PEN pede no STF liminar contra prisão em segunda instância Se concedida, a petição beneficiaria o ex-presidente Lula


PEN pede no STF liminar contra prisão em segunda instância
Se concedida, a petição beneficiaria o ex-presidente Lula
Por Da redação
access_time5 abr 2018, 15h52 - Publicado em 5 abr 2018, 15h31
more_horiz


STF julga habeas corpus de Lula (YouTube/Reprodução)

O Partido Ecológico Nacional (PEN) entrou nesta quinta-feira com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que réus condenados só possam ser presos após o julgamento do processo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Assinado pelos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Cláudio Pereira de Souza Neto e Ademar Borges de Sousa Filho, o pedido é uma resposta ao julgamento do STF que negou o habeas corpus preventivo ao ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) e pode beneficiar o petista.

O PEN é autor de uma das duas ações que tramitam no STF sobre possibilidade de início do cumprimento da pena de prisão após a condenação ser confirmada por um tribunal de segunda instância. A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 43 desencadeou o atual entendimento da Corte, em 2016. O pedido deve ser analisado pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator da ADC.

Os advogados justificam seu pedido: “É óbvio que não cabe aos autores questionar a pauta do Plenário decidida pela Ministra Presidente [Cármen Lúcia]. Ocorre que, no nosso entendimento, a maioria projetada dentre os ministros da Corte para o julgamento do mérito das ADCs sugere fortemente que a proposta intermediária feita na inicial da ADC 43 (…) seja a decisão a ser definitivamente adotada pelo Supremo Tribunal Federal”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU