Constrangido com nome 'pagão' estudante registrado como Sadraque se torna Daniel
Constrangido com nome 'pagão' estudante registrado como Sadraque se torna Daniel
Jovem de 19 anos é evangélico e se incomodava com a origem e significado do nome de registro. Desafio agora é ser chamado pelo novo nome: "Vou ter de construir uma nova imagem com o nome Daniel".
Por G1 Tocantins
05/05/2018 08h00 Atualizado há 2 horas
Daniel pediu alteração no nome com que foi batizado por razões religiosas (Foto: Arquivo Pessoal/Daniel de Oliveira Araújo)
O estudante Daniel de Oliveira Araújo, 19 anos, passou por uma mudança radical na última semana. Isso porque esse não foi seu nome desde que nasceu. Morador de Gurupi, no sul do Tocantins, ele foi registrado como Sadraque de Oliveira Araújo.
O jovem, que é evangélico, disse que se sentia incomodado com a origem e o significado do nome escolhido pelos pais e entrou na Justiça para conseguir a mudança. O nome é considerado pagão por ter surgido na Babilônia.
"Eu não tenho raiva dos meus pais, não tenho porque ter isso", conta Daniel. "Eu conversei com eles antes".
O novo nome foi conquistado na última quarta-feira (25). Desde então, Daniel comemora a mudança. Agora, o maior desafio é fazer com que as pessoas se acostumem com o novo nome. "Vou ter de construir uma nova imagem com o nome Daniel, quando me chamam pelo meu nome antigo, eu as corrijo e tenho enfatizado a importância do nome que eu escolhi", disse.
O jovem conta que desde criança não se sentia bem com o nome e que a insatisfação não é apenas por não ser um nome incomum. "Sou uma pessoa religiosa e esse é um nome pagão, então isso me incomodava", explica. "As vezes faziam brincadeiras, nem muito para ofender, mas eu acabava me ofendendo. Eu ficava ansioso", conta ele.
A Defensoria Pública informou que em alguns casos, quando os nomes causam humilhação ou constrangimento é possível recorrer à Justiça para pedir a alteração do registro civil. A alteração pode "preservar, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, de insinuações pejorativas, gozações e brincadeiras vexatórias, das quais possam gerar grande constrangimento".
Para Daniel, é importante que os pais pensem no impacto que um nome causa na vida de um filho.
"Eu costumo dizer que o comum é bonito. Existem pais que as vezes querem colocar um nome diferenciado e chamativo. O que vai fazer a pessoa ser chamativa é a personalidade dela. Não tem muito a ver com o nome".
Significado dos nomes
Os dois nomes em questão estão na Bíblia, mas eles têm significados opostos.
No livro, Sadraque foi o nome dado a um dos príncipes de Judá levado para a Babilônia. O nome é babilônico e por isso é considerado pagão. Segundo a Bíblia, pessoas pagãs são as que não adoram ao Deus verdadeiro e sim a "falsos deuses".
Já o significado do nome Daniel tem origem judaica e significa "ter Senhor como juiz."
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!