Criminosos que aplicam golpes se passando por agentes do Detran atuam em outros três estados


Criminosos que aplicam golpes se passando por agentes do Detran atuam em outros três estados

Estelionatários oferecem serviços do departamento, por meio de mensagens de celular. Pessoas que caíram no golpe também são investigadas pela Polícia Civil.




Por TV Anhanguera

22/04/2018 10h05 Atualizado há 2 horas





























Criminosos que se passavam por agentes do Detran para aplicar golpes atuam em 4 estados



Os criminosos que aplicam golpes oferecendo serviços do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran) pelo celular atuam em pelo menos três estados, além do Tocantins. A Polícia Civil não quis informar quais são para não atrapalhar as investigações. Em muitos casos, eles usam a foto de um agente do Detran para passar credibilidade, pois a vítima vê a imagem de alguém ligado ao órgão.Conforme a polícia, as pessoas que dizem ter caído no golpe também são investigadas. (Veja o vídeo)


A Polícia Civil conseguiu rastrear onde estão os estelionatários que aplicam o golpe. Eles agem pelo celular. Por meio de mensagens e áudios, o golpista oferece serviços do Detran e veículos que não teriam sido vendidos em leilões.


"São serviços como retiradas ilícitas, multas de trânsito, pagamento de impostos de forma indevida, leilões, no geral, vantagens indevidas supostamente oferecidas pelo serviço de trânsito, tanto no estado, quanto no município", explicou a delegada Milena Lima, responsável pelas investigações.


As pessoas que procuram por esses serviços e fecham o negócio também estão sendo investigadas.


"As pessoas que chegaram a cair no golpe é porque iniciaram a tratativa e negociaram a contratação de vantagem indevida. Na realidade não pode ser encarado [como vítima] porque você está contratando uma forma de retirada de multa ilegal, por exemplo", explicou a delegada Milena.


Em um áudio, um dos suspeitos do crime pede uma parte do dinheiro à suposta vítima.


Estelionatário: Porque é assim, amigo, deixa eu te falar, para podermos fazer a liberação desse veículo do pátio e a liberação do sistema para colocar a documentação do veículo toda no seu nome, beleza, ele pede uma entrada e o restante na entrega do veículo.



Criminosos se passavam por agentes do Detran para oferecer serviços (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)



O agente do Detran, Márcio Lopes, descobriu que os estelionatários estavam se passando por ele para aplicar o golpe e registrou um boletim de ocorrência por falsa identidade. "Nenhum funcionário do Detran está autorizado a pedir dinheiro por WhatsApp até porque o processo de leilão ou de qualquer outro benefício oferecido pelo Detran é através de processo. Então não existe esse negócio do Detran colocar alguem para entrar em contato pelo WhatsApp".


Um homem, que preferiu não se identificar, quis comprar uma motocicleta do golpista. Chegou a receber imagens dos veículos que estavam à venda e que não teriam sido vendidos em um leilão do Detran. Fechou a compra ilegal por R$ 3 mil e chegou a transferir o dinheiro para o estelionatário. A agência bancária da conta fica no Amapá.


“Ele mandou a mensagem para eu ir buscar a moto no Detran. Quando eu chegasse lá, podia entrar no bloco cinco e que ele estava esperando. Eu cheguei, perguntei por essa pessoa e falaram que não conheciam ninguém com esse nome ", contou.


O Detran, em Palmas, tem mais de 1100 veículos apreendidos no pátio da empresa que presta serviço ao Detran. O departamento disse que será aberto um procedimento interno para investigar as denúncias.


Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.



Estelionatário aplicava golpes em donos de veículos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU