Marcelo Miranda está entre os candidatos que respodem por 327 processos na justiça
Marcelo Miranda está entre os candidatos que respodem por 327 processos na justiça
Nas ruas Marcelo Miranda pede voto, mas ainda responde por muitos processos na justiça
Apesar de estar possibilitado, temporariamente, para concorrerao governo do Tocantins, o candidato pela coligação “A Experiência Faz a Mudança”, Marcelo Miranda é citado em notícia que foca a quantidade de candidatos a governadores que respodem processos na justiça e, até mesmo, que já foram cassados.
De acordo com o site Estadão.com.br, quatro em cada dez candidatos a governador são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. No total, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados – 10 deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.
Os números foram levantados pelo projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil. A organização, cuja principal bandeira é o combate à corrupção, pesquisou em mais de 120 fontes ocorrências na Justiça de todos os candidatos à Presidência e aos governos estaduais. O “pente-fino” atingiu ainda todos os que concorrem a uma vaga no Senado e na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Os dados estão publicados no site da entidade.
Segundo o Estadão, mais da metade dos processados (36) respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 por improbidade administrativa e/ou dano ao erário.
Na definição legal, atos de improbidade administrativa envolvem condutas consideradas inadequadas ao exercício da função pública e podem ser alvo de punição se houver enriquecimento ilícito, lesão ao erário ou violação aos princípios da administração pública.
Citandos os candidatos que tiveram mandatos cassados por improbidade administrativa ou mal versação do dinheiro público, causando prejuízo aos cofres dos estados, o levantamento do portal Transparência Brasil, apontou Marcelo Miranda como o quarto governador cassado, em 2009, por compra de votos e abuso de poder econômico. Marcelo respondea inda por outros processos na justiça do Tocantins.
Os outros três candidatos que já foram governador e tiveram seus mandatos cassados, citados na matéria do Estadão com base nas informações do portal Transparência Brasil, são José Roberto Arruda (PR), do Distrito Federal, Cassio Cunha Lima (PSDB), que tenta voltar ao governo da Paraíba e o candidato Mão Santa (PSC), cassado em 2001, tenta voltar ao governo mais uma vez.
(Com informações do Estadão.com.br)
Comentários
Postar um comentário
TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO BEM VINDOS.MAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE QUEM OS ESCREVE!