Tiririca
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, é ator, humorista e político brasileiro. Atualmente, está no segundo mandato como deputado federal por São Paulo.
Tiririca nasceu em Itapipoca, Ceará, em 1965. Começou a trabalhar no circo ainda criança, no Ceará, interpretando o palhaço Tiririca. Na década de 1990, grava um disco de canções de humor e as distribui de forma informalmente no Nordeste brasileiro, em Estados como Ceará, Pernambuco e Bahia. O álbum, batizado de Tiririca, fez sucesso, principalmente com a música “Florentina”. A gravadora Sony Music comprou os direitos e o lançou nacionalmente em 1996. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias.
A fama fez com que Tiririca assinasse e estrelasse programas de televisão de humor. O ator participou de programas na Record, no SBT e na Band até 2010, quando se filiou ao PR e decidiu sair candidato a deputado federal. Nas eleições de outubro, foi o deputado federal mais votado, com 1,3 milhão de votos.
Antes de assumir, Tiririca enfrentou suspeitas que poderiam impedi-lo de ser deputado. Ele foi acusado de falsificar sua assinatura e de ser analfabeto, o que impediria sua candidatura. Ele teve de fazer um teste de leitura e escrita na Justiça Eleitoral e, apesar de ter desempenho ruim, foi aprovado. A ação penal que o apontava como analfabeto foi arquivada.
Quatro anos depois, candidatou-se novamente e foi reeleito com pouco mais de 1 milhão de votos. Durante a campanha, Tiririca parodiou uma música de Roberto Carlos, “O portão”. Ele foi condenado, pela paródia, a indenizar o cantor pelo uso não autorizado da canção.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!