Palmas Coworking 21 e Palmas Medical Coworking inovam conceito de espaço de trabalho compartilhado


Empreendimentos estão instalados na Avenida LO 05, na quadra 204 Sul (Foto: Divulgação)
Negócios
Palmas Coworking 21 e Palmas Medical Coworking inovam conceito de espaço de trabalho compartilhado
Empreendimento foi idealizado com preocupação na sustentabilidade e preservação de recursos naturais
Por Redação em 21 maio, 2018 às 9:21

Profissionais autônomos, da área da saúde, liberais e de qualquer outro segmento, que precisem de um ambiente adequado para desenvolver suas atividades, têm à disposição o Palmas Coworking 21 e o Palmas Medical Coworking, desde o início deste mês, na região central da Capital. Já em pleno funcionamento, os dois empreendimentos que inovam o conceito de trabalho em espaço compartilhado em Palmas, estão instalados num mesmo prédio com cerca de 1 mil metros quadrados, com dois andares, mais térreo, localizado na Avenida LO 05, na quadra 204 Sul (em frente ao Quartel do Comando Geral da Polícia Militar).

O empreendimento foi planejado divido em dois setores principais, direcionados a públicos diferentes, com layout, mobiliário, decoração e equipamentos adequados a cada atividade, além de área de convivência, descanso, lanchonete, climatização e som ambiente. Logo ao entrar nas dependências do complexo, os clientes se deparam com uma estrutura moderna, eficiente e descontraída. Isso faz com que os frequentadores esqueçam suas referências relacionadas a um ambiente de trabalho tradicional com recepcionistas impessoais e horários rígidos.

Mas, conforme o proprietário, Marcelo Hostins, além da praticidade e custo acessível, o mais importante são as relações interpessoais entre os frequentadores, o chamado networking. “O trabalho em ambiente compartilhado é um tendência, que cresce no país e no mundo, e percebemos que em Palmas existe uma demanda por este tipo de serviço. Entretanto, o mais importante num local como esse é a possibilidade conhecer outros profissionais, aumentar a carteira de clientes e fechar novos negócios”, explicou.

No primeiro andar do prédio fica o Palmas Cowoking 21, um espaço de trabalho compartilhado, voltado a profissionais autônomos, freelancers, liberais, representantes comerciais, executivos fora de suas bases de atuação ou qualquer outro tipo de trabalhador que precise de um ambiente propício ao desenvolvimento de suas atividades. Este local, configurado com 31 estações de trabalho independentes, oferece aos usuários acesso à internet banda larga, ambiente climatizado e planejado para proporcionar comodidade e eficácia, sem que o frequentador precise se preocupar com despesas extras.

Os profissionais interessados podem utilizar o espaço por hora (1 hora ao custo de R$ 10 e 2 horas por R$ 17, com descontos progressivos nas horas subsequentes), porém também têm a opção de usar o ambiente com um pagamento mensal, em período inteiro, das 8h às 18, por R$ 540, ou meio período, das 8h às 13h ou das 13h às 18h, por R$ 315.

De acordo com o publicitário e empreendedor digital, José Bettelli, participar do cowork proporciona maior eficácia e dinamismo a sua atuação profissional. “Para meu trabalho render melhor é necessário eu sair de minha casa todos os dias, manter uma rotina, e, além disso, colocando na ponta do lápis fica evidente que frequentar um ambiente como esse é mais econômico do que dividir os custos de um escritório particular. Em um espaço compartilhado evito despesas com aluguel, água, eletricidade, telefone e internet”, explicou.

No segundo andar do prédio, funciona o Palmas Medical Coworking onde estão disponíveis, numa primeira fase de implantação do empreendimento, cinco escritórios para serem utilizados por médicos – um dedicado especialmente a pediatras – e os outros por profissionais da área de saúde, com dois ambientes cada, com custo de R$ 50 por uma hora e R$ 85 duas horas, com descontos progressivos nos períodos subsequentes, dois para psicólogos, com um ambiente cada, e um para nutricionistas, com a mesma configuração, com valor de R$ 25 um hora e R$ 42,50 duas horas, também com descontos progressivos, além de outros dois que poderão ser ocupados por profissionais liberais, como por exemplo, advogados. Esses ambientes, além dos profissionais da área de saúde, estão sendo procurados por coachs e por responsáveis por entrevistas voltadas à seleções de RH.

No mesmo andar, estão localizadas duas salas de reuniões, uma com capacidade para 30 pessoas e outra para 20, com sistema de som e de projeção, além de outras duas outras salas de reuniões para até oito pessoas, também com equipamentos e uma delas com aparelho de TV com tela plana e entrada HDMI. Conforme a demanda, outras dez salas disponíveis no prédio poderão ser incorporadas ao empreendimento. A utilização das salas de reunião têm custo de R$ 75 a hora e as subsequentes são oferecidas com descontos progressivos. Os espaços direcionados a salas de aula têm custo de R$ 10 por hora/aluno, também com descontos nas horas subsequentes.

O empreendimento foi idealizado com preocupação na sustentabilidade e preservação de recursos naturais. Toda a eletricidade utilizada no complexo é gerada por um sistema de captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, com capacidade de produção de cerca de 6000 kW. Além disso, nas dependências doscoworkings serão usados somente copos com identificação, não descartáveis, que permitem a utilização continuada, evitando a produção de um maior volume de materiais rejeitados e auxiliando na preservação ambiental.

Atualmente, existem mais de 100 espaços de trabalho compartilhado no Brasil e estima-se que mais de 4 mil estejam em funcionamento no mundo. Esse sucesso é proveniente de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático onde possam desenvolver seus projetos, sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos. No sistema de coworking, os profissionais encontram ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo, networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber seus clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial. (Com informações da assessoria de informações)

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