SUA SAÚDE-DEDOS ROXOS....Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho
Anatomia, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento
A compressão do nervo ulnar ocorre quando o nervo ulnar é comprimido no braço. Quando isso acontecer o nervo não irá funciona normalmente
Anatomia do Nervo Ulnar
Síndrome do túnel do carpotem sintomas semelhantes, mas envolve um nervo diferente (nervo mediano). Síndrome do túnel do carpo normalmente causa formigamento no polegar, dedo indicador e o dedo médio (longo).
Dormência e formigamento no dedo anelar e o dedo mínimo são sintomas comuns de compressão do nervo ulnar. Muitas vezes, esses sintomas vêm e vão. Eles acontecem com mais frequência quando o cotovelo está dobrado, como ao dirigir ou segurar o telefone. Algumas pessoas acordam durante a noite porque seus dedos estão dormentes. Enfraquecimento e dificuldade de coordenação dos dedos (como digitar ou tocar um instrumento) podem ocorrer.
Se o nervo é muito comprimido ou foi comprimida por um longo tempo pode ocorrer perda de massa muscular na mão. Por este motivo, é importante consultar o médico logo que algum dos sintomas são notados.
A compressão do nervo ulnar ocorre quando o nervo ulnar é comprimido no braço. Quando isso acontecer o nervo não irá funciona normalmente
Anatomia do Nervo Ulnar
O nervo ulnar é uma dos três principais nervos do braço. Ele viaja sob a clavícula e na parte interna do braço. Ele passa por um túnel na parte interna do cotovelo (do túnel cubital) Aqui você pode sentir o nervo através da pele.
Além do cotovelo, o nervo passa sob os músculos do lado de dentro do braço e na mão do lado da palma da mão com o dedo mindinho. Como o nervo entra na mão, ele viaja através de um outro túnel (no canal de Guyon).
Área de sensibilidade.
As funções nervosas para dar a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anelar, que está perto do dedo mindinho. Ele também controla a maioria dos pequenos músculos na mão que ajuda com movimentos finos, e alguns dos maiores músculos do antebraço que ajudam a fazer um aperto forte.
O nervo ulnar corre por trás do cotovelo na parte interna do braço. O osso do braço (úmero) tem uma ranhura na parte traseira onde o nervo se encontra. Aqui, o nervo pode ser sentida como "cordão". A ulna é o osso do antebraço que faz a ponta do cotovelo quando é dobrado.
O nervo ulnar dá a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anular em ambas as laterais da palma e dorso da mão.
Causas da Compressão do Nervo Ulnar
O local mais comum onde o nervo é comprimido está por trás do cotovelo. Às vezes fica comprimido no punho, abaixo da clavícula, ou quando ele sai da medula espinhal no pescoço. O nervo mediano, que está envolvido na síndrome do túnel do carpo, dá a sensação ao polegar, dedo indicador, o dedo médio e a metade do dedo anular no lado da palma. Formigueiro nesta área raramente é um sintoma de compressão do nervo ulnar. Muitas pessoas dormem com seus braços dobrados. Dormindo com o cotovelo dobrado pode agravar os sintomas da compressão do nervo ulnar e fazer com o indivíduo acorde à noite com os dedos adormecidos. Não se sabe exatamente o que causa a compressão do nervo ulnar. Alguns fatores podem tornar mais provável que o nervo seja comprimido. Estes incluem:
* Fraturas do cotovelo viciosamente do cotovelo ( Fratura supra-condiliana de úmero)
* Cúbito Varo
* Osteófitos no cotovelo
* Osteófitos no cotovelo
* Inchaço da articulação do cotovelo
* Cistos e tumores
Um trauma direto na parte interna do cotovelo, inclinando-se sobre o cotovelo durante períodos prolongados, apoiando o cotovelo na mesa ou na janela durante várias horas ou uma atividade repetitiva que requeira um cotovelo dobrado pode irritar o nervo se ele já estiver comprimido.
Se o nervo ulnar é comprimido no punho, a causa é mais provável que seja um quisto no canal de Guyon.
Sintomas
A compressão do nervo ulnar pode dar sintomas de "adormecer" no dedo anelar e mindinho, especialmente quando o cotovelo está dobrado. Em alguns casos, pode ser mais difícil mover os dedos para dentro e para fora ou manipular objetos.
Inervação do Nervo Mediano |
Dormência e formigamento no dedo anelar e o dedo mínimo são sintomas comuns de compressão do nervo ulnar. Muitas vezes, esses sintomas vêm e vão. Eles acontecem com mais frequência quando o cotovelo está dobrado, como ao dirigir ou segurar o telefone. Algumas pessoas acordam durante a noite porque seus dedos estão dormentes. Enfraquecimento e dificuldade de coordenação dos dedos (como digitar ou tocar um instrumento) podem ocorrer.
