TURISMO NO JALAPÃO
TURISMO NO JALAPÃO
Municípios do Jalapão querem legislação padronizada para o turismo da regiãoNa reunião foi constituído um Grupo de Trabalho para criação de uma legislação única para a região do Jalapão que deverá ser composto por representantes das prefeituras, Sedem, ATTR e Naturatins
28/12/2017 16:33:53 - Atualizada em 28/12/2017 16h34min Andréa Nobre
ATTR encaminhará ofício à Ageto solicitando a recuperação da estrada da Taboca Divulgação
Após o prefeito do município de Mateiros, pastor João Campos sancionar uma nova lei que cria a cobrança de taxas para agências de turismos e empresários que operarem na cidade, além da cobrança de taxa de permanência para o turista, a Associação Tocantinense do Turismo Receptivo (ATTR) organizou uma reunião na manhã desta quinta-feira, 28, em Palmas. O intuito é revogar a lei sancionada em Mateiros e criar uma legislação padronizada para os oito municípios que compõem a região do Jalapão. Ao final da reunião um grupo de trabalho foi criado para que o tema possa ser debatido por todos os interlocutores e para que as leis de um município não prejudique as de outro.
O encontro reuniu comerciantes, proprietários de pontos turísticos, representante do Naturatins e os prefeitos dos municípios de São Félix e Ponte Alta, que compõem a região. O presidente da ATTR, Fernando Torres defendeu, em entrevista ao T1 Notícias, que o tema seja debatido de forma horizontal para que todos os municípios que fazem parte da região possam definir democraticamente as normas e cobranças.
“Saiu com um acordo de criar um grupo de trabalho onde deverão participar os setores jurídicos das prefeituras, donos de pousadas, restaurantes e agências de turismo para criar uma legislação única para a região do Jalapão. Vamos convidar os prefeitos de Mateiros, Lagoa e Santa Tereza para que possamos reverter essa decisão. Você já imaginou se cada município resolve fazer sua própria lei? Nós teríamos oito legislações diferentes. Ficaria impossível de trabalhar”, avaliou Fernando Torres.
O grupo de trabalho, que já tem o próximo encontro definido para o dia 23 de janeiro, em Palmas, pretende trilhar um caminho único para todos os municípios e normatizar o turismo da região. Ao T1, o prefeito de São Felix, Marlen Ribeiro concorda que os municípios precisam arrecadar com o turismo, já que esta é a principal atividade econômica da região, mas defende que a legislação precisaria ser mais debatida e padronizada para todos os municípios do Jalapão.
“Somente São Félix não pode falar pelo Jalapão, assim como Mateiros também não. Isso impacta todos os municípios da região. Acredito que o pastor é uma pessoa sensata, que está revendo essa legislação. Viemos aqui para expor o que São Félix tem a oferecer e tratar em conjunto sobre a legislação turística da região. Tem que ser uma discussão ampla e com toda a sociedade. Nós precisamos nos estruturar e temos que oferecer condições para que as pessoas cheguem até o nosso município. Criar normas e implantar regras para preservar os atrativos. Temos que ter nossa casa organizada para a comunidade local e para receber as pessoas de fora também”, acrescentou o gestor.
Oito municípios
O território do Jalapão compreende os municípios de Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins. A população total do território é de 28.561 habitantes, dos quais 12.019 vivem na área rural, o correspondente a 42,08% do total da população da região, que possui 2.073 agricultores familiares, 183 famílias assentadas e 4 comunidades quilombolas. Na região o IDH médio é 0,64.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!