Machismo em cada esquina



Machismo em cada esquina

As mulheres sofrem assédio nas ruas e movem-se com medo entre elogios, olhares, perseguições e agressões


MARÍA SALAS ORAÁ
Madri 11 DE ABRIL DE 2018 - 11:46 CEST
Cartaz de uma campanha contra o assédio pela Câmara Municipal de Sevilha.


Abaixando a saia para ensinar menos pernas, ir como um grupo ou ter um número de telefone discado no celular no caso de haver um estranho no portal são práticas comuns para muitas mulheres. Eles temem o assédio na rua, uma prática que inclui episódios de microviolência como olhares ou elogios intimidantes e pode levar a fotos não consensuais, perseguições ou agressões sexuais.


Elena G., uma publicista de 26 anos, sofreu um ano atrás e revive-o com frequência. "Eu estava esperando na plataforma e vi um homem de uns 40 anos olhando para mim. Quando o trem chegou, ele se sentou bem perto de mim. Eu saí para mudar e deixei para trás. Eu estava olhando para trás, diminuí a velocidade, mas entrei no mesmo trem que eu. Chegamos a minha parada e eu desci. Dois segundos depois, ele saiu de mim novamente. Eu não hesitei, eu sabia que se eu chegasse lá, algo ruim aconteceria. Das quatro saídas que existem, ele escolheu apenas o meu. Assustei-me muito. Não havia pessoas, eu fui com a minha mala, suando e tentando fugir. Felizmente, meu portal estava ao lado da boca do metrô. Eu tinha as chaves prontas, abri rapidamente e, com a porta fechada, virei para ver se ele ainda estava olhando para mim. Eu tenho um medo horrível. Quando este homem viu que não tinha tempo para fazer nada comigo, desceu novamente ao metrô. Eu estava claro que não era louco e que esse homem queria fazer algo comigo ", lembra ele. Ele não disse a seus pais para não se preocuparem com eles, mas com seus amigos. Nem Pablo nem Guillermo nem Manu nem Antonio nem Mikel passaram por algo semelhante.

Sim, eles compartilharam Luz Bianco (23), que se cobre "ao máximo" quando veste um vestido para que os homens não gritem com ela; Rosa López (23), cujo número é marcado pelo namorado quando ela volta sozinha para casa; Mireia Bonilla (27), convencida de que há homens com "comportamento repugnante", e Elena Pérez (26), que recentemente teve medo de ver um estranho em seu site e pediu a um amigo para acompanhá-la.

Há associações, como a Levanta la Voz Madrid, que tentam combater esse medo. Blanca Fernández, uma comissária de 22 anos, se juntou a ela depois de mais de 10 anos sofrendo assédio nas ruas. "Muitas mulheres tentam ir incógnito pela rua. Nós nos cobrimos, eles nos fazem estar em uma bolha ", denuncia. O grave é que esse assédio "é tão frequente que chega a normalizar" e presume-se que ser mulher significa viver com ele. O problema começa na adolescência. "71% das mulheres começam a sofrer assédio na rua entre 11 e 17 anos de idade, ou seja, são menores", explica Fernández.

A diretora geral de Prevenção e Atenção à Violência de Gênero da cidade de Madri, María Naredo, detalha que "o que toda essa violência e microviolência procuram é colocar as mulheres em um lugar de menor liberdade". Portanto, as instituições públicas devem intervir. O Pacto Estadual contra a Violência de Género afirma que macrosurvey a ser feito sobre o assunto incluem, pela primeira vez, a percepção das mulheres sobre assédio rua, e chamadas para divulgar informações que "a sociedade reagir e deixar o silêncio cúmplice ".

Além de aplicar uma abordagem de gênero em todas as áreas - Madri aderiu ao programa Cidades Seguras da ONU - Naredo afirma que "as crianças devem ser educadas para se relacionarem com seus pares, que são meninas e com meninas. do que ensiná-los que não se trata de procurar protetores, mas relacionamentos como iguais. "

Haverá processos legais quando houver crimes, mas que um homem persegue uma mulher em uma ocasião específica não é um crime, só será se ocorrer repetidamente, compila o Código Penal. Nem é para olhar descaradamente ou comentar sua aparência física. Por isso, para o jurista, o importante é criar uma rejeição social. "Temos que entender que esses comportamentos de microviolência fazem parte das raízes da violência sexista". Essa ideia nunca passou pela cabeça de Luis José ou seus companheiros. Esse trabalhador de 43 anos, que prefere esconder seu sobrenome, admite que costuma elogiar as mulheres enquanto trabalha na rua. "Se vejo uma mulher bonita, digo que ela é linda, mas não sou violenta. Eu não achei chato. Agora eu sei. "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU