EPIDEMIA DE HN1 NO TOCANTINS!







Homem é velado com caixão fechado após morrer com suspeita de H1N1

Vítima deu entrada no Hospital Regional de Gurupi com sintomas de falta de ar e febre. Velório está sendo em Aliança do Tocantins; secretaria de Saúde esclarece que não há motivo para pânico na população.




Por G1 Tocantins

06/04/2018 11h55 Atualizado há menos de 1 minuto




Homem morreu no Hospital Regional de Gurupi, no sul do estado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



Um caminhoneiro morreu em Gurupi, na região sul do estado, com suspeita de gripe H1N1. Segundo parentes, Rodrigo Nestor Ferreira, de 42 anos, deu entrada no Hospital Regional na quarta-feira (4) com muita falta de ar e febre. O corpo dele está sendo velado em Aliança do Tocantins com caixão fechado.


A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou que o caso está sendo investigado e que o exame do paciente está em análise laboratorial, devendo ser liberado nas próximas 24h. Porém, "não há motivo de pânico para a população".


Parentes de Ferreira contaram à reportagem da TV Anhanguera que o homem se sentiu mal no início da semana e foi para o Hospital Regional de Gurupi na última quarta-feira. Ele morreu por volta das 21h desta quinta-feira (5). Os médicos disseram à família que a suspeita era de gripe H1N1.


O corpo foi levado para Aliança e está sendo velado em uma igreja. Ainda segundo parentes, amostras de sangue foram coletados para exames, mas durante a internação ele teria ficado com cerca de 80% dos pulmões comprometidos.




Investigação




No Tocantins os casos suspeitos da doença são notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A partir daí são realizados exames para identificar o tipo de vírus, entre eles a Influenza A, que é dividida em dois tipos: H1N1 e H3N2, ou Influenza B.


Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, em 2017 foram notificados 73 casos de SRAG e houve 1 caso confirmado de H3N2. Em 2018, até 24 de março, foram notificados 11 casos suspeitos e todos foram descartados. Ou seja, até aquela data nenhum deu positivo para a doença no estado.




Sintomas




Os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum, como febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo. Se os sintomas persistirem por vários dias a recomendação é procurar atendimento médico.



A forma mais eficaz de evitar a transmissão do vírus é a higienização das mãos, principalmente com álcool gel.


Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação