PETISTAS VIRULENTOS SE REVOLTAM COM A PRISÃO DE LULA
Ao vivo: a prisão de Lula. Acompanhe
Acompanhe ao vivo a repercussão da ordem de Sergio Moro, que manda prender ex-presidente Lula
Por Redação
access_time5 abr 2018, 23h37 - Publicado em 5 abr 2018, 18h43
more_horiz
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em seu apartamento em São Bernardo do Campo, após ter pedido de Habeas Corpus negado pelo STF - 04/04/2018 (Marcelo Chello/AP)
O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula nesta quinta-feira. O magistrado deu a “oportunidade” para que o ex-presidente se apresente “voluntariamente” a Polícia Federal de Curitiba até a próxima sexta-feira, dia 6.
Acompanhe ao vivo os desdobramentos da decisão de Moro e a repercussão da prisão de Lula:
23:29 – Lindberg afirma que Lula vai dormir em casa
O senador Lindberg Farias afirmou que o ex-presidente Lula vai deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e vai descansar em casa, perto dali, em São Bernardo do Campo. Segundo o senador, Lula não quis discutir se irá se entregar nesta sexta ou não. Prefere decidir pela manhã.
Pessoas próximas ao ex-presidente afirmam que a tendência é que ele não se entregue, pois isso poderia parecer uma confissão de culpa por um crime pelo qual ele se julga inocente. Uma das ideias é que a Polícia Federal tenha que buscá-lo, repetindo a cena de sua primeira prisão, em 1980.
23:23 – Ivan Valente: ‘Se for para o Lula ser derrotado, que seja nas urnas’
O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) esteve no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para prestar solidariedade a Lula. Ele afirmou que a detenção do ex-presidente não muda os planos do PSOL: “Vamos ter candidato próprio, que é o [Guilherme] Boulos”. Ele afirmou, no entanto, que Lula tem direito à candidatura: “Se for para o Lula ser derrotado, que seja nas urnas”.
23:15 – Lindberg pede a militantes para fazer um ‘cordão humano’ no Sindicato
O senador Lindberg Farias (PT-RJ) discursou em frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e convocou a militância para fazer um “cordão humano”: “Se quiser prender Lula vai ter que ter coragem de vir até aqui”.
23:13: Repercussão política e privilégios: a 1ª vez de Lula na cadeia
Não será a primeira vez de Lula na cadeia. O ex-presidente já foi preso quando ainda era líder sindical em ascensão e um dos nomes mais conhecidos da oposição à Ditadura Militar (1964-1985). Em 19 de abril de 1980, no 17º dia de uma greve de operários que parou o ABC Paulista, ele foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão de repressão política do regime. Na época, Lula era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, um dos berços do PT, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
23:09 – Dilma: ‘A prisão do Lula faz parte do golpe’
Em discurso na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a ex-presidente Dilma afirmou: “A prisão do Lula faz parte do golpe, que começou quando me tiraram da presidência da república”.
“Eu e o Lula não somos como os fascistas. Continuaremos na resistência democrática.”
23:05 – Blog Me Engana que Eu Posto: ‘Lula não usou camiseta “I love Curitiba”’
Lula, que teve a prisão determinada por Sergio Moro nesta quinta-feira, usou mesmo uma camiseta com os dizeres “I Love Curitiba” (o coração, claro, fazendo as vezes de “love”) quatro décadas atrás? Seria uma “visão” sobre a capital paranaense, onde é aguardado na carceragem da Polícia Federal?
A história está circulando pela internet. Mas é tudo mentira. A estampa “premonitória” é “fake news”.
22:58 – Dilma é recebida no Sindicato dos Metalúrgicos: ‘Dilma guerreira da pátria brasileira’
A ex-presidente Dilma Rousseff foi recebida pela militância no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com os gritos de: “Dilma guerreira da pátria brasileira”. Ela deve anunciar nesta sexta a candidatura ao Senado pelo estado de Minas Gerais.
