Dupla personalidade: sintomas e tratamento


Dupla personalidade: sintomas e tratamento 






O transtorno dissociativo de identidade, popularmente chamado de dupla personalidade, é uma condição mental caracterizada pela existência de duas ou mais identidades que se alternam no controle do comportamento da pessoa. Apesar de bastante confundido com a esquizofrenia, o distúrbio é diferente, tanto nos sintomas quanto no tratamento.



Causas do transtorno dissociativo de identidade
Sintomas da dupla personalidade
Diagnóstico do transtorno dissociativo de identidade
Tratamento do transtorno dissociativo de identidade
Dupla personalidade tem cura
Veja também: Dupla personalidade

Causas do transtorno dissociativo de identidadeO transtorno dissociativo de identidade afeta nove vezes mais mulheres que homens e sempre surge na infância, nunca na vida adulta do paciente. A criança desenvolve o transtorno como formar de superar a dor e o medo provocados por abusos sofridos nos primeiros anos de vida, quase sempre de ordem sexual perpetrado por um dos pais ou por outra pessoa encarregada de seus cuidados. O transtorno é mais grave nos casos em que a figura responsável pelo abuso também oferece, em outras situações, amor e proteção à criança.


Sintomas da dupla personalidadeA dissociação é um estado em que a pessoa se separa da realidade. Neste sentido, um dos principais sintomas do transtorno dissociativo de identidade é a incapacidade do paciente em recordar informações pessoais importantes que tenham ocorrido quando uma de suas outras identidades estivesse no controle. Na alternância entre as personalidades criadas, o paciente pode apresentar variações bruscas de humor, quadros de ansiedade e depressão, consciência alterada e eventos de automutilação.

Diagnóstico do transtorno dissociativo de identidadeO diagnóstico do transtorno dissociativo de identidade deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra a partir do relato do paciente e uso de questionários específicos para identificação do distúrbio. Em alguns casos, técnicas de hipnose podem ser utilizados - por profissionais aptos a utilizá-las - para se obter o diagnóstico definitivo.

Tratamento do transtorno dissociativo de identidadeO objetivo do tratamento de pacientes com transtorno dissociativo de identidade é facilitar que diferentes estados de personalidades possam coexistir em paz. Para isso, o tratamento se baseia na psicoterapia e, em certas ocasiões, na hipnose. O ideal é que o tratamento faça com que as múltiplas personalidades coexistam em uma só, mas nem sempre isso é possível.

O uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos só deve ser feito como forma de aliviar sintomas de maneira pontual. Muitas vezes, o tratamento é de longa duração, demanda períodos de hospitalização psiquiátrica e pode trazer problemas emocionais importantes ao paciente por conta de sua reação ao comportamento de outras personalidades e das lembranças de abusos sofridos na infância. Boa parte dos pacientes é indicado pelo médico a utilizar um diário para que o profissional possa conhecer a fundo as personalidades e permitir ao paciente recordar acontecimentos vividos por outras personalidades.

Dupla personalidade tem curaÉ complicado falar em cura para o transtorno dissociativo de identidade. No entanto, um tratamento contínuo e com adequado acompanhamento médico pode possibilitar ao paciente reunir suas personalidades em apenas uma e buscar levar uma vida dentro da normalidade, sem incidentes graves de amnésia e estados de ansiedade e/ou depressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação