Moro decreta prisão de Lula; acompanhe o minuto a minuto Juiz afirmou que está 'vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese'
ao vivo
Moro decreta prisão de Lula; acompanhe o minuto a minuto
Juiz afirmou que está 'vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese'
6.abr.2018 às 1h09
O juiz Sergio Moro decretou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mandou que ele se apresente à Polícia Federal em Curitiba até as 17h desta sexta (6).
Lula foi condenado por Moro no caso do tríplex de Guarujá em julho de 2017. Em janeiro, os juízes do TRF-4 confirmaram a condenação e votaram por aumentar a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão.
A defesa do ex-presidente entrou com um habeas corpus preventivo no STF (Supremo Tribunal Federal), para tentar impedir sua prisão, mas o pedido foi negado na madrugada desta quinta-feira (5).
1h076.abr
NAS RUAS
Lula abraça militantes no sindicato
O ex-presidente Lula cumprimentou apoiadores do lado de fora da sala da presidência do sindicato dos metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. Alguns militantes choraram, emocionados, ao abraçá-lo. O ex-presidente sorriu e pareceu estar bem-disposto. O grupo puxou coros com palavras de incentivo. "Olê, olê, olá, Lula, Lula", entoaram os petistas. (Isabel Fleck)
Compartilhar
0h576.abr
A PRISÃO
Lula entra com novo habeas corpus para evitar prisão
A defesa do ex-presidente Lula entrou com um habeas corpus no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar impedir a prisão imediata do petista. Advogados dele dizem que o encarceramento não poderia ocorrer porque ainda cabem novos embargos. (Mônica Bergamo) Leia reportagem completa
Compartilhar
0h526.abr
A PRISÃO
Lula fica calado sobre apresentação em Curitiba
Por volta da 0h30 desta sexta-feira (6), o ex-presidente Lula deixou a sala da presidência do sindicato, onde estava havia mais de quatro horas, e por cerca de dez minutos cumprimentou com abraços os militantes que o esperavam no segundo andar do prédio, em uma área isolada com grades.
Questionado pela Folha se iria para Curitiba, o petista não respondeu. A ordem do juiz Sergio Moro expedida nesta quinta-feira (5) é para que o petista se apresente à Polícia Federal na capital paranaense até as 17h desta sexta.
Lula também não discursou, como havia a expectativa. Muitos apoiadores se emocionaram ao abraçar o ex-presidente. Pouco antes, representantes do sindicato haviam anunciado que estava proibido fazer filmagens do petista, e a reportagem foi repreendida por perguntar a Lula se ele se entregaria nesta nesta sexta. (Isabel Fleck)
Compartilhar
0h196.abr
NAS RUAS
Expectativa é que Lula fale em breve
À 0h10, os seguranças aumentaram ainda mais a área do cercadinho no segundo andar do prédio do sindicato, onde Lula deve falar em breve. Ele está isolado dos militantes há mais de quatro horas, na sala da presidência da entidade. Apenas políticos e membros do Instituto Lula -ou quem for levado por eles- podem entrar para falar com o petista. A expectativa é grande do lado de fora da sala pelo seu discurso. (Isabel Fleck)
Compartilhar
0h116.abr
REPERCUSSÃO
Palácio do Planalto silencia sobre prisão de Lula
Assim como fez na quarta-feira (4), quando o STF (Supremo Tribunal Federal) negou um pedido de habeas corpus a Lula, o presidente Michel Temer decidiu se manter em silêncio sobre o decreto de prisão do petista.
A avaliação de auxiliares do presidente é de que comentar o assunto é trazer ao Palácio do Planalto um assunto que não é de sua competência.
Temer e seus principais auxiliares também são investigados na Lava Jato e temem virar alvo de protestos.
A decisão do juiz Sergio Moro de prender Lula foi divulgada enquanto o porta-voz do Planalto lia uma nota mostrando indicadores de segurança do Rio após a intervenção federal no estado.
Temer estava reunido com os ministros Eliseu Padilha e Carlos Marun quando soube da notícia. (Talita Fernandes)
Compartilhar
0h056.abr
NAS RUAS
Lula não se apresentará, diz presidente de sindicato
Anfitrião de Lula, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, enviou uma mensagem a sindicalistas afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresentará à Justiça, como determinou o juiz Sergio Moro. No aviso, Wagnão revelou a intenção de impedir o acesso da polícia à sede do sindicato.
Lula pretende descansar em casa ainda nesta madrugada, mas, segundo Márcio Macedo, vice-presidente do PT, os sindicalistas insistem para que ele permaneça no sindicato, onde foi montada uma estrutura para seu pernoite.
Líder do PT no Senado, Lindbergh Farias defende que Lula não se apresente. Segundo ele, a presença de militantes às portas do sindicato pesará para que o ex-presidente resista. "Se querem prender Lula, que executem o mandado de prisão. Vai ser que nem na ditadura, quando o Exército entrou aqui. Uma vergonha internacional", diz Lindbergh.
Coordenador do MST, João Paulo Rodrigues diz que o movimento fechará 85 rodovias nesta sexta-feira (6). Os sem-teto chegarão em 20 ônibus a São Bernardo do Campo. (Catia Seabra)
Compartilhar
23h515.abr
NAS RUAS
Lula está muito tranquilo, diz Manuela
Ver imagem no Twitter
Manuela
✔@ManuelaDavila
Seguimos juntos!
23:49 - 5 de abr de 2018
1.788
378 pessoas estão falando sobre isso
Informações e privacidade no Twitter Ads
Ao sair de encontro com Lula, a pré-candidata do PCdoB a presidente, Manuela D'Ávila, disse que o ex-presidente está "muito tranquilo, muito sereno". Ela esteve no sindicato no ABC com os deputados Jandira Feghali e Orlando Silva, também do PCdoB. (Isabel Fleck)
Isabel Fleck/Folhapress
A pré-candidata do PCdoB a presidente, Manuela D'Ávila, e a deputada Jandira Feghali, do mesmo partido, no sindicato no ABC
Compartilhar
23h415.abr
FRASES
"Ele não é um juiz, é um militante político. É doentio o que Moro tem em relação à esquerda brasileira, aos movimentos sociais, ao Lula. Você [Moro] entrou na seara política, agora entre no jogo político, porque nós não vamos arredar pé daqui."
Senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, ao discursar em carro de som em frente ao sindicato no ABC
Compartilhar
23h345.abr
NAS RUAS
Lula irá para casa descansar
Já no fim da noite de quinta (5), o ex-presidente Lula planeja ir para casa daqui a pouco. Ele quer tomar banho e descansar. A previsão é que às 5h petistas irão buscá-lo e levá-lo de volta ao sindicato, também em São Bernardo do Campo. (Catia Seabra)
Compartilhar
23h195.abr
FRASES
"Sergio Moro, você é um covarde. Esse juiz teve a ousadia de dizer o seguinte: em respeito à dignidade do cargo, Lula tem até 17h de sexta para se apresentar em Curitiba. Se eles quiserem, vão ter que ter coragem de vir até aqui."
Senador Lindbergh Farias (PT), ao discursar em carro de som em frente ao sindicato no ABC
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!