22:49 – ‘Nós vamos registrar Lula de todo jeito’, diz Lindberg sobre candidatura de Lula
“Nós vamos registrar ele [Lula] no dia 15 de agosto e vamos começar a campanha com o presidente Lula. Nós não abrimos mão”, disse o senador Lindberg Farias (PT-RJ) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sobre como seria feita a campanha com o ex-presidente preso, ele respondeu: “Nós temos gravações”, como seria a campanha preso.
22:42 – Lula passará a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
O ex-presidente Lula passará a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele está reunido com lideranças da esquerda para decidir se irá se entregar nesta sexta.
22:34 – MBL marca ‘Carnalula’ para esta sexta, em SP
O Movimento Brasil Livre publicou em sua página no Facebook um convite para comemorar a prisão do ex-presidente Lula. O evento será nesta sexta, às 18h, em frente ao Masp, em São Paulo.
22:13 – Lula agradece presença de manifestantes na frente do Sindicato dos Metalúrgicos
O ex-presidente Lula apareceu na janela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para agradecer a presença dos manifestantes, que entoavam: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
21:59 – Orlando Silva (PCdoB): ‘Lula voltou ao Sindicato que foi sua escola de luta, que projetou ele para o Brasil e o mundo’
O deputado federal do PCdoB Orlando Silva publicou mensagem no Twitter em apoio ao ex-presidente: “acolhido pelos seus companheiros”.
Ver imagem no Twitter
Orlando Silva
✔@orlandosilva
Lula voltou ao Sindicato que foi sua escola de luta, que projetou ele para o Brasil e o mundo.
Voltou num momento crítico do país, numa das maiores crises, com a democracia em frangalhos.
E voltou para ser abraçado, acolhido pelos seus companheiros. #LulaLivre #LulaValeALuta
21:58 - 5 de abr de 2018
48
22 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads
21:53 – Blog do Sério Praça: ‘4 diálogos com Lula’
21:42 – João Doria (PSDB) publica vídeo no Facebook: ‘Lula, sua hora chegou! Viva a justiça! #LulaNaCadeia’
20:46 – Gleisi Hoffman concede entrevista coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos
Em coletiva de imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a presidente nacional do PT afirmou: “Nós não temos outra causa a registrar dessa decisão do juiz Sergio Moro que não sua obsessão, seu ódio e seu rancor em relação ao presidente Lula”.
“Nós lamentamos muito que o juiz Sergio Moro esteja cumprindo esse papel. Que esteja, ao cumprir esse papel, depondo contra a justiça brasileira.”
Ela afirma que Lula é inocente: “Sergio Moro não deu até agora qual é a prova de sua condenação, se quer o crime que o presidente cometeu.”
20:26 – Militantes do MTST marcham em direção ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC
Militantes do Ocupação Povo Sem Medo — segundo maior acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), em São Bernardo do Campo, com cerca de 8 000 famílias — caminham em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. De acordo com o líder do movimento, Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, 5 000 pessoas participam da marcha.
Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018
Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018 (GloboNews/Reprodução)
20:25 – Movimentos de esquerda organizam agenda de apoio a Lula
Movimentos de esquerda convocaram atos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal protesto é a vigília convocada pela CUT para começar a partir da noite desta quinta-feira em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O local é emblemático, pois trata-se do berço político de Lula, que iniciou sua militância quando era metalúrgico na região.
20:22 – Zanin condena mandado de prisão antes dos recursos acabarem
O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Cristiano Zanin Martins divulgou uma nota condenando o mandado de prisão emitido pelo juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente nesta quinta-feira.
Segundo o advogado, a expedição do mandado de prisão contraria decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), porque os recursos a serem apresentados à Corte ainda não foram exauridos. “A defesa sequer foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23/03”, diz o texto.
20:04 – Lula vai se entregar, mas não é o fim, diz líder do MST
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, comentou na noite desta quinta-feira a decisão do juiz Sergio Moro de ordenar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, Lula vai cumprir a decisão e se entregar à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira, mas isso “não é o fim”.
“Nós vamos sofrer uma derrota com a prisão do Lula, mas vamos dar o troco. Vamos libertar o Lula. E depois teremos a campanha eleitoral”, disse o comandante do grupo, em transmissão ao vivo pelo Facebook do movimento. Ele disse que a posição do MST e dos grupos que integram as frentes Brasil Populare Povo Sem Medo é começar, nesta sexta, uma série de manifestações pelo país para que o petista seja posto em liberdade.
19:59 – Políticos de esquerda vão para São Bernardo
Políticos de partidos de esquerda estão a caminho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão uma vigília na sede do Sindicato dos Metalúrgicos contra o pedido de prisão determinado pelo juiz Sérgio Moro. A expectativa é Lula faça um pronunciamento, talvez o último discurso antes de se entregar às Polícia Federal. A deputada Manuela D’Ávilla, pré-candidata do PC do B à Presidência, o ex-prefeito Luiz marinho, que concorrerá ao governo de São Paulo, e uma série de parlamentares comparecerão. A CUT e o movimento dos sem-teto (MTST) convocaram seus militantes.
19:55 – Políticos protestam contra prisão de Lula: ‘tempos de ditadura’
Políticos de esquerda se manifestaram no Twitter após o juiz Sergio Moro decretar a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PR), postou: “Prisão política, que reedita os tempos da ditadura“.
Gleisi Hoffmann
✔@gleisi
Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura#LulaValeALuta
19:19 - 5 de abr de 2018
1.241
1.778 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads
19:47 – Prisão de Lula afunda Brasil em ‘caos político’, diz Washington Post
Poucos minutos após o anúncio de que o juiz Sergio Moro havia emitido um mandato de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa internacional começou a noticiar o fato. As primeiras notas vieram das agências internacionais de notícia Reuters (do Reino Unido) e Associated Press (também chamada de AP, dos Estados Unidos).
Ambas agências emitiram as notas em caráter de urgência para veículos de imprensa do mundo todo.
19:39 – Presidente da CUT convoca ‘resistência’ nas ruas
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, gravou um vídeo na noite desta quinta-feira pedindo que militantes de esquerda e sindicalistas saiam às ruas e marchem até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. “É hora de resistência e manifestação contra essa aberração”, diz o sindicalista no vídeo de pouco mais de 2 minutos. Freitas também pede que sejam realizados atos em frente a fábricas amanhã e que manifestantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se instalem em frente o prédio da Polícia Federal.
19:35 – No ápice da ‘via crucis’ de Lula, site do PT sai do ar
O PT pretendia transmitir a prisão de Lula ao vivo por diferentes canais do partido. O principal deles, porém, o site oficial da legenda saiu do ar, provavelmente pela grande quantidade de acessos após o anúncio de que o ex-presidente irá para a cadeia nas próximas horas.
19:26 – Senador petista compara prisão de Lula com condenação de Gandhi
O senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma postagem em sua página noFacebook comparando a prisão de Lula com a condenação do ativista Mahatma Gandhi.
“Condenado por amar seu povo e revolucionar uma nação”, diz a postagem. Não é para tanto.
19:15 – MTST já se dirige ao Sindicato dos Metalúrgicos
A Ocupação Povo Sem Medo já está se dirigindo, em grande volume, aoSindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, contra a prisão do ex-presidente Lula.
Trata-se do segundo maior acampamento do MTST, com 8 mil pessoas em uma área de 60 mil metros quadrados na cidade do petista.
19:07 – ‘Lula preso amanhã’ entre os assuntos mais comentados do mundo
A ordem de prisão contra Lula já ganhou o mundo, poucos horas após ser decretada. Neste momento, os termos “Lula preso amanhã” e “Moro”, ocupam os trending topics mundial do Twitter, na oitava e décima posições, respectivamente.
Na relação de assuntos mais comentados no Brasil, lógico, a situação do ex-presidente encabeça a lista.
19:01 – Manifestante anti-Lula é atropelado após tumulto em SP
Um manifestante que protestava contra o ex-presidente Lula se feriu após uma confusão na saída do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em SP. Ele foi empurrado e bateu cabeça num caminhão que passava na rua. Após o incidente, ele se levantou e foi encaminhado ao hospital São Camilo.
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula (//VEJA)
Ao vivo: a prisão de Lula. Acompanhe
Acompanhe ao vivo a repercussão da ordem de Sergio Moro, que manda prender ex-presidente Lula
Por Redação
access_time5 abr 2018, 23h37 - Publicado em 5 abr 2018, 18h43
more_horiz
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em seu apartamento em São Bernardo do Campo, após ter pedido de Habeas Corpus negado pelo STF - 04/04/2018 (Marcelo Chello/AP)
O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula nesta quinta-feira. O magistrado deu a “oportunidade” para que o ex-presidente se apresente “voluntariamente” a Polícia Federal de Curitiba até a próxima sexta-feira, dia 6.
Acompanhe ao vivo os desdobramentos da decisão de Moro e a repercussão da prisão de Lula:
23:29 – Lindberg afirma que Lula vai dormir em casa
O senador Lindberg Farias afirmou que o ex-presidente Lula vai deixar o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e vai descansar em casa, perto dali, em São Bernardo do Campo. Segundo o senador, Lula não quis discutir se irá se entregar nesta sexta ou não. Prefere decidir pela manhã.
Pessoas próximas ao ex-presidente afirmam que a tendência é que ele não se entregue, pois isso poderia parecer uma confissão de culpa por um crime pelo qual ele se julga inocente. Uma das ideias é que a Polícia Federal tenha que buscá-lo, repetindo a cena de sua primeira prisão, em 1980.
23:23 – Ivan Valente: ‘Se for para o Lula ser derrotado, que seja nas urnas’
O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) esteve no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para prestar solidariedade a Lula. Ele afirmou que a detenção do ex-presidente não muda os planos do PSOL: “Vamos ter candidato próprio, que é o [Guilherme] Boulos”. Ele afirmou, no entanto, que Lula tem direito à candidatura: “Se for para o Lula ser derrotado, que seja nas urnas”.
23:15 – Lindberg pede a militantes para fazer um ‘cordão humano’ no Sindicato
O senador Lindberg Farias (PT-RJ) discursou em frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e convocou a militância para fazer um “cordão humano”: “Se quiser prender Lula vai ter que ter coragem de vir até aqui”.
23:13: Repercussão política e privilégios: a 1ª vez de Lula na cadeia
Não será a primeira vez de Lula na cadeia. O ex-presidente já foi preso quando ainda era líder sindical em ascensão e um dos nomes mais conhecidos da oposição à Ditadura Militar (1964-1985). Em 19 de abril de 1980, no 17º dia de uma greve de operários que parou o ABC Paulista, ele foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão de repressão política do regime. Na época, Lula era o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, um dos berços do PT, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
23:09 – Dilma: ‘A prisão do Lula faz parte do golpe’
Em discurso na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a ex-presidente Dilma afirmou: “A prisão do Lula faz parte do golpe, que começou quando me tiraram da presidência da república”.
“Eu e o Lula não somos como os fascistas. Continuaremos na resistência democrática.”
23:05 – Blog Me Engana que Eu Posto: ‘Lula não usou camiseta “I love Curitiba”’
Lula, que teve a prisão determinada por Sergio Moro nesta quinta-feira, usou mesmo uma camiseta com os dizeres “I Love Curitiba” (o coração, claro, fazendo as vezes de “love”) quatro décadas atrás? Seria uma “visão” sobre a capital paranaense, onde é aguardado na carceragem da Polícia Federal?
