A MILIONÁRIA VERDADEIRA MÃE DA UNIFICAÇÃO
POR QUE VOCÊ DEVERIA SE IMPORTAR
Porque alguns acreditam que ela é a "co-messia" junto com seu falecido marido, Sun Myung Moon.
Talvez você não conheça seus nomes, mas os bilionários pouco conhecidos do mundo exercem uma influência econômica escondida. Leia mais sobre esta série original OZY.
Era suposto ser a "Mãe Verdadeira" que reverteria a queda do homem, levando filhos de uma linhagem sem pecado e iniciando uma nova era. Mas depois de se casar com o Sun Myung Moon, de 40 anos, fundador da Igreja da Unificação, com apenas 17 anos e dando à luz sete filhos e sete filhas, Hak Ja Han seria o único a assumir o controle da igreja de seu marido, juntamente com seu império mundial de vários bilhões de dólares e seu legado espiritual.
Os ativos substanciais da igreja, ao longo do tempo, incluíram uma operação de construção naval, empresa de frutos do mar, vastas propriedades imobiliárias, incluindo o New Yorker Hotel, The Washington Times e Pyeonghwa Motors na Coréia do Norte. Kim Ki-hoon, presidente da Igreja da Unificação da América do Norte, informa que a igreja possui cerca de uma dúzia de subsidiárias de negócios nos EUA no valor de cerca de US $ 1,5 bilhão. Na Coréia do Sul, o conglomerado pertencente à igreja Tongil Group trata de tudo, desde ginseng até armas de fogo. As 13 subsidiárias sul-coreanas da igreja representam mais US $ 1,6 bilhão em ativos, de acordo com um recente relatório do jornal coreano e confirmado por Kim.
A igreja afirma ter 3 milhões de membros em todo o mundo, incluindo 100 mil nos EUA, embora os estudiosos sejam céticos. "O movimento Unificação tem sido mais bem sucedido financeiramente do que na adesão", diz David Bromley, professor de sociologia da Virginia Commonwealth University.
Em contraste com o movimento de amor livre que floresceu na década de 1960, a Igreja da Unificação atraiu seguidores interessados em uma existência comunal, monclike , abstendo-se de drogas, álcool e sexo pré-marital. Os pais dos recém-convertidos jovens americanos vendendo flores e bugigangas nas ruas para a igreja contrataram especialistas anti-culto para "desprogramar" suas crianças lavadas com o cérebro. Os japoneses foram especialmente generosos e auto-sacrificados, com alguns membros retirando empréstimos pessoais para Moon. Com o maior número de "Moonies" no mundo, o Japão tem sido uma vaca de dinheiro para a igreja - sua dedicação justificada como expiação pelos seus pecados durante a Segunda Guerra Mundial .
TENDO LEVANTADO A FAMÍLIA EM SUA OPULÊNCIA NO ESTADO DE NOVA YORK, ELA CULPOU RAPIDAMENTE A QUEDA DE SEUS SANTOS FILHOS SOBRE OS EXCESSOS E AS FORMAS PERMISSIVAS DOS AMERICANOS.
Fundada na cidade portuária do sul de Coréia, em Busan, em 1954, a Igreja da Unificação ingeriu o cristianismo com o confucionismo e o anticomunismo. Moon, que fugiu de sua Coréia do Norte nativa depois que a guerra explodiu, fez investimentos astutos na fabricação e no setor imobiliário na Coréia do Sul, e suas fortunas flutuaram no boom econômico do pós-guerra. "O dinheiro acumulado através do negócio é dinheiro sagrado", ele escreveu em sua autobiografia de 2009.
O pregador carismático vislumbrou pela primeira vez Han Hak Ja, a filha de seu cozinheiro, quando tinha apenas 14 anos. Eles se encontraram novamente três anos depois, e ele anunciou que eles se casariam no dia seguinte. Moon estava determinada a fazer sua nova noiva pagar pelo pecado original de Eva, mantendo-a sob prisão domiciliar virtual em um "anexo de crente" até completar 20 anos. Ele procurou a "obediência absoluta" de sua segunda esposa, ordenando que ela interrompesse o contato com sua família para que ela pudesse se dedicar plenamente à igreja. Logo o casal recebeu o primeiro de seus 14 filhos, e Moon mudou a família para uma propriedade no Vale do Rio Hudson, Nova York.
Quando o messias autoproclamado faleceu em 92 em 2012, Han tornou-se o herdeiro aparente após os esforços para preparar seus filhos "sem pecado" falharam. Seu filho primogênito, Hyo-jin, foi desonrado quando sua ex-esposa publicou um livro em 1998, pintando-o como um coque e pornô. A irmã de Hyo-jin, Un-jin, defendeu o livro e morreu de um ataque cardíaco uma década depois. Ele foi a quarta morte entre os filhos de Han: ela perdeu uma criança na infância e dois filhos para um acidente de carro e suicídio em 1984 e 1999. Alguns viram a filha In-jin como um possível sucessor apesar da propensão confuciana-cristã para a liderança masculina, mas ela se aposentou da vida pública em 2012 após seu divórcio e novo casamento.
Hyun-jin e Hyung-jin, ambos prêmios de Harvard e os dois candidatos principais para o controle do império familiar, estão afastados de sua mãe, de acordo com um insider da igreja que falou sob a condição de anonimato. Hyun-jin está sendo processado por supostamente deturpando milhões de dólares em fundos da igreja. Hyung-jin, despojado de todos os papéis de liderança depois que seu pai morreu, foi exilado por sua mãe no nordeste da Pensilvânia, onde iniciou o Santuário de Unificação. Nem respondeu aos pedidos de comentários.
Com vontade de evitar os escândalos que engoliram muitos de seus filhos, Han recuou para o país fora de Seul. Tendo levantado a família em sua opulência no estado de Nova York, ela culpou rapidamente a queda de seus santos filhos sobre os excessos e as formas permissivas dos americanos. E, depois de cinco décadas, desfrutando de uma posição privilegiada como a primeira-dama da Igreja da Unificação, reunindo-se com líderes mundiais de Mikhail Gorbachev para Kim Il-sung da Coréia do Norte e entregando discursos na ONU e Capitol Hill, ela agora está contente, aos 74 anos , para ser adorado por seguidores como o "co-messias".
E, no serviço da missão de seu marido para ajudar a reconstruir a humanidade, Han destilou mais de 500 livros dos escritos e discursos da Lua em três volumes, de acordo com seu colaborador Kim Ki-hoon. Hoje, Kim acrescenta: Han dedica mais tempo ao fornecimento de instruções teológicas para as gerações mais novas e menos aos interesses comerciais globais, embora ela receba atualizações diárias e estabeleça uma direção ampla para suas empresas de portfólio.
Para os fiéis leigos como Yamanaka Im, 57, do Japão, Han continua a ser um pastor. Batizado na igreja em 1982 e casado com um homem coreano em uma cerimônia de massa em 1988, Im estima que ela viu Han 20 vezes. Ela chama Han "paciente" e "sem ganância" - mesmo depois de suportar "muitas dificuldades" - ressaltando que Han vendeu seu jato privado e helicóptero para beneficiar sua base educacional. "Nós só queremos que nossa mãe [Han] descanse agora", diz Im. "Ela continua o que nosso pai [Lua] não conseguiu terminar".
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!