Durante vistoria em hospital, governador promete acabar com fila de espera por cirurgias
Durante vistoria em hospital, governador promete acabar com fila de espera por cirurgias
A meta é atender 5.547 pacientes em 45 dias. Segundo o programa, cirurgias serão feitas aos sábados, domingos, feriados e dias de ponto facultativo; valor investido será superior a R$ 9 milhões.
Por G1 Tocantins
05/04/2018 11h02 Atualizado há 30 minutos
Maurlo Carlesse promete acabar com fila de espera por cirurgias (Foto: Fernando Ferreira/Governo do Tocantins)
Durante uma vistoria realizada no Hospital Geral de Palmas, na manhã desta quinta-feira (5), o governador interino Mauro Carlesse prometeu acabar com as filas de espera por cirurgias. Ele vai assinar uma medida provisória para lançar o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospital (Pagh). O objetivo é traçar estratégias para fazer permanentes mutirões de cirurgias eletivas.
Segundo o governo, 5.547 pessoas estão na fila de espera. O governador disse que o objetivo é atender todos esses pacientes num prazo de 45 dias. Para conseguir cumprir a meta, os profissionais terão que fazer uma cirurgia a cada cinco horas, sem intervalo.
O valor investido para fazer os procedimentos deve ser superior a R$ 9 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, conforme o Estado.
"Vamos fazer a reunião com todos que vão estar comprometidos, já têm data e hora de iniciar o projeto e atender as demandar que vêm vindo, quem está na lista. A fila vai acabar, você pode ter certeza. Esse projeto é para não ter fila. Esse hospital aqui [HGP] não pode ter gente nos corredores. As pessoas têm que estar nos seus leitos, sendo tratadas", afirmou o governador.
A previsão é que as cirurgias eletivas sejam realizadas nas 18 unidades hospitalares do estado. Segundo o programa, os procedimentos serão feitos em dias específicos e fora dos horários de trabalho. Devem ser realizados aos sábados, domingos, feriados e dias de ponto facultativo. Durante a semana, as cirurgias devem ser feitas à noite e de madrugada.
Nesta manhã, o governador e o novo secretário estadual da saúde também vistoriam as obras de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), no Hospital Geral de Palmas, iniciadas no mês de fevereiro.
"São 26 leitos de UCI. Com a implantação, a partir da próxima semana, nós vamos tirar os pacientes que estão nos corredores e redistribuí-los dentro da estrutra do hospital. São quase 50 pessoas que estão nos corredores", garantiu o secretário.
Ele afirmou ainda que até sexta-feira da semana que vem, os pacientes serão retirados dos corredores e serão iniciados os mutirões de cirurgias.
Veja a quantidade de cirurgias de acordo com cada especialidade:
Geral - 1.669 pessoas
Ortopedia - 1.035
Pediátrico - 984
Ginecologia - 714
Cabeça e Pescoço - 529
Urologia - 438
Vascular 87
Mastologia - 37
Otorrino - 28
Plástica - 24
Veja mais notícias da região no G1 To
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!