MINISTROS DO STF QUEREM DERRUBAR CARMEN LÚCIA



























































21.mar.2018 às 02h00
Para ministros do STF, resistência de Cármen Lúcia amplia desgaste da corte







Ministra Cármen Lúcia preside sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Painel


A toga no labirinto A resistência da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, a reabrir a discussão sobre prisões após condenação em segunda instância deixou em situação incômoda até ministros da corte que, como ela, se opõem a mudanças na orientação do tribunal. Eles acham que o impasse criou desgaste desnecessário para a corte, acirrando divisões internas e transmitindo insegurança, diz um ministro. Para ele, prolongar a indefinição causaria danos maiores à instituição.

De prontidão Associações de advogados e entidades que se mobilizaram pelas ações que podem levar o Supremo a rever a questão foram alertadas de que devem se preparar para expor seus argumentos no plenário da corte nesta quarta (21).

De porta em porta Cerca de 30 criminalistas ligados a essas entidades fizeram romaria pelos gabinetes do STF nesta terça (20). Foram recebidos por quatro magistrados.

Campeão da causa O ministro Marco Aurélio Mello, que deve propor o julgamento das ações na sessão desta quarta, concedeu liminares que livraram da prisão pelo menos 39 condenados em segunda instância nos últimos dois anos, contrariando a orientação do STF.
1 11
Ministros do Supremo















Ministra Cármen Lúcia - Presidente: natural de Montes Claros, em Minas Gerais, foi indicada por Lula



Ainda não Principal beneficiário de uma guinada no Supremo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dificilmente será preso imediatamente se nada mudar e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região rejeitar o recurso que será julgado na próxima segunda (26).

Publique-se Os juízes do TRF-4 já avisaram que mandarão prendê-lo após o esgotamento dos seus recursos, mas advogados que conhecem o tribunal dizem que será preciso esperar o acórdão do novo julgamento, o que costuma demorar uma semana.

A outra barreira Se o STF mudar sua jurisprudência, Lula poderá continuar recorrendo em liberdade, mas ainda precisará enfrentar o veto da Lei da Ficha Limpa para viabilizar sua candidatura presidencial.

Freio de mão Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, o senador Antonio Anastasia (PSDB) avisou aliados interessados nas duas cadeiras do Senado em jogo que a chapa tucana só será definida depois que Aécio Neves decidir se concorrerá à reeleição.

Seu quinhão O governo espera anunciar até sexta (23) o repasse de pelo menos R$ 3,5 bilhões para a intervenção no Rio e o novo Ministério da Segurança Pública. A previsão é que o estado terá R$ 1 bilhão, um terço do que os militares à frente da operação consideram necessário.

Pouco pirão A origem do dinheiro ainda está indefinida. O governo aposta na reoneração da folha de pagamento para conseguir a maior parte. Também será necessário transferir recursos de outras áreas para reforçar o orçamento da segurança.

Empurra que vai O presidente Michel Temer pediu ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que dê prioridade para a aprovação da reoneração, que está empacada no Congresso e recebeu várias sugestões de alteração dos parlamentares. Maia disse que vai tentar.



Despedida O PT planeja fazer um bota-fora para o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) no dia 6 de abril, quando ele deixará o cargopara concorrer ao governo estadual. O plano é acender incensos e lavar a entrada da sede da prefeitura.

Visita à Folha João Antônio da Silva Filho, presidente do TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo), visitou a Folha nesta terça (20). Estava acompanhado de Lívio Mário Fornazieri, subsecretário de Fiscalização e Controle, Rodrigo Pupim Anthero de Oliveira, secretário-geral, e Egle dos Santos Monteiro, assessora jurídica chefe de Controle Externo.

TIROTEIO


O time em que todo mundo joga sozinho não ganha nada. Sem esquema tático, um toca a bola e o outro deixa passar porque não viu.

DO PROFESSOR THIAGO BOTTINO, da FGV Direito Rio, sobre a dificuldade para superar no STF o impasse sobre prisões de condenados em segunda instância.

CONTRAPONTO

O molho faz diferença

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte aprovou nesta terça (20) a concessão do título de capital nacional de gastronomia típica italiana a Nova Veneza (SC).

Descendentes de italianos formam 95% da população da cidade, mas houve quem se opusesse à homenagem.

— Acho que vou ser contrária. A capital nacional da gastronomia típica italiana é São Paulo! — disse a senadora Marta Suplicy (MDB-SP), ex-prefeita da cidade.

Após ouvir os colegas, a senadora resolveu recuar.

— Apesar de ter um carnaval veneziano, que a gente não tem… Sabe o que eu vou dizer? São Paulo já é mesmo. Deixem Nova Veneza ter o título!

RICARDO BALTHAZAR (interino), com THAIS ARBEX e JULIA CHAIB

recomendadas para você

PODER'Saio triste daqui', diz Lula após protestos durante caravana em Bagé


PODEREm vídeos, artistas pedem a Cármen Lúcia que resista a pressões


PAINELPara entidades, regimento interno do STF obriga Cármen Lúcia a pautar ações


PATROCINADOVolvo - UOLVolvo XC40 alcança 200 reservas no Brasil em apenas uma semana



PATROCINADONetshoesApito Little Pro - Gold Sports


PATROCINADOEleven Financial ResearchConheça 7 investimentos isentos de imposto de renda



PATROCINADOBanggood.comWltoys Brushless V913 Versão 2.4g 4ch Rc Helicóptero Rtf



PATROCINADOAir France BrasilQuerendo viajar? Voe para as mais belas cidades da Europa!


PATROCINADOVisaEscolha uma causa social e ajude de modo fácil e prático




comentários










TONYFLU



COMENTAR

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Busca
Busca no blog

mais lidas
Ministros do STF dizem que prisão de Lula poderia ser estopim para crise
Pressão para julgar ação que sele destino de Lula faz Cármen Lúcia se isolar no STF
Contra fim do auxílio-moradia, Ajufe convoca paralisação nacional
Jungmann decide trocar comando da PF: Segovia sai, Galloro assume
Com auxílio na mira do STF, juízes federais ameaçam entrar em greve

tags

dilma rousseff
eleição 2014
pt
geraldo alckmin
eduardo campos
petrobras
lula
aécio neves
operação lava jato
marina silva
psdb
andré vargas
alberto yousseff
policia federal
alexandre padilha
eleição 2014 presidente
gilberto kassab
pmdb
paulo maluf
base aliada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU