LULA CRIMINOSO CONDENADO A 12 ANOS DE CADEIA









Julgamento de Lula no TRF-4

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre, julgou nesta quarta-feira condenação do ex-presidente pelo juiz Sérgio Moro em processo da Lava Jato.








O ex-presidente Lula teve a condenação mantida pela 8.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) nesta quarta-feira, 24. Os três desembargadores votaram e seguiram a decisão do juiz Sérgio Moro, que já havia condenado Lula na primeira instância. Os magistrados ampliaram a pena do ex-presidente de 9 anos e seis meses para 12 anos e 1 mês e autorizaram a sua prisão após esgotados todos os recursos na 2ª instância.





Confira a repercussão da decisão do TRF-4 abaixo





ACOMPANHE AO VIVO ATUALIZAR


22h3624/01/2018



Porto Alegre

O advogado José Roberto Batochio, que integra a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quarta-feira, 24, que considera um “exagero” o pedido de prisão de Lula, que teve condenação na primeira instância mantida na decisão dos desembargadores do TRF-4. Saiba mais. (Ricardo Galhardo, enviado especial de O Estado de S. Paulo a Porto Alegre)



Foto: Nilton Fukuda/Estadão








22h3124/01/2018



São Paulo

Policiais militares estão posicionados na porta da Caixa Econômica Federal para proteger a agência de possível ato de vandalismo. (Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo)



Foto: Juliana Diógenes/Estadão






22h1624/01/2018



São Paulo

Manifestantes a favor do ex-presidente Lula seguem ocupando a Avenida Paulista, na altura da Rua da Consolação. Eles ocupam faixas entre o Masp e a Praça do Ciclista. (Juliana Diógenes)








22h1024/01/2018



O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou nas redes sociais a confirmação da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em segunda instância da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (24). Doria disse que "a prisão aguarda em breve" o petista. Leia mais aqui.



"O Brasil do bem celebra esse momento histórico. Ao aumentar a pena dada pelo juiz Sérgio Moro, o TRF 4 reforça a culpa do ex-presidente Lula. A Justiça está se cumprindo", escreveu o prefeito.


O Brasil do bem celebra esse momento histórico. A Justiça está se cumprindo. A prisão aguarda em breve Luís Inácio Lula da Silva. Essa corajosa decisão da justiça é um golpe duríssimo no PT e ajuda a fortalecer a esperança de um país mais justo e sem corrupção. #AceleraBRpic.twitter.com/1vGC8P7Nui— João Doria (@jdoriajr) 24 de janeiro de 2018





21h5624/01/2018



A pré-candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, afirmou que é preciso respeitar as decisões da Justiça, independente da conjuntura política. Em nota divulgada após a manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Marina reiterou apoio à Operação Lava Jato e ao fim do foro privilegiado.



Marina disse que é preciso avançar em todas as denúncias de corrupção "sem nenhuma distinção partidária e ideológica, segundo o preceito constitucional de que todos são iguais perante a lei". Ela afirmou que todas as figuras públicas precisam ter "responsabilidade" em um "momento delicado" que vive o País. "O primeiro passo é acatar as decisões da Justiça e defender os trâmites de revisão dessas decisões, dentro de critérios técnicos, independente da conjuntura política." (Daniel Weterman)






21h4824/01/2018



A prisão de Nelson Mandela na África do Sul e a posterior ascensão dele à Presidência do país foram lembradas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reforçar o discurso de que é preciso lutar contra supostas arbitrariedades da Justiça no julgamento do caso do tríplex do Guarujá. Na tarde desta quarta-feira, 24, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou o recurso de Lula contra a condenação sofrida em primeira instância e ainda aumentou a pena do petista para 12 anos e 1 mês de prisão.



"Prenderam o Mandela, ele ficou preso por 27 anos, nem por isso a luta diminuiu. Ele voltou e foi eleito presidente", disse Lula. Leia trecho do discurso aqui.






21h2724/01/2018



Pré-candidato pelo PDT à Presidência da República, o ex-ministro Ciro Gomes disse nesta quarta-feira, por meio de nota, que viu com muita “tristeza” a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ele afirmou que o momento exige reflexão e que segue na torcida para que o petista consiga reverter a decisão nas próximas instâncias da Justiça.



