Advogada tira dúvidas sobre crime de extorsão no ambiente virtual
Advogada tira dúvidas sobre crime de extorsão no ambiente virtual
Assunto ganhou destaque após Wemerson Pires Cavalcante, de 30 anos, ser preso em Araguaína, no norte do Tocantins. Ele é suspeito de exigir R$ 2 mil para não divulgar fotos íntimas de uma jovem.
Por G1 Tocantins
10/04/2018 21h42 Atualizado há 30 minutos
Professora de direito dá dicas para evitar vazamento de fotos íntimas na internet
Advogada e professora do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins, Graziela Reis, tirou dúvidas sobre o crime de extorsão no ambiente virtual, durante uma entrevista à TV Anhanguera.(Veja o vídeo)
O assuntou ganhou destaque no estado, após Wemerson Pires Cavalcante, de 30 anos, ser preso em Araguaína, no norte do Tocantins. Ele é suspeito de exigir R$ 2 mil para não divulgar fotos íntimas de uma jovem.
De acordo com a advogada, esse é um caso claro de extorsão. "Está tipificado no Código Penal Brasileiro, que define a prática de alguém que, para obter uma vantagem econômica, constrange outra pessoa a fazer algo que ela não gostaria. No caso, houve até o recebimento de imagens numa falsa relação amorosa. Foi provocada uma relação de confiança. Essa moça confiou, enviou imagens íntimas e ele começou a chantageá-la."
A advogada explica como é possível identificar o crime no ambiente virtual. "[Quando] qualquer dado eletrônico, um arquivo, o trecho de um diário, uma confissão, que é da minha propriedade e foi interceptado, ou que até entregue em uma relação de confiança e alguém ameaça divulgar eletronicamente."
Graziela esclarece a diferença entre chantagem e extorsão. "Quando eu ameaço divulgar uma imagem íntima de outra pessoa porque eu quero chateá-la, constrangê-la, o intuito é de difamação. Quando eu faço uma chantagem econômica, está tipificado no crime de extorsão."
A advogada ainda recomenda medidas a serem tomadas em casos em extorsão. "Se for uma criança ou adolescente, tem a polícia especializada. Se for um adulto, tem a polícia especializada em crimes cibernéticos. Tem que procurar imediatamente a ajuda investigativa, policial e registrar ocorrência."
Veja mais notícias da regi
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!