Pesquisadores criam repelente e inseticida a partir da fruta noni; entenda Fórmula tem sido eficiente para combater insetos como o aedes Aegypti e pernilongos e também como proteção para lavouras de hortaliças. Fórmula deve chegar ao mercado nos próximos anos.
Pesquisadores criam repelente e inseticida a partir da fruta noni; entenda
Fórmula tem sido eficiente para combater insetos como o aedes Aegypti e pernilongos e também como proteção para lavouras de hortaliças. Fórmula deve chegar ao mercado nos próximos anos.
Por TV Anhanguera
29/04/2018 16h56 Atualizado há 9 horas
Pesquisa mostra que none pode ser eficiente no combate a mosquitos
Uma pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT) descobriu que o noni, fruta natural do sudeste da Ásia e que se popularizou no Brasil, é eficiente para combater mosquitos e pode ser usada para o controle de pragas em plantações.
A pesquisa está sendo desenvolvida por pesquisadores no campus de Gurupi, na região sul do estado. Basta colocar o composto desenvolvido a partir da poupa do noni em contato com as larvas do aedes Aegypti e em alguns minutos os insetos morrem.
A cada etapa da pesquisa são descobertas novas funções para a fórmula. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que o princípio ativo também pode ser usado como repelente.
Noni está sendo usado em pesquisas da UFT (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
"Nós fizemos testes com várias dosagens que foram eficientes. Como larvicida deu certo, então vamos tentar repelente. Nós temos os mosquitos adultos criados, então testamos para ver se funcionava, e funcionou", contou a doutora em biotecnologia Talita Pereira.
Além do combate aos mosquitos, o noni também está sendo testado no campo para servir como prevenção para pragas e doenças nas lavouras. O produto é aplicado diretamente na planta e age repelindo insetos, além de eliminar microrganismos.
"Eu acredito que a maior possibilidade de uso vai ser em plantações menores, não plantios extensos como soja e arroz, mas plantios de hortaliças e fruteiras. Ele tem o efeito repelente e inseticida sobre esses organismos. Com relação a microrganismos também tem um excelente efeito de controle preventivo", afirmou o pesquisador Gil Rodrigues.
A pesquisa também analisa o uso do composto para tratamento da mosca-dos-chifre. A fórmula está sendo patenteada e deve ser apresentada em um encontro internacional que será realizado em Belém (PA).
Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.
Fórmula feita a partir do noni pode ser aplicada em hortas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!