Tocantins tem 2.714 pacientes com Aids e HIV em tratamento atualmenteA Campanha Estadual de 2017 para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado todo dia 1º de dezembro, alerta a população sobre a importância da Testagem Rápida do HIV e sobre o uso de preservativos


Tocantins tem 2.714 pacientes com Aids e HIV em tratamento atualmenteA Campanha Estadual de 2017 para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado todo dia 1º de dezembro, alerta a população sobre a importância da Testagem Rápida do HIV e sobre o uso de preservativos
01/12/2017 12:14:29 - Atualizada em 01/12/2017 12h27min Da Redação

“Prevenção é o melhor Remédio, Faça o TESTE” é slogan da campanha Divulgação/SES

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, de 2014 a 17 de novembro deste ano, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação registrou 454 casos de Aids e 951 de HIV no Estado. No Tocantins existem atualmente em tratamento 2.714 pacientes, distribuídos entre os cinco Serviços de Assistência Especializada. O levantamento mostra ainda queda no número de novos casos em relação a 2016, quando 257 pessoas foram infectadas com HIV. O número de pessoas que desenvolveram a doença também caiu: em 2016 foram 97, contra 79 até o momento.



Com o slogan “Prevenção é o melhor Remédio, Faça o TESTE”, a Campanha Estadual de 2017 para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado todo dia 1º de dezembro, alerta a população sobre a importância da Testagem Rápida do HIV e sobre o uso de preservativos. Disponíveis nas unidades básicas de saúde da maioria dos municípios tocantinenses, os testes rápidos podem ser acessados pela população e o Estado vem promovendo a formação contínua de profissionais nos municípios para realização da técnica que permite, tanto o diagnóstico do HIV, quanto a avaliação para sífilis e hepatites virais B e C.



Segundo a enfermeira da Gerência Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Caroline Biserra Costa da Luz, além das unidades básicas de saúde, os Serviços de Assistência Especializada (SAE) em Araguaína, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Araguaína e Palmas, possuem os testes à disposição.



“As ações da campanha estão pautadas no incentivo aos municípios a ofertarem testes-rápidos à população, distribuição massiva de preservativos, e palestras educativas e da propaganda midiática e redes sociais, devido à grande mobilização e poder de alcance que esta modalidade de comunicação possui, além do incentivo à iluminação de prédios públicos (conforme a Lei nº 13.504 de 07 de novembro de 2017, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, explicou Caroline.



“Muitos são os esforços empregados pela Secretaria de Estado da Saúde a fim de ampliar a oferta de exames para o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, bem como tratamento em tempo oportuno aos pacientes diagnosticados com HIV/Aids. O momento do diagnóstico da infecção está diretamente relacionada com o sucesso do tratamento, e conseqüentemente, com a qualidade de vida da Pessoa Vivendo com o HIV/Aids – PVHIV”, enfatizou Caroline.



A enfermeira destacou ainda que a participação dos municípios é fundamental nesse processo, principalmente no que diz respeito à garantia da qualificação dos profissionais, bem como a oferta de uma estrutura mínima para realização dos procedimentos, conforme preconizado. “A garantia da realização do diagnóstico pela equipe de saúde da família contribui para gerar vínculo entre paciente e serviço/equipe, permite uma assistência mais efetiva no que se refere a transporte, cuidados básicos, e encaminhamentos a médicos aos serviços de referência que garantirão o melhor acompanhamento, no caso de pacientes que tenham diagnóstico de HIV”, finalizou.



O que é HIV



Segundo publicação do Ministério da Saúde, HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o vírus não é a mesma coisa que ter AIDS, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.



HIV é contraído pelo: sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e uso de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.



Como forma de amenizar as discriminações quanto às pessoas portadoras do vírus, é importante destacar que não pega HIV com: sexo desde que se use corretamente a camisinha; masturbação a dois; beijo no rosto ou na boca; suor e lágrima; picada de inseto; aperto de mão ou abraço; sabonete/toalha/lençóis; talheres/copos; assento de ônibus; piscina; banheiro; doação de sangue e nem pelo ar. Mais esclarecimentos através do Disque Aids/TO 0800-645-0112.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação