A hora da política A política não está conseguindo coordenar a si própria e articular o social. A crítica democrática foi substituída pelo ressentimento, pela indignação moral, pela intransigência, pela intolerância



A hora da política

A política não está conseguindo coordenar a si própria e articular o social. A crítica democrática foi substituída pelo ressentimento, pela indignação moral, pela intransigência, pela intolerância
MARCO AURÉLIO NOGUEIRA
05/04/2018 - 20h42 - Atualizado 05/04/2018 20h42
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O momento é complicado. O país está dividido entre antagônicas concepções de economia, de sociedade, de justiça. A polarização é paralisante: faz com que se menosprezem o efeito danoso da corrupção e o que já se descobriu no âmbito da Lava Jato, impede que se defina o que é preciso fazer para recuperar a economia, reduzir a desigualdade e promover as reformas indispensáveis.

O país está em sofrimento. Desprovido de lideranças e ideias, soterrado por problemas recorrentes: a corrosão ética da política, a inoperância dos partidos, a pobreza, a baixa qualidade do sistema escolar, a violência, a corrupção endêmica e sistêmica, a tibieza moral das elites, os pactos oligárquicos.

As instituições, que ainda mostram vigor, são abaladas por decisões erráticas, como está a acontecer com o STF. Sobrecarregado pela agenda, pela pressão social e por suas próprias incongruências, o Tribunal sofre para permanecer atuante. Hesita em cumprir suas funções, flerta com a impunidade, agride o MPF e os tribunais inferiores, desorganizando o sistema judicial e fazendo com que a sociedade perca confiança na Justiça.

Ao rejeitar, na quarta-feira à noite, o pedido de habeas corpus de Lula, por 6 votos a 5, o STF ensaiou uma recuperação de sua imagem. Manteve a jurisprudência consagrada desde 2016 e liberou o caminho para a continuidade da Lava Jato, com a possibilidade de prisão de Lula. Exibiu à opinião pública suas divisões internas, que em certa medida opõem “garantistas” à moda antiga e “ativistas” mais atentos às expectativas sociais. Mas recuperou a condição de parâmetro normativo, que ameaçava perder em virtude de suas oscilações e do ruído provocado por alguns de seus integrantes. Ao mesmo tempo, pacificou o sistema de Justiça.

Ao menos por isso, surpreende a falta de reação do campo democrático, sua dificuldade para entronizar a política em seu próprio interior.

É uma dificuldade que tem nome: está faltando responsabilidade política na política nacional. O cenário tem sido recorrente: a grande política — com “P” maiúsculo, se se preferir — encontra-se emparedada pela mediocridade e pela ausência, como se não tivesse nada a dizer aos cidadãos.

Estamos sem aquela energia capaz de produzir consensos e instituir um patamar que faça do conflito um fator de dinamização da experiência coletiva. Sem política, não há como construir uma ordem democrática e fazer do Estado o fator que monopoliza a força física legítima para com isso garantir alguma paz social. A sociedade mergulha no conflito cego, inviabilizando-se para coordenar seus interesses, resolver seus dilemas e forjar uma condição de maior igualdade, liberdade e fraternidade.

O fenômeno não começou hoje e não é exclusividade nacional. Democratas e esquerdas em guerra entre si, entregues à política miúda, em constrangedor silêncio propositivo, assistindo à invasão da política pelo mercado, pelos tribunais e pelo espetáculo. No horizonte, despontam a consolidação do que tem sido chamado de “pós-democracia” e o encolhimento das forças mais progressistas.

Pode-se tentar explicar o fenômeno apontando o dedo acusador para atores localizados, responsáveis pelo que haveria de “golpismo”, traição e fracasso. Mas o quadro tem uma determinação maior, associada à reestruturação do capitalismo, que avança reconfigurando a sociedade mediante a individualização crescente, a vida em rede e a recomposição do mundo do trabalho.
Ao rejeitar, na quarta-feira à noite, o pedido de habeas corpus de Lula, por 6 votos a 5, o STF ensaiou uma recuperação de sua imagem. Manteve a jurisprudência consagrada desde 2016 e liberou o caminho para a continuidade da Lava Jato, com a possibilidade de prisão de Lula, mas exibiu à opinião pública suas divisões internas

Há muita incapacidade reflexiva: partidos e dirigentes não conseguem processar intelectual e politicamente o mundo em transformação. Deixam-se encantar pelos enigmas que não conseguem decifrar. Os indivíduos, por sua vez, escapam das organizações pesadas, burocráticas e se dispersam por uma miríade de causas e ofertas, perdendo unidade de ação. Dão as costas para o que está instituído, pelo modo predominante de atuação política e partidária, deslegitimando-o.

Na situação brasileira, esse quadro problemático está potencializado pelo choque entre uma velha ordem que subsiste, mas não mais se impõe, e uma nova ordem que já exibe seu viço, mas ainda não consegue governar. Se a política não fala mais alto, a afirmação das forças emergentes não tem como se fazer de modo razoável, negociado, e com o menor custo social possível.

Se não há política, a luta pelo poder fica desregrada. Lembremo-nos de 2014, do que foi feito pela campanha de Dilma contra Marina. Tudo se torna miserável, cínico, agressivo, sem limites. A manipulação assume o comando, alimentando um circuito diabólico de corruptos e corruptores. Foi uma tragédia o maior partido de esquerda ter se deixado tragar por esse jogo.

Hoje a política não está conseguindo coordenar a si própria e articular o social. A crítica democrática foi substituída pelo ressentimento, pela indignação moral, pela intransigência, pela intolerância. A sociedade se estilhaçou, em rede. Afastou-se do sistema, que fracassou.

O país tem conseguido se manter, impulsionado pelo progresso tecnológico e pelas mudanças em curso no sistema internacional, que abrem espaço para as potências emergentes. Os déficits, porém, são enormes. Não bastam instituições que se mostrem “fortes”. É preciso quem as faça funcionar em sintonia com a sociedade. Sem “boa política”, tudo se agrava. Cai-se em um vazio cívico que vai sendo preenchido por formas light ou hard de autoritarismo e pela barbárie.

A crise é política, mas também é ética. Precisamente por isso, só pode ser resolvida com mais política: com mais polis, mais cidadania ativa, mais esforços para que se valorize a vida compartilhada e se institua um poder governamental eficiente e controlado democraticamente.

O processo eleitoral de 2018 tem sido até agora uma projeção desse quadro. Sobram candidatos, mas faltam ideias. Tudo se move ao sabor de apetites e interesses localizados, sem vocação coletiva. O clima polarizado e vazio de proposições progressistas razoáveis não beneficia ninguém.

Não podemos nos tornar uma nação de instituições claudicantes, políticos ausentes e cidadãos indignados. Precisamos de mediações. De lideranças que sinalizem e unifiquem. Precisamos de política.

Somente com a política falando mais alto poderemos pavimentar um caminho que combine democracia, distribuição da riqueza, racionalização dos gastos públicos, direitos sociais e políticas públicas consistentes, de longo prazo.

A política é um recurso poderoso, civilizador. Está a serviço dos políticos e dos governantes, mas precisa contagiar os cidadãos, que são o fator que pode fazer a diferença.

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