A história está circulando pela internet. Mas é tudo mentira. A estampa “premonitória” é “fake news”.
22:58 – Dilma é recebida no Sindicato dos Metalúrgicos: ‘Dilma guerreira da pátria brasileira’
A ex-presidente Dilma Rousseff foi recebida pela militância no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com os gritos de: “Dilma guerreira da pátria brasileira”. Ela deve anunciar nesta sexta a candidatura ao Senado pelo estado de Minas Gerais.
22:49 – ‘Nós vamos registrar Lula de todo jeito’, diz Lindberg sobre candidatura de Lula
“Nós vamos registrar ele [Lula] no dia 15 de agosto e vamos começar a campanha com o presidente Lula. Nós não abrimos mão”, disse o senador Lindberg Farias (PT-RJ) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sobre como seria feita a campanha com o ex-presidente preso, ele respondeu: “Nós temos gravações”, como seria a campanha preso.
22:42 – Lula passará a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
O ex-presidente Lula passará a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele está reunido com lideranças da esquerda para decidir se irá se entregar nesta sexta.
22:34 – MBL marca ‘Carnalula’ para esta sexta, em SP
O Movimento Brasil Livre publicou em sua página no Facebook um convite para comemorar a prisão do ex-presidente Lula. O evento será nesta sexta, às 18h, em frente ao Masp, em São Paulo.
22:13 – Lula agradece presença de manifestantes na frente do Sindicato dos Metalúrgicos
O ex-presidente Lula apareceu na janela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para agradecer a presença dos manifestantes, que entoavam: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
21:59 – Orlando Silva (PCdoB): ‘Lula voltou ao Sindicato que foi sua escola de luta, que projetou ele para o Brasil e o mundo’
O deputado federal do PCdoB Orlando Silva publicou mensagem no Twitter em apoio ao ex-presidente: “acolhido pelos seus companheiros”.
Ver imagem no Twitter
Orlando Silva
✔@orlandosilva
Lula voltou ao Sindicato que foi sua escola de luta, que projetou ele para o Brasil e o mundo.
Voltou num momento crítico do país, numa das maiores crises, com a democracia em frangalhos.
E voltou para ser abraçado, acolhido pelos seus companheiros. #LulaLivre #LulaValeALuta
21:58 - 5 de abr de 2018
48
22 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads
21:53 – Blog do Sério Praça: ‘4 diálogos com Lula’
21:42 – João Doria (PSDB) publica vídeo no Facebook: ‘Lula, sua hora chegou! Viva a justiça! #LulaNaCadeia’
20:46 – Gleisi Hoffman concede entrevista coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos
Em coletiva de imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a presidente nacional do PT afirmou: “Nós não temos outra causa a registrar dessa decisão do juiz Sergio Moro que não sua obsessão, seu ódio e seu rancor em relação ao presidente Lula”.
“Nós lamentamos muito que o juiz Sergio Moro esteja cumprindo esse papel. Que esteja, ao cumprir esse papel, depondo contra a justiça brasileira.”
Ela afirma que Lula é inocente: “Sergio Moro não deu até agora qual é a prova de sua condenação, se quer o crime que o presidente cometeu.”
20:26 – Militantes do MTST marcham em direção ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC
Militantes do Ocupação Povo Sem Medo — segundo maior acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), em São Bernardo do Campo, com cerca de 8 000 famílias — caminham em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. De acordo com o líder do movimento, Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, 5 000 pessoas participam da marcha.
Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018
Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018 (GloboNews/Reprodução)
20:25 – Movimentos de esquerda organizam agenda de apoio a Lula
Movimentos de esquerda convocaram atos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal protesto é a vigília convocada pela CUT para começar a partir da noite desta quinta-feira em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O local é emblemático, pois trata-se do berço político de Lula, que iniciou sua militância quando era metalúrgico na região.
