IGREJA DO REVERENDO MOON É UMA GRANDE MENTIRA-O processo de conversão na Igreja da Unificação


O processo de conversão na Igreja da Unificação


Qual o processo que ocorre para que um cristão passe a acreditar no Reverendo Sun Myung Moon como Messias e a Segunda Vinda de Cristo?

Na maioria dos casos, assim como foi na minha experiência, se torna uma questão de ir acreditando em premissas que te levam a acreditar em uma necessidade de um Messias que nasça de novo na terra como um homem para realizar a missão de Cristo.
A Igreja da Unificação tem grande êxito nisto graças ao conceito fortemente existente dentro da mente das pessoas, principalmente as de educação cristã trazidas desde berço. Isto se torma mais fácil, quando a pessoa tem fé em Jesus Cristo, mas não tem uma clara visão dos principais conceitos que delineiam o Cristianismo.

Em posse de uma fé latente, o jovem idealista mas sem um claro entendimento fundamental da visão cristã se torna um forte candidato a se maravilhar diante da exposição muito bem montada do Princípio Divino que se apropriando desta fé sem conhecimento, parece responder suas dúvidas e lhe dar um objetivo a ser alcançado na construção de um ideal maior.

O que o Princípio Divino faz é moldar seu modo de pensar de forma a deixar claro que o Cristianismo nada mais tem a oferecer pela salvação da humanidade.
Toda ideologia é como a construção de uma casa onde cada tijolo se apoia no tijolo de baixo e assim ela vai se elevando até se tornar um grande edifício.

Se bem que uma ideologia possa tentar abarcar todas as necessidades intelectuais e emocionais, ela tem um ponto fraco que é a dependência conceptual de uma conclusão em premissas que a fundamentam.

O que o Princípio Divino engendra nas pessoas?

Para uma pessoa de fé e formação cristã, a pessoa de Cristo exerce grande poder de veneração e respeito. Somos educados pela tradição principalmente católica, que Jesus veio a terra para nos salvar do pecado e nos levar para junto de Deus. Embora muitas pessoas não estudam o catecismo e mal lêem a Bíblia, elas sabem que existiu a pessoa de Jesus Cristo que pregou o amor, o perdão e a caridade, e que Se sacrificou por nós.
O que o PD faz é habilmente transferir esta admiração e fé para a pessoa de Sun Muyng Moon.
Logicamente que isto é um processo. Vou colocar aqui as etapas:

1 - Primeira Premissa - Fazer voce acreditar numa visão de mundo onde as Religiões todas vieram de Deus e que a Religião tem a meta de "construir" (essa palavra construir é importante), um MUNDO IDEAL NA TERRA.

2 - Segunda Premissa -  Sobre esta primeira premissa se deduz todas as outras: De que o Cristianismo como a Religião principal de Deus falhou em realizar esta meta.
OBS: Nas conferências do PD, esta é a hora chave, onde se voce aceita esta premissa voce aceitará todas as outras. é evidente que aceitando esta visão da realidade a conclusão é obvia: O Cristianismo não só falhou como falhou miseravelmente, pois não vemos nenhum mundo harmônico e de paz em parte nenhuma do planeta. Mas quem disse que a missão do Cristianismo é esta em primeiro lugar? Se voce não se faz esta pergunta, significa que voce já caiu na lábia enganosa da Teologia da Unificação.

3 - A terceira premissa - Então partindo das duas anteriores, chega a conclusão da
NECESSIDADE DE UMA NOVA VERDADE QUE CUMPRA A META DAS RELIGIÕES!

4- A quarta Premissa - É ligar essa nova Verdade a uma pessoa, a pessoa de Sun Muyng Moon. Lógico que dai a aceitar que ele seja o novo Cristo necessita de novos dados, mas uma vez que voce aceitou uma visão de mundo totalmente humanistica (veja bem, não digo humanista, mas humanistica, pois toda a felicidade humana está nas mãos de um homem e de um movimento humano), não é difícil entender que alguém deve trazer estas tais Novas Revelações.

5- Quinta Premissa - Na conferência do Princípio da Criação, tudo é voltado para que por meios de princípios lógicos e matemáticos as coisas sejam entendidas de forma humana. Deus passa a ser apenas o Pai que enquadrado nesses Princípios que Ele mesmo criou, nada pode fazer para os "violar" .

A partir dessas cinco premissas, tudo então se torna apenas dedução do que já foi aceito como verdade:
 -  Com a Queda do Homem, Deus ficou impossibilitado de tratar com o Homem.
 - Que o Messias tem que ser um HOMEM que realiza este Reino terreno.
 - Que se o mundo não é perfeito então Jesus falhou ( e dentro disto todas as outras falhas: João Batista, Maria, os judeus, etc).
 - Que a Salvação é um processo de retorno e não uma ação de livre vontade de Deus. Tudo é explicado segundo a lei da Indenização.
 - Todas as ações divinas passam a ter uma conotação humana. O que se imagina como milagre divino são apenas simbolos, não aconteceram realmente.

O mais notório nas coisas que o PD engendra nas pessoas é que ele nos dá uma visão teológica onde tudo é matemático e previsível. O sobrenatural não é visto como mistérios divinos mas como simbolos. A salvação é um processo trazido por um homem que se torna o Messias. Seu nascimento sem pecado também é visto de forma como um processo humano histórico e matemático de purificação gradual de uma certa linhagem escolhida por Deus. Este homem se torna perfeito e através dele outros se tornam também perfeitos e assim um reino dos Céus físico se torna realidade.

Conclusão:
Não vou colocar aqui o quanto que esta visão se distancia da visão cristã tradicional, para não ficar um artigo muito longo. O que é mais radicalmente contra a visão cristã é a racionalização da Vontade Divina segundo certas leis e um conceito messianico e salvífico totalmente humanizado e matemático. Um processo que pode ser entendido pela razão, ficando vedada toda intervenção divina de forma arbitrária ou milagrosa.
O maior estrago que esta ideologia faz nas pessoas é dar uma falsa espiritualidade, e tira Deus do controle deste mundo, desencorajando qualquer esperança numa intervenção milagrosa dos ceus, mas depositando todas as expectativas num messias humano e em um grupo de pessoas consideradas restauradas.

O PD se alinha com o Movimento Nova Era que prega um mundo de paz sem Cristo, apenas acreditando num espiritualismo ecumenico. o Movimento NE Prega que Deus envia Seus Avatares de tempos em tempos para ir desenvolvendo a humanidader em direção a um mundo de paz - A era de Aquárius. Os símbolos cristãos serão transmutados em símbolos esotéricos, e onde Jesus passa a ser apenas mais um Avatar, assim como foi Buda ou Gandhi. O PD vê Jesus como um homem que veio a existir a partir de 2 mil anos atrás e que falhou na "construção de um mundo ideal na terra".

A transcendência unificacionista é uma falsa transcendência, onde Deus e os fenômenos espirituais podem ser entendidos segundo princípios matemáticos e só ocorrem dentro dos ditames da lei da indenização, pois Deus segundo o PD, NÃO PODE violar os Seus Princípios.
Obs - uma análise detalhada desta falácia pode ser vista neste documento.
 
Não que eles ignorem a importância da ação divina. Em teoria é pregado que 95 por cento de tudo que acontece é ação divina, mas ao longo da exposição do PD a pessoa é levada a acreditar num Deus que só responde à ação humana, e que precisa esperar que certas "leis da restauração" operem na História para ter sua Vontade realizada. Moon copiou de Marx a visão histórica de leis objetivas e automáticas que as regem e as condicionam. Toda ação divina está de baixo desses tais "princípios" e na teologia unificacionista, tais "princípios são mais importantes do que a Vontade Divina e é acima do próprio livre arbítrio de Deus. Moon se preocupou em entender o livre arbítrio do homem na história e se esqueceu do livre arbítrio de Deus que é muito mais arbitrário e muito mais livre que o do homem e é a fonte mesma da ação livre humana. Uma falha grotesca de lógica.

Como toda ideologia é uma construção lógica, ela é ao mesmo tempo poderosa e vulnerável. Vulnerável porque assim como numa construção de uma casa, se voce tirar o tijolo que está em baixo, toda a casa cai por terra.

E o tijolo é este:
Se voce entende que (1) o Cristianismo não tem por missão um mundo perfeito construido por mãos humanas, mas em ser base para salvação individual das pessoas (2) e que Jesus não é um homem que nasceu sem pecado por um processo de purificação de linhagem e se tornou Messias, mas Ele é o único filho de Deus, gerado desde toda eternidade juntamente com Deus Pai e que Encarnou neste mundo para dar sua vida por nós segundo a pré-ciência de Deus e que, (3) Deus embora respeite nosso livre arbítrio e nunca interfira nele, de maneira nenhuma depende disto para executar Seu plano final de salvação, então (4) voce percebe que o PD não passa de uma falácia e um monte de baboseiras sem fundamento, desenvolvido e engenhado para satisfazer a vaidade de um só homem: Sun Myung Moon.
Basta um pouco de leitura da Bíblia e estudo de Filosofia e Teologia para ver um monte de sofismas nesta ideologia. Basta voce admitir a natureza sempre eterna de Jesus por um minuto, para voce entender que não há lugar para Moon. Aliás não há lugar para messias nenhum, pois Messias é apenas um: Jesus Cristo.
Jesus é a Segunda pessoa da Santíssima Trindade que já existia mesmo antes do homem cair. Messias para o PD é um homem como Adão sem pecado que se torna Messias. Se bem que externamente falando isto possa ser verdade, a origem da alma de Jesus não se deu há 2 mil anos atrás mas Jesus é eterno desde o princípio com Deus Pai e o Espírito Santo.
Com Jesus não houve um nascimento mas uma concepção milagrosa e uma encarnação. Essa diferença é fundamental. Quando voce entende isto, todo a Teologia do  PD perde completamente o sentido.

Que este meu artigo possa ajudar aos membros da Igreja da Unificação a sairem o mais rápido possível desta ilusão, que um dia também acreditei, mas que acordei a tempo de expor suas falhas e sua natureza diabólica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU