O QUE VICENTINHO FEZ POR PORTO NACIONAL?Balsa deve ser instalada em Porto Nacional para fazer travessia de caminhões no rio Tocantins Trânsito de veículos acima de 30 toneladas está proibido na ponte que existe no local. Uma nova ponte está prevista para ser construída, mas obras nunca começaram.
Balsa deve ser instalada em Porto Nacional para fazer travessia de caminhões no rio Tocantins
Trânsito de veículos acima de 30 toneladas está proibido na ponte que existe no local. Uma nova ponte está prevista para ser construída, mas obras nunca começaram.
Por G1 Tocantins
02/05/2018 14h03 Atualizado há 2 horas
Rachaduras compromete a segurança de quem passa pela ponte sob o rio Tocantins, em Porto Nacional (Foto: Gilson Almeida dos SAntos/Você no G1)
Uma balsa será instalada no rio Tocantins, em Porto Nacional, para fazer a travessia de caminhões e carretas. Segundo a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), o Estado está tomando as providências para a implantação, mas ainda não há um prazo para que o serviço comece a funcionar. Os custos da travessia serão repassados aos motoristas.
A implantação da balsa vai ocorrer porque há uma proibição ao trânsito de veículos com mais de 30 toneladas na ponte que existe no local. A estrutura foi inaugurada em março de 1979 pelo governo de Goiás e apresenta diversos problemas estruturais.
A ordem de serviço para a construção de uma nova ponte foi assinada em outubro de 2017, mas quase sete meses se passaram e a obra não começou. O orçamento é de R$ 130 milhões e o prazo inicial para conclusão é de dois anos e quatro meses a partir da assinatura.
Conforme o governo, a licitação foi feita ainda em 2014 pelo valor de R$ 101,3 milhões e a obra será feita pela Rivoli do Brasil SPA. Empresa que é alvo de uma ação do Ministério Público Estadual por suspeita de superfaturamento na construção da Ponte Fernando Henrique Cardoso, na TO-080.
Segundo a Ageto, a implantação da balsa vai depender de quando "terminar as negociações com a empresa da balsa e também da liberação das licenças da Marinha para implantar o transporte".
Além disso, o valor da travessia dos caminhões será estipulado nas negociações e o custo repassado aos caminhoneiros. "Com a instalação dessa balsa, os veículos que poderão continuar trafegando na ponte serão os mesmos autorizados hoje, ou seja, até 30 toneladas."
Ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional está condenada (Foto: Secom/Divulgação)
Entenda
A ordem de serviço para a construção de uma nova ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, foi assinada em outubro de 2017, mas quase sete meses se passaram e a obra não começou. Por outro lado, o risco para quem passa pela antiga estrutura só aumenta a cada dia.
Ao passar pelo local não é difícil encontrar rachaduras, fissuras e buracos. Apesar disso, o trânsito é intenso e os motoristas tem medo. "Quando a gente vai passando de caminhão ela vai balançando toda. Isso é um grande risco para a gente que passa aí todos os dias", disse o motorista Edson Barbosa de Almeida.
Segundo a Agência de Transportes e Obras os danos da ponte são monitorados por equipes do governo. Foi em uma dessas ações que, em 2011, o tráfego foi limitado a veículos com até 30 toneladas. A nota enviada diz ainda que a obra da nova ponte está em fase de sondagem para detalhamento do projeto, bem como emissão licença ambiental e do canteiro de obras.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!