Um dia após a rebelião em presídio, dois agentes penitenciários são mortos a tiros em Goiás



Um dia após a rebelião em presídio, dois agentes penitenciários são mortos a tiros em Goiás



Bernardo Barbosa e Flávio Costa







Divulgação/Sinsep-GO


Carro do agente penitenciário Reginaldo Monteiro, de Anápolis (GO), com marcas de tiros

Dois agentes penitenciários da cidade de Anápolis foram assassinados a tiros nesta terça-feira (2), um dia depois de uma rebelião que deixou nove mortos em um presídio localizado na região metropolitana da capital de Goiás.

O assassinato mais recente foi o de Ednaldo Monteiro, ex-supervisor de segurança do presídio de Anápolis (município que fica a 60 quilômetros de Goiânia). Ele foi morto no final da tarde, segundo a Polícia Civil de Goiás. Em 21 de novembro passado, Monteiro chegou a ser preso em uma operação do MP-GO (Ministério Público de Goiás) sob acusação de participar de um esquema que cobrava propinas de detentos do presídio da cidade.


Reprodução
Agente penitenciário Reginaldo Monteiro foi morto a tiros nesta terça-feira em AnápolisPela manhã, o vigilante penitenciário Eduardo dos Santos foi assassinado no bairro Boa Vista, também em Anápolis, ao sair de seu plantão no presídio da cidade.



O UOL apurou que Monteiro foi baleado dentro do Honda Civic que dirigia. O crime aconteceu nas proximidades do cemitério São Miguel, no bairro Setor Central, onde o corpo de Eduardo, o primeiro agente a ser morto, será enterrado.

De acordo com o Sinsep-GO (Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal de Goiás), os assassinatos são uma retaliação a uma revista ocorrida na segunda-feira (1°) no presídio de Anápolis.

"Isso é uma retaliação porque os agentes penitenciários estão cortando as regalias dos presos", afirma o presidente do Sinsep, Maxsuell Miranda das Neves. Ainda não há informações oficiais que relacionem os dois homicídios à rebelião ocorrida em um presídio da região metropolitana de Goiânia.


Em vídeo divulgado nas redes sociais, o sindicalista pediu "serenidade" aos membros da categoria. Em protesto contra a morte dos dois colegas, agentes penitenciários divulgaram vídeos em que estão armados e com as sirenes ligadas dos carros oficiais dos presídios em que trabalham.

Segundo comunicado da SSPAP (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), a Polícia Civil instaurou inquérito policial para apuração dos fatos. "A SSPAP espera dar uma rápida resposta, como tem sido nos casos de homicídios praticados em Goiás, e que os culpados sejam punidos pelos seus atos na forma da lei", diz a nota.
Em novembro, vítima foi presa em operação do MP

Em 21 de novembro passado, o então chefe de segurança do presídio de Anápolis, Ednaldo Monteiro, e o diretor da unidade prisional, Fábio Oliveira, foram presos com mais nove pessoas em uma operação capitaneada pelo MP-GO.

Os promotores responsáveis pela investigação descobriram uma esquema de corrupção dentro da unidade prisional, onde os detentos pagavam propinas a funcionários do sistema penitenciário para ter acesso a regalias como celular, cerveja, pizza e até saídas da prisão.

Carros oficiais da agência prisional goiana eram usados para levar presos até agências bancárias de Anápolis, onde saques eram efetuados para o pagamento de propinas. Os saques eram feitos duas vezes por semana.
Rebelião em Aparecida de Goiânia

Pelo menos 99 presos ainda estavam foragidos na tarde desta terça-feira (2) após a rebelião que deixou nove detentos mortos na segunda-feira (1º) em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. O número foi informado pela Seap-GO (Superintendência de Administração Penitenciária de Goiás).

Segundo o órgão, outros 143 detentos foram recapturados após a rebelião, ocorrida na Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

Com isso, entre foragidos e recapturados, o total de presos que fugiram durante a rebelião chega a 242, uma cifra bem maior do que a informada pelo governo goiano nas primeiras horas após a rebelião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação