Plantas cultivadas no quintal de casa podem ajudar no tratamento de doenças
Plantas cultivadas no quintal de casa podem ajudar no tratamento de doenças
Pesquisadores cultivam plantas medicinais e fazem testes para comprovar eficácia. Patologista alerta para os riscos do uso inadequado.
Por TV Anhanguera
20/03/2018 14h15 Atualizado há 4 horas
'Mini-farmácia' cultivada por moradores de Palmas ajudam a prevenir doenças
Imagine ter uma “mini-farmácia” no quintal de casa. A estudante Erlaine Ferreira, moradora de Palmas, cultiva plantas medicinais, como a alfavaca, que é usada para tratar gripes e resfriados. No quintal, tem também a manjerona, que serve como expectorante e o mertiolate, indicado para o tratamento de aftas. (Veja o vídeo)
"A mais recente é a manjerona, que eu descobri que é para tosse, que é para gases", disse a estudante.
Há comprovação de que as plantas funcionam como remédios, segundo o patologista Clayton de Souza. "Nós sabemos que os princípios ativos dos medicamentos que utilizamos, grande parte, são retirados das plantas. Isso foi feito através de estudos. As plantas são muito estudadas e têm sim a comprovação científica. Da mesma forma que os medicamentos, as plantas funcionam como remédios", explicou.
Mas para que as plantas terapêuticas sejam realmente eficazes, é preciso ter algumas noções de agronomia. Observar técnicas de cultivo, de adubação e o tempo certo de colheita. Esses fatores podem fazer a diferença nos princípios ativos das ervas.
Plantas medicinais ajudam no tratamento de doenças (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), estudantes e pesquisadores monitoram diariamente as plantas. O trabalho é feito há três anos. Eles cultivam mais de dez espécies medicinais, como a babosa, o alecrim e o jambo.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!