TOCANTINS AMARELO-Sobe o número de pessoas com suspeita de febre amarela no Tocantins


Sobe o número de pessoas com suspeita de febre amarela no Tocantins

Até momento, segundo a Secretaria de Saúde, são três pessoas com sintomas da doença. Quatro macacos foram encontrados mortos em Palmas em janeiro deste ano.




30/01/2018 17h29 Atualizado há 15 horas




Mais um caso suspeito de febre amarela em humanos está sendo investigada no Tocantins. Agora, são três pessoas apresentando sintomas da doença. Os casos foram registrados em Araguaína, Itacajá e Palmas. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.


Em 2017, o Tocantins teve 40 casos suspeitos de febre amarela e apenas uma confirmação da doença em Xambioá. O caso evoluiu para morte, sendo a primeira registrada em 17 anos no estado.


O estado está na área endêmica da doença e quatro macacos foram encontrados mortos, em Palmas, em janeiro deste ano. A morte dos macacos é considerada um evento sentinela que pode indicar a circulação do vírus da febre amarela em uma região.


Os casos mais recentes de macacos mortos foram registrados nesta segunda-feira (29) em chácaras da região de Santa Fé do Tocantins. Os outros dois foram localizados no Parque Cesamar.


Ao todo, o Tocantins teve 128 casos de mortes de macacos registradas entre janeiro de 2017 e esta terça-feira (30). Até o momento, apenas três casos receberam diagnóstico positivo para febre amarela. Seis foram descartados e 17 seguem em investigação.


Os outros 100 casos são considerados indeterminados, já que não foram coletadas amostras de material para que houvesse um exame das causas.




Vacinação




Conforme o município, não há motivo para pânico da população e correria aos centros de saúde, pois o estado faz parte da área de recomendação da vacina e por isso a maioria das pessoas está imunizada. "A recomendação é que a população mantenha-se tranquila em relação à febre amarela, pois em Palmas a vacinação é contínua e disponibilizada na rede municipal durante o ano inteiro", informou a secretaria de saúde.


Cerca de 63,97% da população do estado já recebeu a vacina, segundo o Estado. Além disso, o esquema de vacinação atual é de dose única. Portanto, quem tiver o registro de pelo menos uma dose da vacina está imunizado e não precisa de outra dose.


"As pessoas devem procurar cartões de vacina antigos e verificar a situação vacinal e se já houver registro da vacina, não há necessidade de revacinação", informou o município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação