SUA SAÚDE-Síndrome do túnel do carpo, causas e remédios Não se deve aplicar calor na área, já que isso só iria piorar a condição.
Síndrome do túnel do carpo, causas e remédios
Não se deve aplicar calor na área, já que isso só iria piorar a condição.
Síndrome do túnel do carpo, causas e remédios
Às vezes sentimos uma espécie de formigamento e dor na mão e na região do punho, e ao mesmo tempo temos a sensação de fraqueza na mão, como se perdêssemos nossas “pinças”.
Esses são sintomas que não costumam ocorrer em muitas pessoas, porém, aquelas que sofrem com eles, principalmente quando se tornam crônicos, sabem que são muito degradantes já que não nos permitem usar as mãos e, além disso, a dor pode chegar a ser muito aguda e insuportável.
E o que fazer quando nós somos um dos desafortunados que sofre com esse problema? A única solução é a cirurgia? Não há nenhum remédio que possa curar ou amenizar a doença?
A tendência da medicina oficial quando a doença é de caráter anatômico, como esta, é tratar o problema com cirurgia. Como quando nosso carro sofre um dano em alguma peça do motor, o habitual, infelizmente é que o mecânico peça a peça ao fabricante e se limite a substitui-la.
Quantas vezes não escutamos ou comentamos “que já não existem bons mecânicos, apenas trocadores de peças”? Pois, no caso da medicina, infelizmente, às vezes acontece a mesma coisa.
Podem existir outras soluções? Vamos explicar um pouco as causas, sintomas, possíveis tratamentos (“oficiais”) e alternativas a esses.
O que é a Síndrome do Túnel do Carpo (STC)?
Carpo
O túnel do carpo é um estreito canal localizado no punho. Por esse túnel atravessa o chamado “nervo mediano”, que é um dos responsáveis pela inervação das mãos. Como esse canal é muito estreito, por diversos motivos seu diâmetro pode se estreitar ainda mais e aprisionar o nervo, de modo que se torará muito difícil o bom funcionamento do mesmo.
A pressão sobre o nervo mediano faz com que a sensibilidade e o movimento da mão sejam seriamente afetados. Podemos sofrer desde uma simples sensação persistente de formigamento, até uma sensação bastante dolorosa e tipicamente nervosa.
Isso acontece porque os músculos da mão que alcançam o nervo não recebem os impulsos necessários para funcionar corretamente. Com o tempo essa situação pode causar um dano muscular permanente e podemos perder a força nas mãos.
Causas
Já comentamos que a região do punho, por onde o nervo alcança a mão, chama-se túnel do carpo, que esse túnel é bem estreito, de modo que qualquer inflamação ou engrossamento desse canal possa comprimir ou pressionar o nervo.
Quando isso ocorre sentimos dor, dormência, formigamento ou fraqueza. Isso é o que caracteriza a Síndrome do Túnel do Carpo.
Tunel-carpo
Costuma acontecer quase sempre em pessoas de 30 a 60 anos de idade e é mais comum em homens do que em mulheres. Não é muito frequente, mas algumas pessoas desenvolvem esse problema porque já nascem com o túnel do carpo pequeno.
A crença de que realizar o mesmo movimento com a mão e o punho constantemente provoca a doença é muito comum. Mas isso não é sempre assim, mesmo que seja bom evitar certos movimentos mecânicos e repetitivos.
Em contrapartida, é certo que o uso de ferramentas manuais que vibram pode desenvolver a síndrome, por exemplo, no caso de trabalhadores que quebram concreto nas avenidas com martelos pneumáticos.
Contudo, não existem bons estudos que demonstrem com segurança que a Síndrome do Túnel do Carpo é causada por utilizar o computador por muito tempo, o mouse ou repetir movimentos ao trabalhar, tocar um instrumento ou praticar determinados esportes.
Outros fatores que podem levar à síndrome do túnel do carpo:
Fraturas repetidas vezes e artrite no punho;
Crescimento de um cisto ou tumor no punho;
Artrite reumatoide (doença autoimune que afeta as articulações);
Diabetes mellitus;
Hipotireoidismo;
Obesidade e alcoolismo;
Retenção de líquidos na gravidez ou na menopausa;
Amiloidose;
De qualquer forma a maioria dos casos é idiopática, ou seja, sua causa real é desconhecida por isso o tratamento será direcionado à redução dos sintomas e não a uma causa em si.
Sintomas
Falta de jeito ou sensibilidade na mão ao segurar objetos com os dedos ou com a palma da mão;
Dormência ou formigamento no polegar, indicador, médio e anelar;
Formigamento persistente na palma da mão;
Fragilidade ao agarrar algo ou dificuldade para carregar coisas (uma reclamação muito comum);
Dor que vai desde o punho até o cotovelo;
Dor nas mãos e punho;
Problemas com a coordenação motora dos dedos;
Fraqueza em uma ou ambas as mãos;
Atrofia do músculo abaixo do polegar (isso ocorre em casos avançados).
Como saber se devemos consultar um médico?
Para não confundir os sintomas da síndrome do túnel do carpo com os sintomas da artrite (osteoartrite) seria correto consultar um médico, principalmente se observamos os seguintes sintomas:
Se tivermos uma dor constante e que parece aumentar mesmo que as mãos estejam estendidas buscando alívio;
Quando, ao mover o punho enquanto fazemos algum movimento ou exercício, temos a sensação de que algo estala dentro do punho;
Caso se confirme que não apresentamos artrite ou Síndrome do Túnel do Carpo, podemos escolher entre vários tratamentos, segundo a gravidade do caso.
Testes e exames
Tunel-carpo1
Além dos sintomas de dormência e fraqueza, o médico pode fazer um “teste de Phalen” e o chamado “sinal de Tinel”.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!