DIGNIDADE-Merendeira que virou professora ganha vestido com estampa desenhada por alunos Apaixonada pela profissão, Dalva está prestes a se aposentar e quer guardar o vestido de recordação. Crianças fizeram os desenhos com giz de cera.


Merendeira que virou professora ganha vestido com estampa desenhada por alunos

Apaixonada pela profissão, Dalva está prestes a se aposentar e quer guardar o vestido de recordação. Crianças fizeram os desenhos com giz de cera.




Por Jesana de Jesus, G1 Tocantins

01/05/2018 13h19 Atualizado há 4 horas




Professora ganhou vestido com pinturas feitas por alunos (Foto: Arquivo Pessoal)



Apaixonada por seus alunos, a professora Dalva Maria de Sousa, de 57 anos, teve uma ideia criativa para guardar de recordação uma imagem de cada um deles. Ela costurou um vestido e deu para que os estudantes fizessem desenhos e pintassem. O vestido virou obra de arte e foi exposto na III Mostra Cultural de Artes, na Escola Pedro Ludovico Teixeira, na cidade de Colméia, no fim do mês passado.


Dalva tem uma história de amor pela profissão. Costureira na cidade, ela começou a atuar na escola Pedro Ludovico em 2002 como merendeira. "Eu estava costurando uma roupa para a diretora e ela me falou que tinha uma vaga para merendeira, então comecei a trabalhar nessa escola."


Nos anos que trabalhou na cozinha, Dalva também ajudava os professores a preencher o diário e fazer algumas atividades administrativas. Incentivada pela diretora, em 2007, ela passou no vestibular e ingressou no curso de Pedagogia, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).



Professora Dalva durante a III Mostra Cultural de Artes, em Colméia (Foto: Divulgação)


"Como eu nunca tive oportunidade, não pensava que poderia um dia me tornar professora. Mas fiz a faculdade, terminei nos três anos previstos e me formei. De merendeira, passei a lecionar na mesma escola e em 2015 passei no concurso da prefeitura e me tornei servidora efetiva", relatou.



Dalva é movida pela paixão à educação. Dá aulas para alunos do ensino fundamental, se dedica a eles e recebe de volta o carinho dos alunos. "Eles sempre trazem um agradinho, cartinhas, lembrancinhas. Dá pra ver que gostam de mim."


Para guardar de lembrança o nome e um desenho de cada um deles, teve a ideia de fazer o vestido. Durante quatro dias, cada um dos seus alunos do 3º ano do ensino fundamental desenhou e pintou usando giz de cera. A professora disse que decidiu não usar a tinta apropriada para o tecido porque os alunos não têm habilidade.



Alunas fazem pintura no vestido da professora Dalva (Foto: Divulgação)


"Eles foram meus alunos no 1º ano e agora no 3º. A partir do ano que vem, não sei se estarão comigo. Por isso tive a ideia. Vou guardar de recordação por toda a minha vida. Ao todo, 19 alunos desenharam, mas ainda faltam dois que não puderam ir às aulas. Deixei o espaço deles e quero que eles participem. Também vou reservar um espaço para meus colegas de trabalho", disse.


Ela conta que depois que o vestido ficou pronto, usou um pincel apropriado para contornar os desenhos. A professora ainda vai passar o vestido com ferro e usar uma técnica para que o desenho dure por muito tempo. "Eu usei o vestido na mostra e vou usar em outro evento que vai ter em junho, mas é para deixar guardado porque a pintura pode sair. O intuito é servir de recordação".



Em forma de agradecimento, ela escreveu no vestido a seguinte mensagem: "Simplesmente amei. Dalva!". Prestes a se aposentar, a professora que carrega o amor pela educação, pretende deixar bem guardado o nome e a arte de cada um dos que fizeram parte de sua história na sala de aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU