ENTREGA DE TÍTULOS NO TAQUARI,O POVO AGORA É O DONO





Carlos Amastha também destacou a importância parceria: "Quando a gente abraçou, quando juntos fizemos o esforço para resolver o problema, a coisa aconteceu"
DA REDAÇÃO15 de Dec de 2017 - 16h38, atualizado às 17h15

Foto: Frederick Borges/Secom Tocantins/Divulgação

Marcelo Miranda e Carlos Amastha, durante entrega de títulos, ressaltaram a importância da união
Após 15 anos de lutas, a comunidade do Taquari, região Sul de Palmas, finalmente pode comemorar a regularização do setor. Na manhã desta sexta-feira, 15, o governador Marcelo Miranda e o prefeito Carlos Amastha (PSB) entregaram os títulos definitivos dos imóveis aos moradores. Na ocasião, O chefe do Executivo Estadual ressaltou a necessidade de união entre o Estado e a prefeitura, com o propósito de somar forças para concretizar ações em favor da população. "Se temos diferenças políticas, elas não devem interferir, devem ser deixadas de lado quando temos projetos ou ações que exigem a união para beneficiar a sociedade, os cidadãos".



O governador Marcelo Miranda destacou a sua satisfação pela entrega da documentação e o trabalho do governo do Estado. "Posso dizer, com certeza, que estar aqui com as famílias para entregar as certidões dos imóveis é uma satisfação muito grande. Sei que foi uma longa e árdua trajetória e hoje é um dia histórico, pela luta de todos: tanto do poder público, quanto da sociedade civil", ressaltou.

Para o prefeito de Palmas, também foi importante o trabalho realizado por meio da parceria entre o governo do Estado e o município. "Quando a gente abraçou, quando juntos fizemos o esforço para resolver o problema, a coisa aconteceu e hoje a gente está aqui para celebrar”, disse.

O presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins, Aleandro Lacerda, apontou alguns benefícios que a regularização traz para população. "Hoje são entregues a documentação de 3.500 unidades familiares, o documento garante a regularização definitiva das propriedades. Também regularizamos os espaços públicos, como a praça. Com essa regularização o governo do Estado e do município vão poder trazer mais benefícios sociais para a população", ressaltou.

Beneficiados
A área das unidades habitacionais equivale a nove quadras do Jardim Taquari, com 3.575 lotes ocupados, dentro da área de 397,9172 hectares. Morador do Taquari desde o início do processo de ocupação, o frentista Edson Bispo da Purificação, de 45 anos, comemorou a autonomia que passa a ter sobre a sua casa. "Estou muito feliz em receber esse documento. Ele me dá a liberdade de fazer o que eu quiser com a minha casa, se eu quiser vender eu posso, mas o que eu mais quero mesmo é ter essa autonomia", disse.

O pedreiro Miguel da Silva Lima, 60 anos, há 14 à espera pela documentação da sua propriedade, destacou o processo histórico da conquista. "Esse é um momento marcante para nós que moramos aqui em Taquari. Há muitos anos foi feito um sorteio que definiu quem seriam os moradores. De lá, até chegarmos aqui foram muitos anos de luta", lembrou.

Cadastramento
No final de 2016, o governo do Estado, por meio da TerraPalmas, realizou uma grande ação de recadastramento de todos os imóveis do Jardim Taquari. Essa foi uma etapa determinante para a regularização, logo após acordo judicial firmado entre o Ministério Público Estadual, governo do Estado e a Prefeitura de Palmas, com a participação da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO).

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, que batalha junto com os moradores pela regularização do setor desde os primeiros anos de ocupação no local, esteve presente na solenidade. O defensor público Felipe Cury, que representou a Defensoria na solenidade, entregou títulos representativos para algumas lideranças do bairro e foi homenageado com o recebimento da placa “Amigo do Taquari”.

Felipe Cury lembrou as primeiras atuações no Setor, quando ele foi coordenador do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria, atualmente denominado Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac).

Para o defensor público, o momento é de comemoração. “O dia de hoje representa a concretização da luta de anos e anos de várias famílias tentando ter o direito básico da moradia. Mas também representa o ânimo de que a luta continua e o diálogo junto aos governos estadual e municipal tem que continuar para que outras áreas do município e outras regiões do Estado também possam ser agraciadas com o reconhecimento e a regularização fundiária”, disse ele, que atualmente é
coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa).

A solenidade também contou com a presença da vice-governadora Cláudia Lélis (PV), do procurador-geral do Estado, Sérgio do Valle, além de deputados, vereadores, líderes do Setor, entre outros convidados. (Com informações da Defensoria Pública do Tocantins e da Secom Tocantins)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação