Ao vivo: a prisão de Lula. Acompanhe Acompanhe ao vivo a repercussão da ordem de prisão ao ex-presidente Lula


Ao vivo: a prisão de Lula. Acompanhe
Acompanhe ao vivo a repercussão da ordem de prisão ao ex-presidente Lula
Por Redação
access_time5 abr 2018, 21h20 - Publicado em 5 abr 2018, 18h43
more_horiz


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega em seu apartamento em São Bernardo do Campo, após ter pedido de Habeas Corpus negado pelo STF - 04/04/2018 (Marcelo Chello/AP)

O juiz federal Sergio Moro determinou a prisão do ex-presidente Lula nesta quinta-feira. O magistrado deu a “oportunidade” para que o ex-presidente se apresente “voluntariamente” a Polícia Federal de Curitiba até a próxima sexta-feira, dia 6.
Acompanhe ao vivo os desdobramentos da decisão de Moro e a repercussão da prisão de Lula:

20:46 – Gleisi Hoffman concede entrevista coletiva no Sindicato dos Metalúrgicos

Em coletiva de imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a presidente nacional do PT afirmou: “Nós não temos outra causa a registrar dessa decisão do juiz Sergio Moro que não sua obsessão, seu ódio e seu rancor em relação ao presidente Lula”.

“Nós lamentamos muito que o juiz Sergio Moro esteja cumprindo esse papel. Que esteja, ao cumprir esse papel, depondo contra a justiça brasileira.”

Ela afirma que Lula é inocente: “Sergio Moro não deu até agora qual é a prova de sua condenação, se quer o crime que o presidente cometeu.”

20:26 – Militantes do MTST marcham em direção ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC

Militantes do Ocupação Povo Sem Medo — segundo maior acampamento do MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), em São Bernardo do Campo, com cerca de 8 000 famílias — caminham em direção ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. De acordo com o líder do movimento, Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL, 5 000 pessoas participam da marcha.
Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018

Simpatizantes demonstram apoio a Lula em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo – 5/4/2018 (GloboNews/Reprodução)

20:25 – Movimentos de esquerda organizam agenda de apoio a Lula

Movimentos de esquerda convocaram atos de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal protesto é a vigília convocada pela CUT para começar a partir da noite desta quinta-feira em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. O local é emblemático, pois trata-se do berço político de Lula, que iniciou sua militância quando era metalúrgico na região.

20:22 – Zanin condena mandado de prisão antes dos recursos acabarem

O advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Cristiano Zanin Martins divulgou uma nota condenando o mandado de prisão emitido pelo juiz federal Sergio Moro contra o ex-presidente nesta quinta-feira.

Segundo o advogado, a expedição do mandado de prisão contraria decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), porque os recursos a serem apresentados à Corte ainda não foram exauridos. “A defesa sequer foi intimada do acórdão que julgou os embargos de declaração em sessão de julgamento ocorrida no último dia 23/03”, diz o texto.

20:04 – Lula vai se entregar, mas não é o fim, diz líder do MST

O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, comentou na noite desta quinta-feira a decisão do juiz Sergio Moro de ordenar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, Lula vai cumprir a decisão e se entregar à Polícia Federal até as 17h de sexta-feira, mas isso “não é o fim”.

“Nós vamos sofrer uma derrota com a prisão do Lula, mas vamos dar o troco. Vamos libertar o Lula. E depois teremos a campanha eleitoral”, disse o comandante do grupo, em transmissão ao vivo pelo Facebook do movimento. Ele disse que a posição do MST e dos grupos que integram as frentes Brasil Populare Povo Sem Medo é começar, nesta sexta, uma série de manifestações pelo país para que o petista seja posto em liberdade.

19:59 – Políticos de esquerda vão para São Bernardo

Políticos de partidos de esquerda estão a caminho de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva farão uma vigília na sede do Sindicato dos Metalúrgicos contra o pedido de prisão determinado pelo juiz Sérgio Moro. A expectativa é Lula faça um pronunciamento, talvez o último discurso antes de se entregar às Polícia Federal. A deputada Manuela D’Ávilla, pré-candidata do PC do B à Presidência, o ex-prefeito Luiz marinho, que concorrerá ao governo de São Paulo, e uma série de parlamentares comparecerão. A CUT e o movimento dos sem-teto (MTST) convocaram seus militantes.

19:55 – Políticos protestam contra prisão de Lula: ‘tempos de ditadura’

Políticos de esquerda se manifestaram no Twitter após o juiz Sergio Moro decretar a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira.

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, senadora Gleisi Hoffmann (PR), postou: “Prisão política, que reedita os tempos da ditadura“.



Violência sem precedentes na nossa história democrática. Um juiz armado de ódio e de rancor, sem provas e com um processo sem crime, expede mandado de prisão para Lula, antes de se esgotarem os prazos de recurso. Prisão política, que reedita os tempos da ditadura#LulaValeALuta

— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 5, 2018



19:47 – Prisão de Lula afunda Brasil em ‘caos político’, diz Washington Post

Poucos minutos após o anúncio de que o juiz Sergio Moro havia emitido um mandato de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa internacional começou a noticiar o fato. As primeiras notas vieram das agências internacionais de notícia Reuters (do Reino Unido) e Associated Press (também chamada de AP, dos Estados Unidos).

Ambas agências emitiram as notas em caráter de urgência para veículos de imprensa do mundo todo.

19:39 – Presidente da CUT convoca ‘resistência’ nas ruas

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, gravou um vídeo na noite desta quinta-feira pedindo que militantes de esquerda e sindicalistas saiam às ruas e marchem até a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. “É hora de resistência e manifestação contra essa aberração”, diz o sindicalista no vídeo de pouco mais de 2 minutos. Freitas também pede que sejam realizados atos em frente a fábricas amanhã e que manifestantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se instalem em frente o prédio da Polícia Federal.



19:35 – No ápice da ‘via crucis’ de Lula, site do PT sai do ar

O PT pretendia transmitir a prisão de Lula ao vivo por diferentes canais do partido. O principal deles, porém, o site oficial da legenda saiu do ar, provavelmente pela grande quantidade de acessos após o anúncio de que o ex-presidente irá para a cadeia nas próximas horas.

19:26 – Senador petista compara prisão de Lula com condenação de Gandhi

O senador Humberto Costa (PT-PE) fez uma postagem em sua página noFacebook comparando a prisão de Lula com a condenação do ativista Mahatma Gandhi.

“Condenado por amar seu povo e revolucionar uma nação”, diz a postagem. Não é para tanto.

19:15 – MTST já se dirige ao Sindicato dos Metalúrgicos

A Ocupação Povo Sem Medo já está se dirigindo, em grande volume, aoSindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, contra a prisão do ex-presidente Lula.

Trata-se do segundo maior acampamento do MTST, com 8 mil pessoas em uma área de 60 mil metros quadrados na cidade do petista.

19:07 – ‘Lula preso amanhã’ entre os assuntos mais comentados do mundo

A ordem de prisão contra Lula já ganhou o mundo, poucos horas após ser decretada. Neste momento, os termos “Lula preso amanhã” e “Moro”, ocupam os trending topics mundial do Twitter, na oitava e décima posições, respectivamente.

Na relação de assuntos mais comentados no Brasil, lógico, a situação do ex-presidente encabeça a lista.

19:01 – Manifestante anti-Lula é atropelado após tumulto em SP

Um manifestante que protestava contra o ex-presidente Lula se feriu após uma confusão na saída do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em SP. Ele foi empurrado e bateu cabeça num caminhão que passava na rua. Após o incidente, ele se levantou e foi encaminhado ao hospital São Camilo.
Manifestante ferido em frente o Instituto Lula

Manifestante ferido em frente o Instituto Lula (//VEJA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação