PRESIDENTE DO CHILE QUESTIONA STF DO BRASIL
Presidente do Chile questiona a Presidente do STF
Capa: Fellipe Sampaio/SCO/STF
Em visita ao Brasil, o novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez uma pergunta incômoda a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
A visita era protocolar, mas acabou fugindo ao tradicional roteiro das reuniões de chefes de Estado no Supremo Tribunal Federal.
Esses encontros costumam ter falas formais sobre o sistema de Justiça do Brasil e do país estrangeiro. Mas, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, nesta sexta-feira (27) se esforçou para mostrar que conhece a mais alta Corte brasileira e colocou a presidente do STF, Cármen Lúcia, e os ministros Edson Fachin e Dias Toffoli em uma situação curiosa.
Após Piñera afirmar que assiste a julgamentos do Supremo transmitidos pela TV Justiça e que “sabemos como pensam cada um de vocês”, o presidente disparou: “quando falha a Suprema Corte, a quem se recorre?”.
Com um leve sorriso no rosto, a ministra respondeu: “Não há (recurso). ”
O convidado não se conteve e brincou então dizendo que seria possível recorrer a Deus.
De acordo com informações do JOTA:
Numa tentativa de socorrer a colega, o Fachin lançou uma saída: “a última palavra, no sentido amplo e largo, é da sociedade.”Piñera retrucou: “mas, a sociedade pode revogar decisão da Suprema Corte?”.Os ministros responderam que não.Numa conversa de 20 minutos, Piñera seguiu demonstrando interesse pela estrutura do Supremo e perguntou a média de tramitação de um recurso para ser decidido no tribunal.“O Supremo tem uma carta de atribuições que não é muito comum nos outros países”, afirmou a presidente. A ministra contou o volume de processos da Corte. O convidado saiu com essa: quando me disse que julgam 75 mil processos por ano, me senti culpado de ocupar seu tempo.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!