NOVO TEMPO NO TOCANTINS-CARLESSE GOVERNADOR
Em audiência, Estado promete iniciar mutirão de cirurgias eletivas
Governo pretende reeditar medida provisória para contratar serviços da rede privada. São mais de 5 mil pacientes aguardando cirurgias ortopédicas e de oncologia no Tocantins.
Por G1 Tocantins
29/04/2018 12h40 Atualizado há 13 horas
Mais de 5 mil pessoas esperam por cirurgias no Tocantins (Foto: Divulgação/Defensoria do Tocantins)
O governo do Estado se comprometeu a iniciar nesta semana o mutirão de cirurgias eletivas. São mais de 5 mil pacientes aguardando procedimentos em diversas especialidades. As cirurgias foram prometidas ainda em março pelo governador interino Mauro Carlesse (PHS), mas o mutirão nunca começou. Desta vez, a promessa foi feita durante audiência judicial com representantes do Ministério Público e Defensoria.
Segundo o MPE, ficou acordado que o mutirão vai atender procedimentos de ortopedia e oncologia. Dos 5.547 pacientes que aguardam cirurgias eletivas, cerca de 1,6 mil são da área de ortopedia.
Durante audiência, o Estado teria informado que dispõe de R$ 10 milhões para realizar o mutirão. Além disso, o governo se comprometeu a reeditar a medida provisória que regulamentou o mutirão para autorizar o Estado a contratar serviços da rede privada.
Os hospitais particulares deverão atuar de forma a complementar os serviços, obedecendo os valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda segundo o MPE, os pacientes que estão na lista de espera devem ser convocados nos próximos dias para uma nova avaliação e início dos procedimentos pré-operatórios.
Quanto aos pacientes que aguardam cirurgias neurológicas, 168 pessoas, o Estado se comprometeu a locar de forma imediata os equipamentos necessários para os procedimentos. Uma empresa deve ser contratada por até 180 dias e caso as cirurgias não sejam feitas o governo pode ter recursos bloqueados.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!