França fala com Temer e tenta novo acordo; prefeitura garante escolta e abastece 40 postos em SP Governo diz que negociações se esgotaram, mas caminhões ainda obstruem estradas no 9º dia da crise
França fala com Temer e tenta novo acordo; prefeitura garante escolta e abastece 40 postos em SP
Governo diz que negociações se esgotaram, mas caminhões ainda obstruem estradas no 9º dia da crise
29.mai.2018 às 11h01
As manifestações de caminhoneiros chegam ao nono dia nesta terça-feira (29). Em São Paulo, o principal bloqueio está na rodovia Régis Bittencourt.
De acordo com o presidente da Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), a greve não é mais dos caminhoneiros, mas "de quem quer derrubar o governo". Sobre as possibilidades de negociação, Michel Temer afirmou na tarde desta segunda, que "se Deus quiser" a crise gerada pelas paralisações acabará logo. Nesta segunda, Márcio França falou com Temer para tentar nova negociação.
Escoltados, caminhões-tanques levaram gasolina para abastecer postos e serviços básicos em várias regiões do país, como em São Paulo. A medida, no entanto, não resolveu totalmente a crise de abastecimento, que afeta cada vez mais o envio de remédios essenciais para hospitais.
Confira a situação em São Paulo nesta terça. A prefeitura de São Paulo estima colocar cerca de 70% da frota de ônibus municipais em circulação nos horários de pico e cerca de 60% no restante do dia.
Foi afetado pela paralisação? Envie foto e relato para a Folha.
Postos são reabastecidos em Curitiba
Pelo menos 81 postos de Curitiba, de um total de 340, contavam com combustível à venda por volta das 8h desta terça (29), segundo o Sindicombustíveis-PR.
Na noite de segunda (28), o sindicato obteve uma liminar na Justiça Estadual para liberação da base de distribuição de Londrina, bloqueada por manifestantes. A Justiça já havia se manifestado favoravelmente à liberação das bases de Curitiba, Maringá e Guarapuava. O Sindicombustíveis-PR aguarda, agora, decisão sobre uma última liminar, para o centro de distribuição de Cascavel.
Compartilhar
11h0029.mai
SÃO PAULO
França anuncia acordo com caminhoneiros e retomada do abastecimento de postos em SP
O governador do Estado de São Paulo, Márcio França (PSB), firmou um acordo com um grupo de 13 caminhoneiros identificados como lideranças dos protestos da categoria e a promessa é de que a manifestações cheguem ao fim.
Segundo França, os caminhões que transportam combustível voltaram à estrada e o abastecimento deve voltar ao normal nos próximos dias. (Wálter Nunes)
Compartilhar
11h0029.mai
REGIÃO NORDESTE
Salvador volta a ter 100% da frota de ônibus nas ruas
Depois de quatro dias com um número restrito de veículos circulando pela cidade, a frota de ônibus de Salvador voltou operar com 100% de sua capacidade nesta terça-feira (29).
Ao todo, 2.600 ônibus circulam pelas ruas da capital baiana, mas a demanda ainda segue abaixo da usual, informa a prefeitura de Salvador. (João Pedro Pitombo)
Compartilhar
10h5929.mai
SÃO PAULO
Sabe onde tem combustível? Envie para a Folha o endereço
Os leitores da Folha que viram ou souberam de algum posto que já está com combustível em SP podem enviar o endereço para o jornal. Basta escrever para o WhatsApp da Folha (0/xx/11/99490-1649) ou para o email leitor@grupofolha.com.br. Não esqueça de dizer seu nome completo e cidade. Você pode enviar também fotos e vídeos.
Compartilhar
10h5429.mai
REGIÃO SUL
Caminhões-tanque reabastecem Paraná
Mais 45 caminhões-tanque com combustível saíram do polo de distribuição de Araucária (PR), da meia-noite até às 10h desta terça (29), sob escolta da PRF, PM e guardas municipais. Na segunda (28), das 14h à meia-noite, foram 133 caminhões-tanque, que transportaram 14,7 milhões de litros de combustível para diferentes localidades do Paraná, em especial a região metropolitana de Curitiba. (Ana Luiza Albuquerque)
Compartilhar
10h5329.mai
SÃO PAULO
Cidades de SP declaram estado de emergência e calamidade pública; confira
Um grupo de municípios declarou estado de emergênciae calamidade pública no Estado de São Paulo por problemas relacionados ao desabastecimento de combustíveis. Confira:
Emergência: o reconhecimento pelo poder público de situação anormal
1) São Paulo
2) Cajamar
3) Itaquaquecetuba
4) Jandira
5) Santa Isabel
6) Vargem Grande
7) Taboão da Serra
8) Itapecerica da Serra
9) Arujá
10) Guarulhos
11) Poá
12) Diadema
Calamidade pública: reconhecimento de situação anormal que causa sérios danos à comunidade afetada, inclusive à vida de seus integrantes
13) Itapevi
14) São Lourenço
Compartilhar
10h5029.mai
SÃO PAULO
Postos com gasolina em São Paulo têm filas para abastecer
CET organiza fila na rua dos Pinheiros, zona oeste da capital, para carros abastecerem num posto BR na esquina com a avenida Pedroso de Moraes. A fila é dupla e ocupa os dois lados do acostamento ente a avenida Faria Lima e a Pedroso. Confira a situação dos postos pelo país.
Alexa Salomão/Folhapress
CET organiza fila na rua dos Pinheiros, zona oeste da capital
Compartilhar
10h4829.mai
MINAS GERAIS
Nos postos com combustível em Belo Horizonte, abastecimento é limitado
Em Minas Gerais, a situação de abastecimento de postos de combustível continua crítica no nono dia da paralisação dos caminhoneiros. Nesta segunda (28), em Belo Horizonte e Contagem, 32 postos foram abastecidos após operações de escolta da Polícia Militar. Leia mais. (Carolina Linhares)
Compartilhar
10h3929.mai
MINAS GERAIS
Dez aeroportos do país continuam sem combustível
Às 8h desta terça (29), dez aeroportos entre os 54 administrados pela Infraero apresentavam falta de combustível: São José dos Campos (SP); Uberlândia (MG); Campina Grande (PB); Juazeiro do Norte (CE); Aracaju (SE); Foz do Iguaçu (PR); Paulo Afonso (BA); Palmas (TO); Cuiabá (MT); e Imperatriz (MA). Leia mais(Carolina Linhares)
Compartilhar
10h2629.mai
SÃO PAULO
Quando tentam parar o país, exercemos autoridade, diz Temer
Com semblante abatido e pigarreando, o presidente Michel Temer (MDB) ignorou a paralisação de caminhoneiros em evento para empresários organizado pela Apex Brasil nesta terça-feira (29), nono dia da paralisação.
Ele mandou, porém, um recado. "Quando alguns rejeitam o diálogo e tentam parar o Brasil, nós exercemos autoridade para preservar a ordem e os direitos da população", discursou, em São Paulo.
Leia mais (Thais Bilenky)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!