Trump demite seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e coloca o diretor da CIA em seu lugar
Trump demite seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e coloca o diretor da CIA em seu lugar
Direito de imagemREUTERSImage captionTillerson assumiu o cargo há pouco mais de um ano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu seu secretário de Estado, Rex Tillerson, e colocou em seu lugar o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Mike Pompeo.
Trump agredeceu a Tillerson pelos "serviços prestados" no Twitter e disse que o novo secretário de Estado – responsável pela política externa, equivalente ao ministro das Relações Exteriores no Brasil – fará um "ótimo trabalho".
Entre acusações de Trump e 'conflito de interesses', subchefe do FBI pede demissão
'Desinteresse sem precedentes' define a relação dos EUA com a América Latina no primeiro ano de Trump
Tillerson estava no cargo há pouco mais de um ano, desde que Trump assumiu a Presidência – antes disso ele foi CEO da companhia de petróleo ExxonMobil.
O presidente americano também nomeou Gina Haspel para o cargo de diretora da CIA – ela será a primeira mulher na posição.
Um funcionário de alto escalão da Casa Branca disse à BBC que o momento do anúncio foi precisamente calculado. "O presidente queria se certificar de que tem um novo time atuando antes da conversa com a Coreia do Norte e de outras negociações internacionais", afirma.
Tensões internacionais
Tillerson estava em uma viagem oficial à África na semana passada onde, aparentemente, foi pego de surpresa pelo anúncio de Trump de que ele iria se encontrar com o líder coreano Kim Jong-un.
Washington foi tomada por relatos de desentendimentos entre o governo Trump e seu chanceler em um momento em que os EUA enfrentam diversas dificuldades no campo internacional – de tensões com a Coreia do Norte a conflitos com o Irã.Direito de imagemAFPImage captionHá relatos de que o presidente Trump teve desentendimentos com seu secretário de Estado
Em outubro de 2017 Tillerson foi forçado a chamar uma coletiva de imprensa para negar relatos de que ele estava considerando deixar o cargo – no entanto ele acabou não respondendo sobre um boato de que ele teria chamado o presidente de "idiota" em uma reunião no Pentágono.
Há relatos de que Tillerson teria ficado "abismado" com o quão pouco Trump entendia de conceitos básicos de política externa.
Trump chegou a criticar seu ministro publicamente no Twitter, dizendo que ele estava "perdendo tempo" ao tentar negociar com a Coreia do Norte.
O jornal The New Times citou fontes dizendo que Trump estava irritada com a "linguagem corporal" do chanceler durante as reuniões que tinha com o presidente.
As fontes dizem que Tillerson costumava revirar os olhos e dar de ombros quando discordava do chefe nas discussões.
Nota oficial
Na manhã desta terça, o Departamento de Estado emitiu uma nota oficial dizendo que Tillerson "não conversou com o presidente e não está ciente do motivo" que o levou a ser demitido.
"O secretário tinha a intenção de continuar [no cargo] por causa do progresso que fez na segurança nacional. Ele sentirá falta dos colegas no Departamento de Estado e dos ministros de Relações Exteriores de outros países com quem trabalhou ao redor do mundo", diz a nota.
"O secretário não conversou com o presidente e não está ciente do motivo [da exoneração], mas é grato pela oportunidade que teve de servir e ainda acredita fortemente que o serviço público é um chamado nobre."
"Desejamos tudo de bom ao secretário nomeado Pompeo."
Logo em seguida, Donald Trump comentou o caso na Casa Branca: "Desejo muitas coisas ao Rex. Acho que ele vai ser bem mais feliz agora. Sou grato por seu trabalho."
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!