20:22 – Zanin condena mandado de prisão antes dos recursos acabarem
O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Cristiano Zanin Martins divulgou uma nota condenando o mandado de prisão emitido pelo juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente nesta quinta-feira.
Segundo o advogado, a expedição do mandado de prisão contraria decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), porque os recursos a serem apresentados à Corte ainda não foram exauridos. “A defesa sequer foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23/03”, diz o texto.
20:04 – Lula vai se entregar, mas não é o fim, diz líder do MST
O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, comentou na noite desta quinta-feira a decisão do juiz Sergio Moro de ordenar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, Lula vai cumprir a decisão e se entregar à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira, mas isso “não é o fim”.
“Nós vamos sofrer uma derrota com a prisão do Lula, mas vamos dar o troco. Vamos libertar o Lula. E depois teremos a campanha eleitoral”, disse o comandante do grupo, em transmissão ao vivo pelo Facebook do movimento. Ele disse que a posição do MST e dos grupos que integram as frentes Brasil Populare Povo Sem Medo é começar, nesta sexta, uma série de manifestações pelo país para que o petista seja posto em liberdade.
19:59 – Políticos de esquerda vão para São Bernardo
Políticos de partidos de esquerda estão a caminho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão uma vigília na sede do Sindicato dos Metalúrgicos contra o pedido de prisão determinado pelo juiz Sérgio Moro. A expectativa é Lula faça um pronunciamento, talvez o último discurso antes de se entregar às Polícia Federal. A deputada Manuela D’Ávilla, pré-candidata do PC do B à Presidência, o ex-prefeito Luiz marinho, que concorrerá ao governo de São Paulo, e uma série de parlamentares comparecerão. A CUT e o movimento dos sem-teto (MTST) convocaram seus militantes.
19:55 – Políticos protestam contra prisão de Lula: ‘tempos de ditadura’
Políticos de esquerda se manifestaram no Twitter após o juiz Sergio Moro decretar a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira.
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PR), postou: “Prisão política, que reedita os tempos da ditadura“.
Gleisi Hoffmann
✔@gleisi
Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura#LulaValeALuta
19:19 - 5 de abr de 2018
1.241
1.778 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads
19:47 – Prisão de Lula afunda Brasil em ‘caos político’, diz Washington Post
Poucos minutos após o anúncio de que o juiz Sergio Moro havia emitido um mandato de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa internacional começou a noticiar o fato. As primeiras notas vieram das agências internacionais de notícia Reuters (do Reino Unido) e Associated Press (também chamada de AP, dos Estados Unidos).
Ambas agências emitiram as notas em caráter de urgência para veículos de imprensa do mundo todo.
19:39 – Presidente da CUT convoca ‘resistência’ nas ruas
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, gravou um vídeo na noite desta quinta-feira pedindo que militantes de esquerda e sindicalistas saiam às ruas e marchem até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. “É hora de resistência e manifestação contra essa aberração”, diz o sindicalista no vídeo de pouco mais de 2 minutos. Freitas também pede que sejam realizados atos em frente a fábricas amanhã e que manifestantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se instalem em frente o prédio da Polícia Federal.
19:35 – No ápice da ‘via crucis’ de Lula, site do PT sai do ar
O PT pretendia transmitir a prisão de Lula ao vivo por diferentes canais do partido. O principal deles, porém, o site oficial da legenda saiu do ar, provavelmente pela grande quantidade de acessos após o anúncio de que o ex-presidente irá para a cadeia nas próximas horas.
19:26 – Senador petista compara prisão de Lula com condenação de Gandhi
O senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma postagem em sua página noFacebook comparando a prisão de Lula com a condenação do ativista Mahatma Gandhi.
“Condenado por amar seu povo e revolucionar uma nação”, diz a postagem. Não é para tanto.
19:15 – MTST já se dirige ao Sindicato dos Metalúrgicos
A Ocupação Povo Sem Medo já está se dirigindo, em grande volume, aoSindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, contra a prisão do ex-presidente Lula.
Trata-se do segundo maior acampamento do MTST, com 8 mil pessoas em uma área de 60 mil metros quadrados na cidade do petista.
19:07 – ‘Lula preso amanhã’ entre os assuntos mais comentados do mundo
A ordem de prisão contra Lula já ganhou o mundo, poucos horas após ser decretada. Neste momento, os termos “Lula preso amanhã” e “Moro”, ocupam os trending topics mundial do Twitter, na oitava e décima posições, respectivamente.
Na relação de assuntos mais comentados no Brasil, lógico, a situação do ex-presidente encabeça a lista.
19:01 – Manifestante anti-Lula é atropelado após tumulto em SP
Um manifestante que protestava contra o ex-presidente Lula se feriu após uma confusão na saída do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em SP. Ele foi empurrado e bateu cabeça num caminhão que passava na rua. Após o incidente, ele se levantou e foi encaminhado ao hospital São Camilo.
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula (//VEJA)
18:59 – As recomendações de Roberto Jefferson para Lula na cadeia
Roberto Jefferson foi ao Twitter dar seu parecer acerca da iminente prisão do ex-presidente Lula.
Escreveu: “Não tenho sentimento de vingança em relação a Lula. Também não comemoro sua prisão. Já passei por isso e sei o quanto uma prisão é desumana”.
O ex-deputado ainda fez recomendações ao petista no período em que estará na cadeia. “Resignação, paciência, humildade, calma. Que saiba tirar as lições necessárias”, completou.
18:59 – Lindbergh: ‘Moro é um patético serviçal do capital’
Assim que Sergio Moro decretou a prisão de Lula, Lindbergh Farias partiu para o ataque, obviamente.
Nas redes sociais, ele escreveu que o magistrado terá lugar guardado no “lixo da história” e o classificou como “um patético serviçal do capital”.
18:50 – Ônibus da caravana foi alvejado por dois tiros de garrucha, diz perícia
A perícia do Instituto de Criminalística do Paraná afirmou que dois disparos de uma arma de calibre 320 atingiram um dos ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná.
De acordo com o perito Inajar Kurowski, os disparos vieram de um atirador que estava a 5,86 metros do chão, distante cerca de 18 metros do ônibus. O atirador teria feito os disparos quando o ônibus já havia se distanciado do local em que ele estava. “É uma arma de calibre fraco que nem se vende mais. É algo como uma garrucha”, disse Inajar.
18:45 – Marco Aurélio admite levar para STF decisão sobre liminar contra prisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse hoje que cogita levar para o plenário da corte Federal um pedido de advogados para impedir a prisão de condenados em segunda instância. A discussão acontece logo depois de o STF rejeitar pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
18:41 – Boulos sobre Lula: ‘Não assistiremos passivamente’
Pré-candidato do PSOL ao Planalto, Guilherme Boulos foi às redes sociais protestar contra a ordem de prisão contra o ex-presidente Lula.
Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Boulos afirmou que “haverá resistência democrática” e que “não assistiremos passivamente” a ordem de Moro.
18:41 – Ex-presidente sai do Instituto Lula
O ex-presidente Lula saiu do Instituto que leva o seu nome. Ele está sendo perseguido por jornalistas e fotógrafos.
18:21 – Senador convoca vigília na casa de Lula
Após a ordem de prisão expedida pelo juiz Sergio Moro, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi às redes sociais convocar uma vigília na frente da casa de Lula, em São Bernardo do Campo.
O petista pede para que os aliados cheguem a partir das 5h da manhã.
18:15 – Veja a íntegra da decisão de Moro que mandou Lula à prisão
Leia aqui a íntegra da decisão de Moro.
O juiz também vetou a “utilização de algemas em qualquer hipótese” e disse que, também “em razão da dignidade do cargo ocupado”, foi preparada uma sala reservada para o petista cumprir inicialmente a pena. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.
18:06 – Moro determina a prisão de Lula
O juiz Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula. A decisão aconteceu pouco depois do TRF-4, de Porto Alegre, autorizar o magistrado a emitir essa ordem.
Na decisão, abriu ao petista a “oportunidade” de se apresentar voluntariamente à Polícia Federal de Curitiba até às 17h da próxima sexta-feira, dia 6, “em atenção à dignidade [do] cargo que ocupou”.
18:59 – As recomendações de Roberto Jefferson para Lula na cadeia
Roberto Jefferson foi ao Twitter dar seu parecer acerca da iminente prisão do ex-presidente Lula.
Escreveu: “Não tenho sentimento de vingança em relação a Lula. Também não comemoro sua prisão. Já passei por isso e sei o quanto uma prisão é desumana”.
O ex-deputado ainda fez recomendações ao petista no período em que estará na cadeia. “Resignação, paciência, humildade, calma. Que saiba tirar as lições necessárias”, completou.
18:59 – Lindbergh: ‘Moro é um patético serviçal do capital’
Assim que Sergio Moro decretou a prisão de Lula, Lindbergh Farias partiu para o ataque, obviamente.
Nas redes sociais, ele escreveu que o magistrado terá lugar guardado no “lixo da história” e o classificou como “um patético serviçal do capital”.
18:50 – Ônibus da caravana foi alvejado por dois tiros de garrucha, diz perícia
A perícia do Instituto de Criminalística do Paraná afirmou que dois disparos de uma arma de calibre 320 atingiram um dos ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná.
De acordo com o perito Inajar Kurowski, os disparos vieram de um atirador que estava a 5,86 metros do chão, distante cerca de 18 metros do ônibus. O atirador teria feito os disparos quando o ônibus já havia se distanciado do local em que ele estava. “É uma arma de calibre fraco que nem se vende mais. É algo como uma garrucha”, disse Inajar.
18:45 – Marco Aurélio admite levar para STF decisão sobre liminar contra prisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello disse hoje que cogita levar para o plenário da corte Federal um pedido de advogados para impedir a prisão de condenados em segunda instância. A discussão acontece logo depois de o STF rejeitar pedido de habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
18:41 – Boulos sobre Lula: ‘Não assistiremos passivamente’
Pré-candidato do PSOL ao Planalto, Guilherme Boulos foi às redes sociais protestar contra a ordem de prisão contra o ex-presidente Lula.
Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Boulos afirmou que “haverá resistência democrática” e que “não assistiremos passivamente” a ordem de Moro.
18:41 – Ex-presidente sai do Instituto Lula
O ex-presidente Lula saiu do Instituto que leva o seu nome. Ele está sendo perseguido por jornalistas e fotógrafos.
18:21 – Senador convoca vigília na casa de Lula
Após a ordem de prisão expedida pelo juiz Sergio Moro, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi às redes sociais convocar uma vigília na frente da casa de Lula, em São Bernardo do Campo.
O petista pede para que os aliados cheguem a partir das 5h da manhã.
18:15 – Veja a íntegra da decisão de Moro que mandou Lula à prisão
Leia aqui a íntegra da decisão de Moro.
O juiz também vetou a “utilização de algemas em qualquer hipótese” e disse que, também “em razão da dignidade do cargo ocupado”, foi preparada uma sala reservada para o petista cumprir inicialmente a pena. “Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”.
18:06 – Moro determina a prisão de Lula
O juiz Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula. A decisão aconteceu pouco depois do TRF-4, de Porto Alegre, autorizar o magistrado a emitir essa ordem.
Na decisão, abriu ao petista a “oportunidade” de se apresentar voluntariamente à Polícia Federal de Curitiba até às 17h da próxima sexta-feira, dia 6, “em atenção à dignidade [do] cargo que ocupou”.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!