O TERMO FAMILIA

Família
O termo família vem do latim famulus, criado ou servidor. Inicialmente a palavra designava o conjunto de empregados de um senhor e só mais tarde passou a empregar-se para determinar um grupo de pessoas que, unidas por laços de sangue, viviam na mesma casa e estavam submetidas à autoridade comum de um chefe.
Para Osório, essa raiz etimológica nos revela a natureza possessiva das relações familiares entre os povos primitivos, desta forma, a mulher devia obedecer seu marido, como seu amo e senhor, e seus filhos pertenciam a seus pais, a quem deviam suas vidas. A noção de posse e a questão do poder estão, portanto, intrinsecamente vinculados à origem e evolução do grupo familiar.
Aristóteles afirmava que “a família é uma comunidade de todos os dias, com a incumbência de atender as necessidades primárias e permanentes do lar”. Cícero já afirmou que a família é “o princípio da cidade e origem ou semente do Estado.”
Durante a Idade Média, a família era mantida em silêncio e parece que não
havia a necessidade de um sentimento amoroso para que se configurasse como tal. Durante os séculos XV e XVI o marco foi o nascimento e o desenvolvimento do
sentimento de família, deixando apenas de ser vivida sem muita importância: a família agora toma formas definidas, pais e filhos, com valores e engrandecidos pelas forças das emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU