BLAIRO MAGGI DENUNCIADO POR CORRUPÇÃO ATIVA



Procuradoria denuncia Blairo Maggi sob acusação de corrupção ativa
Dodge pede a condenação do ministro da Agricultura por compra e venda de vagas no Tribunal de Contas de MT



7





O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que foi denunciado pela PGR - Adriano Machado - 17.abr.18/Reuters

2.mai.2018 às 15h45


Diminuir fonte
Aumentar fonte
Bernardo Caram
BRASÍLIA


A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta quarta-feira (2), o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sob acusação de corrupção ativa. As acusações estão relacionadas a uma suposta participação em esquema de compra e venda de vagas no Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) em 2009 –quando era governador.

No pedido enviado ao STF, além da condenação pelo crime, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, requer a perda da função pública do ministro —que tem mandato de senador— e a reparação de dano patrimonial no valor de R$ 4 milhões. Ela também solicita o pagamento de indenização por danos morais coletivos pelos prejuízos provocados na imagem das instituições.

No documento enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), Raquel Dodge afirma que foram feitos pagamentos ao então conselheiro Alencar Soares Filho para que ele se aposentasse e deixasse o posto —que é vitalício. Os valores das propinas teriam chegado a R$ 12 milhões, informou a PGR.

Para a vaga, foi indicado o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, que foi denunciado nesta quarta por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Almeida já está afastado do cargo por ordem liminar do ministro Luiz Fux, relator do caso. Outras pessoas já respondem ação penal relacionada ao caso na primeira instância da Justiça Federal.

As investigações reuniram provas em diversas fases da Operação Ararath, deflagrada em 2010 para apurar esquema de corrupção em todos os Poderes do Mato Grosso. Na denúncia, Dodge apresentou comprovantes de depósitos, nota promissória e anotações apreendidas pela Polícia Federal.

Para a PGR, Blairo praticou o crime de corrupção ativa por duas vezes. Inicialmente, na compra da cadeira de Alencar Soares. Depois, em direção oposta, para fazer com que o conselheiro continuasse no cargo.
OUTRO LADO

Em nota, Blairo diz que "causa profunda estranheza e indignação a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República, uma vez que o mesmo fato já foi objeto de investigação em 2014 e arquivado a pedido da própria PGR".

Segundo ele, este mesmo caso é objeto de novo inquérito que tem o ministro Luiz Fux como relator, "porém sem novos argumentos ou provas". "A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, desconsiderando completamente a decisão de arquivamento do STF, ofereceu nova denúncia", prossegue a nota.
3 9
A procuradora-geral Raquel Dodge













A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na sessão do STF que decide se parlamentares podem ser afastados do mandato por meio de decisões cautelares da corte e se as medidas podem ser revistas pelo Congresso Pedro Ladeira - 11.out.17/Folhapress
LEIA MAIS











ENDEREÇO DA PÁGINA
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/procuradoria-denuncia-blairo-maggi-sob-acusacao-de-corrupcao-ativa.shtml
comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

MAURO CAMARGO PONTESHá 3 horas


Ele ficou bilionário e o Mato Grosso desflorestado.Parabéns ao empresário de sucesso. RESPONDA
3 DENUNCIE




MARIA ALVAREZHá 2 horas


O país está em péssimas mãos, con esse loteamento descarado e criminoso. E vai piorar, porque a fragmentação de partidos vai piorar. Desafio a jornalismo investigativo:se o Rede, com o prestígio de Marina Silva, demorou tanto, como esses outros tantos conseguem? Há algo podre aí e como é que nenhum jornal investiga e analisa? RESPONDA
2 DENUNCIE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU