Na trincheira contra a corrupção-MORO O HERÓI DO BRASIL
BRASILEIROS DO ANO 2016
Na trincheira contra a corrupção
HERÓI? Moro não gosta de ser comparado a um super-herói. Prefere ser apenas um juiz combatendo o crime
Germano Oliveira09.12.16 - 18h00
15
Sérgio Moro
Juiz Sergio Moro, 44 anos, vai passar para a história como o homem que mudou o destino do Brasil. Até o início da Operação Lava Jato, comandada por ele, políticos corruptos e empreiteiras corruptoras trajavam o manto da imunidade. Dois anos e oito meses depois de iniciada a investigação que abalou o País, 93 pessoas poderosas, incluindo ex-ministros, ex-deputados, tesoureiros do PT e até donos de grandes construtoras, já foram condenadas, mérito de Moro, escolhido pela ISTOÉ como brasileiro do ano na Justiça.
Moro, no entanto, não gosta de ser comparado a super-herói. Em entrevista à ISTOÉ, diz que trabalha em grupo.“Há um trabalho institucional e não um êxito pessoal”. Ele abriu até agora 37 ações penais que já tornaram réus 179 pessoas, incluindo o ex-presidente Lula.
PUBLICIDADE
inRead invented by Teads
Ao deflagrar a Lava Jato no final de 2013, autorizando escutas em aparelhos telefônicos de doleiros, Moro esperava apenas desarticular um grupo de quatro doleiros que comandavam o câmbio negro do dólar. Entre eles estavam Alberto Youssef, seu velho conhecido. Youssef chefiou a quadrilha do Banestado em 2003, que mandou ilegalmente mais de US$ 30 bilhões para o exterior. “No início, não havia a menor condição de prever o gigantismo das revelações que seriam alcançadas”, diz Moro. Youssef foi preso e fez nova delação. Seus depoimentos e os de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, desmontou o esquema da fraude na Petrobras e não sobrou pedra sobre pedra. Um a um dos grandes empreiteiros foram sendo presos e documentos das propinas foram aparecendo.
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!