Inervação nervo Ulnar |
Diagnóstico
Sempre consulte um ortopedista se notar os sintomas da compressão do nervo ulnar, que interferem nas atividades normais ou durar mais de duas semanas semanas.
O ortopedista examinará o braço para determinar onde o nervo é comprimido. Se o nervo está irritado, batendo sobre o nervo no epicôndilo medial pode causar um choque no dedo mindinho e do dedo anular, mas isto pode acontecer quando o nervo estiver normal também.
O ortopedista pode recomendar estudos de condução nervosa (ENM Eletro-Neuro-Miografia e PESS Potenciais Evocados Somato Sensitivos). Estes são testes especiais para determinar o quão bem o nervo esta funcionando e ajudar a localizar a área de compressão. Os nervos funcionam como fios, quando o nervo não está funcionando bem, leva mais tempo para os nervos conduzir o impulso elétrico. Durante este teste, o nervo é estimulado em um só lugar. A quantidade de tempo que leva para a resposta a ser conduzida para outro local é determinado. A área onde a condução nervosa leva muito tempo é provável que seja o lugar onde o nervo esteja comprimido.
Às vezes, uma pequena agulha é colocado em alguns dos músculos que são controlados pelo nervo ulnar. Isto pode determinar se há qualquer evidência de perda de massa muscular.
Tratamento
A menos que haja uma grande perda da massa muscular, tratamento não cirúrgico será provavelmente o tratamento inicial.
Prevenção
* Evite inclinar-se sobre o cotovelo ou colocar pressão no epicôndilo Medial
* Por exemplo, não dirija com o braço apoiado na janela aberta.
* Por exemplo, não dirija com o braço apoiado na janela aberta.
* Mantenha o cotovelo reto à noite, quando você está dormindo. Isso pode ser feito envolvendo uma toalha em volta do cotovelo reto, usando uma almofada no cotovelo , ou usando uma cinta especial. Enrolar em uma toalha no braço pode ajudá-lo a se lembrar de não dobrar o cotovelo durante a noite.
O tratamento não cirúrgico Se os sintomas são recentes, o ortopedista pode recomendar um medicamento anti-inflamatórios, para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do nervo. A fisioterapia também ajuda.
Tratamento Cirúrgico Se as estratégias listadas acima, não melhorarem a condição, se o nervo está muito comprimido, ou se há perda de massa muscular, ou existe uma deformidade óssea o médico pode recomendar uma cirurgia para tirar a pressão sobre do nervo.
Na maioria das vezes, a cirurgia é feita em torno do cotovelo, mas isso pode ser feito no punho, se esse é o local da compressão. Às vezes, o nervo é comprimido em ambos os lugares, então a cirurgia é feita tanto no cotovelo quanto no punho.
Cirurgiões usam várias formas para aliviar a compressão do nervo em torno do cotovelo. Todos as operações envolvem fazer uma incisão ao redor ao cotovelo.
Em uma única operação, apenas o "telhado" é retirada do túnel cubital. Isso tende a funcionar melhor quando a compressão do nervo é leve.
Mais comumente, o nervo é movido de seu lugar atrás do cotovelo para um novo lugar na frente do cotovelo. Isto é chamado de transposição anterior do nervo ulnar. O nervo pode ser movido a ficar sob a pele e gordura, mas em cima do músculo (transposição subcutânea), dentro do músculo (transposição intermuscular) ou sob o músculo (transposição submuscular).
A cirurgia geralmente é feito em regime DayClinic com um pernoite no hospital. Dependendo do tipo de cirurgia, pode ser necessário usar uma tala por algumas semanas após a operação. A transposição submuscular geralmente requer um tempo maior (3-6 semanas) em uma tala.
O cirurgião pode recomendar a terapia física para ajudar a recuperar a força e o movimento do braço e da mão. Os resultados da cirurgia são geralmente boas. Se o nervo estiver comprimido por muito tempo ou se há perda de massa muscular, o nervo pode não ser capaz de voltar ao normal e alguns sintomas podem permanecer mesmo após a cirurgia. Nervos recuperam lentamente e podem levar um longo tempo para saber como o nervo vai funcionar depois da cirurgia.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/05/2013
Tenho 1,80m, 81 kg, além de malhar, correr e seguir a risca uma alimentação saudável. Comecei a sentir tais sintomas há uns dois meses. Através do seu blog vou seguir as orientações com o intuito de diminuir a dormência nos dedos mínimo e anular, que por sua vez só ocorrem no período da noite. Durante o dia, trabalho ou esporte físico, não sinto dores alguma, muito menos dormência. O sintoma só ocorre em longos períodos com os braços dobrados.
Devo intensificar os alongamentos antes e pós-treino, corrigir a postura ao trabalhar no computador, além de um fortalecimento do antebraço.
Vim aqui somente para parabenizá-lo pela matéria. Estava um tanto aflito, porém percebi que é um sintoma um tanto comum e que o mais importante é, começar desde cedo a prevenção.