Bandeira contra o comunismo é colocada no Morro do Corcovado

Bandeira contra o comunismo é colocada no Morro do CorcovadoO GloboO Globo · 05/05/2018Bandeira contra o comunismo no morro do Cristo Redentor - Marcos Ramos / Agência O Globo

RIO - Uma bandeira anticomunista foi colocada em uma das lateriais do Morro do Corcovado na manhã deste sábado, dia do bicentenário do alemão Karl Marx, considerado o "pai" do comunismo. Da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, e da Rua Jardim Botânico, era possível visualizar o objeto, que apresentava os símbolos de uma martelo e uma foice com uma tarja e circulados pela frase "O Brasil jamais será vermelho" e "Fora comunismo", além dos nomes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. O objeto foi retirado horas depois, por volta das 15h30m.

De acordo com a assessoria de imprensa do Santuário do Cristo Redentor, o responsável pelo ato não foi identificado, mas a hipótese é de que a bandeira tenha sido colocada durante a madrugada e imagens de câmeras de segurança estão sendo revisadas em busca de um suspeito.

Em nota, a assessoria do Parque Nacional da Tijuca condena a manifestação e informa que o ato foi totalmente irregular e também trabalha com a hipótese da bandeira ter sido colocada durante à noite, fora do horário de funcionamento do Parque, o que afirma ser proibido, reassaltando, ainda, que o uso noturno não está permitido nas trilhas do Parque, o que coloca em risco os visitantes, a floresta e os animais.


Procurado pelo jornal O Globo, o analista ambienta analista ambiental Rogério Rocco levantou a possibilidade de ter se tratado de um ato efetuado por alpinistas experientes na prática, por ter sido em uma área de difícil acesso:

- Provavelmente foi feito por pessoas contratadas por quem elaborou a faixa. Não é qualquer pessoa que poderia chegar até ali, nem mesmo andando - aponta Rocco, explicando, ainda, que se não houve deterioração do meio ambiente ou do patrimônio cultural, o ato de colocar a bandeira no local não se configura como crime ambiental.

A cena atraiu olhares de curiosos, um deles o morador do Jardim Botânico, Jader Diaz. Ao parar para fotografar a bandeira ele se indignou com o ato:

- Deve ser coisa de grupo extremista. Algo de quem não tem o que fazer, espero que tirem logo a bandeira do morro.

Já Raphaela Kubicheski passeava no Parque Baixo Bebê, nas margens da lagoa, e demorou a perceber do que se tratava:

- A iluminação está dificultando, tem muita névoa. Aparentemente é algo a favor do comunismo - se confunde a carioca, por não conseguir visualizar os dizeres da bandeira.

Já os visitantes do Cristo Redentor não visualizavam o ato, que estava ao acesso apenas de quem olhava a cena por baixo.

Na Alemanha, as manifestações pelo bicentenário de Karl Marx são controversas. Vários protestos foram programados para denunciar o legado do autor de "O capital". Em Tréveris, terra natal de Marx, no entanto, foi inaugurada uma exposição permanente na casa onde ele cresceu. Há ainda 600 eventos comemorativos programados para os próximos meses na cidade, como exposições, peças teatrais e palestras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação