Polícia Federal indicia Haddad por 'caixa 2' em campanha à Prefeitura de SP


Polícia Federal indicia Haddad por 'caixa 2' em campanha à Prefeitura de SP
DA ANSA BRASIL15 de Jan de 2018 - 16h03, atualizado às 16h18
COMPARTILHE
Foto: Agência Brasil

Ex-prefeito Fernando Haddad: inquérito foi aberto após a delação do empreiteiro da UTC, Ricardo Pessoa
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta segunda-feira, 15, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) por falsidade ideológica eleitoral, crime conhecido como "caixa 2”.

Segundo investigações da operação "Cifra Oculta", um desdobramento da Lava Jato, a empreiteira UTC pagou cerca de R$ 2,6 milhões para bancar os serviços de uma gráfica durante a campanha eleitoral do petista para a prefeitura de São Paulo em 2012, quando ele foi eleito.

Além do ex-prefeito, outras seis pessoas também foram indiciadas: o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto; o ex-vereador Chico Macena; o ex-deputado Francisco Carlos de Souza, e outras três pessoas ligadas às gráfica.

O inquérito foi aberto após a delação do empreiteiro da UTC, Ricardo Pessoa. Segundo o executivo, ele recebeu um pedido de Vaccari "para o pagamento de uma dívida de campanha" de Haddad. Os valores deveriam ser enviados a uma gráfica pertecente a “Chicão".

Após o indiciamento pela Polícia Federal, um juiz eleitoral recebe o inquérito e coloca o processo à disposição das partes.

Em seguida, o promotor Luiz Henrique Dal Toz decidirá se prossegue com a denúncia, através de uma acusação formal, ou se faz um parecer para pedir o arquivamento do caso, ou ainda se solicita novos elementos através de novas investigações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação