'O papel que o Supremo desempenha mal é o de julgar políticos encrencados', afirma Barroso
'O papel que o Supremo desempenha mal é o de julgar políticos encrencados', afirma Barroso
21 dezembro 2017
Em entrevista à BBC Brasil, Luís Roberto Barroso, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), foi questionado sobre o julgamento do ex-presidente Lula e as chances do petista disputar as eleições de 2018.
Segundo Barroso, o melhor é que a indefinição sobre a candidatura se esclareça, e que se defina o mais cedo possível quais vão ser as regras e quem vai poder ser candidato.
"Eu não sou comentarista político, portanto, não cabe a mim analisar as implicações da candidatura de A ou de B. Mas, se há uma indefinição jurídica, eu acho que quanto mais célere puder ser o esclarecimento dessa situação, melhor", disse.
Se o ex-presidente for condenado pelo TRF-4, ainda poderá tentar concorrer com uma decisão do STF ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o Barroso assume uma vaga efetiva em fevereiro.
Ao responder sobre a baixa confiança que a população brasileira tem hoje no Supremo, apontada por pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Barroso fez críticas à decisão da corte de autorizar que o Senado derrubasse o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o que chamou de "semissuicídio institucional".
Ele disse ainda que o Supremo desempenha mal um papel que não lhe cabe: funcionar como tribunal criminal de 1º grau 'para julgar políticos encrencados'.
Confira os principais trechos da entrevista.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!