da vacina e por isso a maioria das pessoas está imunizada.
Segundo a secretaria de Saúde, A recomendação é que a população mantenha-se tranquila em relação à febre amarela, pois em Palmas a vacinação é contínua e disponibilizada na rede municipal durante o ano inteiro..
Cerca de 63,97% da população do estado já recebeu a vacina. Além disso, o esquema de vacinação atual é de dose única. Portanto, quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina está imunizado e não precisa de outra dose.
Veja mais notícias d
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!