"Assisti com tristeza a condenação pela 8ª turma do TRF-4 do meu amigo e ex-presidente Lula. O Brasil vive mais um capítulo dolorido de sua curta e dramática história democrática. Penso que o momento exige muita reflexão e, mais do que nunca, atenção para que o devido processo legal seja respeitado. Sigo na torcida para que Lula consiga reverter a decisão nas próximas instâncias", declarou Ciro na nota, cuja pré-candidatura será lançada oficialmente pelo PDT em 8 de março.Leia mais aqui. (Igor Gadelha)






21h1624/01/2018



Rio de Janeiro

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse no início da noite desta quarta-feira, 24, que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marca “um dia histórico”, mas afirmou que servirá também para (a esquerda) “continuar se vitimizando como fizeram no período militar”. Para Bolsonaro, a condenação de Lula em segunda instância é “outra chance de nos afastarmos de vez do comunismo”. Leia mais. (Marcio Dolzan, O Estado de S. Paulo)




pic.twitter.com/Ey4qUYlaDK— Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) 24 de janeiro de 2018




21h1324/01/2018



A eventual saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da campanha eleitoral pode estimular o aparecimento de mais candidatos, mas a expectativa é de que o petista lance mão de todas as alternativas para disputar a corrida presidencial, avalia o cientista político e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) David Fleischer. "Lula vai teimosamente insistir em sua candidatura, mas vai ser impossível", disse ele, prevendo dificuldade do ex-presidente conseguir concorrer nas urnas. Leia mais. (Altamiro Silva Jr., O Estado de S. Paulo)



Foto: Miguel Schincariol/AFP







21h0824/01/2018



Porto Alegre

O advogado Cristiano Zanin, que lidera a equipe de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu nesta quarta-feira, 24, que vai tomar todas as medidas legalmente cabíveis para tentar reverter a decisão do trio de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que condenou o petista a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. Leia mais. (André Ítalo Rocha, O Estado de S. Paulo)



Foto: Nilton Fukuda/Estadão






21h0224/01/2018



Na avaliação da colunista do Estado Vera Magalhães, o julgamento estritamente técnico feito pela 8ª Turma do TRF-4 nesta quarta-feira, 24, enfraquece em muito a tese que o PT não se cansa de alardear de que o ex-presidente Lula é alvo de perseguição política. Leia a análise:



Foto: Vera Magalhães (@veramagalhaes)/Twitter






20h5724/01/2018



Brasília

Por mais que oficialmente o Palácio do Planalto tentasse manter distância do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, auxiliares diretos do presidente Michel Temerestão convencidos de que, agora, com a sentença definida, está deflagrado o processo eleitoral. O placar de três a zero contra o ex-presidente, de acordo com esta avaliação, favorecerá uma aglutinação em torno de uma candidatura de centro e provocará afastamento do petista de parlamentares da base aliada e do PMDB, que tinham se distanciado do governo, principalmente no Nordeste do País. Saiba mais. (Carla Araújo e Tânia Monteiro, O Estado de S. Paulo)






20h4924/01/2018



São Paulo

"Não somos de segunda categoria. Queremos que nossos filhos tenham a mesma oportunidade que tivemos. Queremos colocar o filho da empregada doméstica no mesmo banco do filho da patroa. Isso eles não vão conseguir condenar", disse o ex-presidente Lula. Seu discurso durou 23 minutos. O petista convocou a militância para continuar o protesto na Avenida Paulista, mas não irá ao ato. A manifestação contrária a ele, que ocorria na via, já se encerrou. (Fabio Leite e Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo)



Foto: Nelson Almeida/Estadão






20h4424/01/2018



São Paulo

"Se me apresentar o crime, eu desisto da candidatura. O que eu estou fazendo é desafiar os três juízes que me julgaram a apresentar o único crime que cometi. Quero que saibam que não tenho a preocupação que eles acham que eu devo ter. Eles não podem prender ideias e esperança", disse Lula. "É apenas um homem de carne e osso. Eles podem prender Lula, mas as ideias já estao colocadas na cabeça do brasileiro." (Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo)



Foto: Nelson Almeida/AFP







20h4024/01/2018



São Paulo

"Não sou nenhum homem radical. Sou moderado demais. Mas eles não estão acostumados a julgar um inocente. Para mim, esse julgamento é uma oportunidade de eu viajar o Brasil e começar a discutir com o povo o que a gente já teve, está perdendo e precisa voltar a ter", disse Lula. "Eu já tinha sido presidente e aprovado, mas estou percebendo que o que estão fazendo é evitar que eu possa ser candidato. Não é nem ganhar, e que eu possa ser candidato. Agora eu quero ser candidato à Presidência da República. Eu agora tenho vontade de ser. Eles podem caçar o direito de ser candidato. Não quero disputar com a caneta deles, quero disputar com a consciência do brasileiro." (Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo)



Foto: Nelson Almeida/AFP


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU