Tiro pelas costas matou jovem baleado pela Polícia Militar, diz legista Informação é do médico João Luis Baris de Lima, que fez o exame no corpo de Wilquer Romano, de 19 anos. PM afirma que o jovem estava armado, mas família nega a acusação.
Tiro pelas costas matou jovem baleado pela Polícia Militar, diz legista
Informação é do médico João Luis Baris de Lima, que fez o exame no corpo de Wilquer Romano, de 19 anos. PM afirma que o jovem estava armado, mas família nega a acusação.
Por TV Anhanguera
Tiro pelas costas matou jovem baleado pela Polícia Militar, diz legista
O tiro que matou o jovem Wilquer Romano da Silva, de 19 anos, foi pelas costas. A informação é do médico legista João Luis Baris de Lima, que fez o exame no corpo do jovem após o caso. Wilquer foi baleado por policiais militares em Formoso do Araguaia, na noite de quarta-feira (3). Os PMs envolvidos no caso disseram que ele apontou uma arma para a viatura antes de ser baleado, mas a família negou que o jovem fosse dono da pistola.
Ainda de acordo com o legista, a bala ficou alojada na parte intermediária das costas, na altura da 10ª costela do lado esquerdo. O tiro atingiu o pulmão da vítima. Ele informou que vai enviar o laudo da caso à delegada Áurea Batista ainda nesta sexta-feira (5). Na tarde de quinta-feira (4), a delegada informou que começaria a ouvir as testemunhas na próxima semana e que recebeu listas com nomes de testemunhas diferentes dos militares e da família da vítima.
Uma arma foi encontrada no local do crime, mas a família nega que ela seja de Wilquer. A Polícia Militar disse que abriu uma investigação interna sobre o caso. O comandante do batalhão da PM em Gurupi, Major Flávio Soares Brito, confirmou ao G1 que os militares envolvidos na ação continuam trabalhando nas ruas normalmente enquanto durar a apuração. Segundo ele, "não há motivo legal para o afastamento deles" antes da conclusão da investigação. O Ministério Público Estadual informou que acompanha o caso.
Legista confirmou que Wilquer Romano foi baleado pelas costas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
O caso
Wilquer foi morto por policiais militares na noite desta quarta-feira (3), em Formoso do Araguaia, sul do Tocantins. A família diz que o jovem não estava armado e foi baleado pelas costas. A Polícia Militar diz que o rapaz reagiu a uma abordagem no setor Aliança. A delegada disse que as primeiras informações são de que o tiro realmente foi pelas costas, mas que precisa aguardar o laudo do IML para ter certeza.
Uma arma e um celular foram apreendidos na cena do crime, mas a família garante que o revólver não estava com Wilquer antes dos tiros.
Segundo a PM, a vítima estava no Setor Aliança em uma motocicleta e fugiu quando foi abordado. Ainda segundo a PM, Silva apontou uma arma em direção à viatura e fez um disparo, momento em que os policiais revidaram e o atingiram.
Equipes de socorro do município foram chamadas, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A Polícia Civil informou que ele não tinha passagem pela polícia. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi e em seguida liberado para a família. O velório acontece na casa de parente nesta quinta-feira, em Formoso do Araguaia.
A mãe de Wilquer Romano afirma que o jovem não estava armado. "Dizendo o povo que ele estava trocando tiro, mas era mentira. Não tem arma. Como vai trocar tiro se não tem nada para fazer isso? Ele levantou a blusa, desceu o short e falou: 'ô seu menino, não me mata não, eu vivo do meu serviço'. Aí foram e atiraram nele. A polícia mandou ele virar as costas e no que ele virou, a polícia atirou nele", diz a mãe Valdirene Romana da Silva.
Moradores disseram que o rapaz teria chamado a atenção da polícia quando empinou uma moto. Ele fugiu e tentou se abrigar em uma casa, mas foi atingido por um tiro e caiu embaixo de árvores. "Mataram meu filho enganado, foi uma covardia. Eu quero justiça", pede a avó Maria de Lourdes da Silva.
A Polícia Militar disse que vai instaurar um procedimento para apurar quais as circunstâncias em que o caso aconteceu.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!