Pacientes não conseguem fazer exames porque laboratórios estão sem receber de prefeitura






Pacientes não conseguem fazer exames porque laboratórios estão sem receber de prefeitura

Moradores de Araguaína reclamam que estão desde o fim de 2017 sem conseguir exames laboratoriais na rede pública. Prefeitura nega e diz que está atendendo somente casos prioritários.




Por G1 Tocantins

05/04/2018 21h50 Atualizado há 3 horas






Pacientes reclamam da demora na realização de exames em Araguaína



Quem precisa de um exame de laboratório em Araguaína, norte do Tocantins, não está conseguindo atendimento pela rede pública. A reclamação é de que os exames estão indisponíveis desde o fim do ano passado tem todas as unidades de saúde da cidade. O motivo seria a falta de pagamento para os laboratórios, por parte da prefeitura.


Grávida de cinco meses, a dona de casa Adriana Matos foi ao posto de saúde nesta quarta-feira (4) e mais uma vez não conseguiu fazer um exame. Decidiu que vai ter de tirar dinheiro do próprio bolso para não comprometer o pré-natal.


"Informaram que não tinha previsão de fazer os exames. Que era para eu dar um jeito porque não está fazendo [...] Fico preocupada porque ainda tenho quatro meses pela frente, quatro meses de gastos", reclamou.


Segundo pacientes e funcionários, desde o fim do ano passado nenhum exame é feito nas 19 unidades de saúde de Araguaína. Conforme apurado pela TV Anhanguera, o município afirma que desde maio de 2017 não recebe repasses do governo estadual e isso teria impedido o pagamento dos laboratórios em dias.


Com esse impasse, quem precisa dar continuidade ao tratamento fica prejudicado. Muitos tratamentos são interrompidos porque o paciente não tem dinheiro para fazer um exame particular.



Pacientes não estão conseguindo exames em Araguaína (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



"Não tem como eu controlar a glicemia de um paciente diabético sem lançar mão de exames. Como é que eu vou saber se o remédio está surtindo efeito ou não, se eu não posso pedir exame. Fica difícil para a gente controlar as doenças de base desse paciente sem poder fazer exames", disse um médico que pediu para não ser identificado.


O filho do eletricista Samuel José precisa diagnosticar um problema nos rins. O pai dele também faz um tratamento de saúde e não tem condições de pagar um exame particular porque está desempregado. "Meu filho é uma criança. Se fosse por mim, não [tinha problema], mas ele é uma criança", lamentou.


Ao contrario do que disseram os pacientes e o médico, a Prefeitura de Araguaína disse que os dois laboratórios estão realizando exames em todas as unidades básicas de saúde. Porém, o serviço está sendo priorizado para os casos mais urgentes até que seja totalmente retomado.


Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU