Moradores de Palmas se reúnem em audiência pública para propor alterações no Plano Diretor


Moradores de Palmas se reúnem em audiência pública para propor alterações no Plano Diretor

Desde o ano passado já foram realizadas mais de 40 reuniões e pelo menos quatro audiências. Principal desafio é adequar as normas aos interesses da população e dos gestores.




Por TV Anhanguera






Em audiência pública, moradores propõem mais de 100 emendas à lei do Plano Diretor



Moradores de Palmas se reuniram neste sábado (17) na Câmara de Vereadores para discutir alterações na Lei de Revisão do Plano Diretor. Desde o ano passado já foram realizadas mais de 40 reuniões e pelo menos quatro audiências públicas. O principal desafio é adequar as normas aos interesses da população e dos gestores. Em torno de 170 propostas de emendas já foram apresentadas. (Veja o vídeo)


A audiência teve participação de moradores de várias regiões de Palmas, incluindo os distritos Buritirana e Taquaruçu. Cadeiras foram colocadas fora do plenário, caso houvesse lotação, mas ficaram praticamente vazias. O plano diretor tem centenas de páginas e vai definir novas regras para a expansão do município.


"Nós temos que reforçar a centralidade da cidade. A centralidade são áreas onde as pessoas trabalham, onde as pessoas têm lazer, onde as pessoas residem. Elas têm que ser fortalecidas e adensadas porque a expansão urbana traz um preço muito alto que a gente chama de custo Palmas, a cidade é muito cara para se manter", explicou o presidente do Instituto de Planejamento Urbano, Ephim Shluger.


Mapas que definem novas zonas da cidade foram apresentadas durante a audiência. Além de autoridades, moradores puderam discutir o documento, inclusive criticando alguns pontos. "Existe processo de expensão que vai afetar drasticamente os recursos hídricos próximos a nossa cidade que fornecem todo o abastecimento de água de Palmas", pontuou o representante do Conselho de Arquitetura, Matozalem Santana.


As sugestões de alterações no plano diretor agora vão ser analisadas pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores. Na próxima terça-feira (20) deve ser divulgado se o próximo passo já é a votação ou se há necessidade de mais uma audiência.


"Caso a população apresente várias sugestões que na comissão não tenham condições de serem discutidas e resolvidas, podemos sim fazer outras audiências públicas. Se não, essa já contempla e podemos colocar o plano para ser votado", explicou o presidente da Câmara de Vereadores, José Folha.



Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.



Moradores de Palmas participam de audiência pública do Plano Diretor (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação