Vídeo que mostra policial agredindo motociclista em abordagem é investigado Polícia Militar disse que procedimento foi fora do padrão e que aguarda o fim da investigação. Homem alegou que fugiu porque não tem habilitação e havia bebido.
Vídeo que mostra policial agredindo motociclista em abordagem é investigado
Polícia Militar disse que procedimento foi fora do padrão e que aguarda o fim da investigação. Homem alegou que fugiu porque não tem habilitação e havia bebido.
Por TV Anhanguera
26/04/2018 20h45 Atualizado há menos de 1 minuto
Vídeo que mostra PM agredindo motociclista durante abordagem é investigado
Um vídeo que mostra um policial militar agredindo um motociclista durante uma abordagem em Fortaleza do Tabocão, na região central do estado, está sendo investigado. Nas imagens é possível ver os policiais e o homem agachado na calçada. Gritando, um dos PMs se aproxima e chuta o motociclista.
Depois o militar levanta a moto, que estava caída e volta a agredir a vítima. Em nenhum momento o motociclista reage, enquanto é algemado. Ele é levado para o porta-malas do carro da polícia e é golpeado com um cone de trânsito.
O homem agredido nas imagens, que não quer ser identificado, afirma que voltava de um churrasco pilotando a moto com um amigo que estava sem capacete. Ao passar por um carro da PM, o motociclista não parou. O passageiro então desceu da moto, e em seguida os policiais abordaram o veículo.
"Eles me seguiram. Aí eu parei, quando passou por mim eu parei, não reagi, não fiz nada. Não corri. Ele derrubou minha moto e derrubou eu também. Ele já chegou me ameaçando de tiro", contou o rapaz.
O motociclista diz ter passado direto pelos policiais porque além do passageiro sem capacete, não tem carteira de motorista e tinha bebido cerveja. A situação dividiu opiniões entre os moradores.
"Ele bateu muito nele, eu acho que não deveria ter feito aquilo, né?", disse a funcionária pública Dildete Silva.
"Tinha que ter conversado, chegado e conversado com ele, né, pra ver o que tava acontecendo, e não pegar ele daquele jeito e jogar dentro do carro", comentou a assistente de professor Antônia Rocha.
Polícia Civil encaminhou o vídeo para o Ministério Público (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
"Tá completamente errado. Andando, tá embriagado, com um sem capacete na garupa, o policial mandou parar, não parou.", discorda o pedreiro Aldenys José Gomes, acrescentando que isto não justifica a violência.
Ao receber o motociclista na delegacia, a Polícia Civil achou estranho o ferimento no rosto dele. Os policiais militares responderam que o homem tinha se machucado ao cair da moto, mas o exame de corpo de delito concluiu que a marca era de uma agressão.
A polícia civil diz que o homem responde por pilotar embriagado, mas também vai encaminhar o relatório da agressão para investigação do Ministério Público.
"Caso seja constatado que não houve nenhum tipo de resistência à abordagem e que a violência foi gratuita, o policial militar pode responder por crime de abuso", disse o delegado Adriano Carrasco.
"É possível visualizar nas imagens que a abordagem não atendeu aos princípios do procedimento operacional padrão. Agora, nós precisamos ouvir os envolvidos afim de que tenhamos um parecer mais prático, mais técnico e mais apurado sobre o caso", disse o assessor da PM, capitão Gleidison Carvalho.
O homem foi solto depois de pagar fiança de R$ 300. Os PMs não foram afastados. A investigação da conduta deles tem o prazo de 30 dias, e depois um inquérito policial militar pode apurar o crime de abuso de autoridade.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!