Depois do PMDB, PTB fecha questão por reforma da Previdência Presidente do partido, ex-deputado Roberto Jefferson defende mudanças na aposentadoria; decisão da legenda aumenta pressão sobre o PSDB



Brasil
Depois do PMDB, PTB fecha questão por reforma da Previdência
Presidente do partido, ex-deputado Roberto Jefferson defende mudanças na aposentadoria; decisão da legenda aumenta pressão sobre o PSDB
Por Guilherme Venaglia
access_time6 dez 2017, 16h02
more_horiz


Ex-deputado Roberto Jefferson em sessão da Câmara dos Deputados para votar o pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff (Alan Marques/Folhapress)

O presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson (RJ), anunciou na tarde desta quarta-feira que o partido fechou questão e vai votar integralmente a favor da reforma da Previdência. A legenda, que comanda o Ministério do Trabalho no governo de Michel Temer (PMDB), tem atualmente dezesseis deputados e é a segunda que determinará aos seus parlamentares como votar sobre a mudança das aposentadorias.

A primeira foi o próprio PMDB, de Temer, que acertou a posição em reunião da bancada na terça-feira, apesar de ainda não a ter anunciado oficialmente. Com os sessenta peemedebistas, seriam agora 76 parlamentares obrigados, ao menos em tese, a apoiar a aprovação da medida.

A partir do momento que partidos fecham questão sobre um tema, podem punir os deputados divergentes, com medidas que vão de uma advertência até a expulsão. O governo precisa de, no mínimo, 308 votos para garantir a aprovação.

Em nota divulgada, Roberto Jefferson afirmou que “o PTB compreende que a reforma da Previdência é primordial para a retomada do crescimento do Brasil” e destaca que a medida “coloca fim a alguns privilégios da elite funcional federal” e representa a “opção prioritária pelos pobres e trabalhadores celetistas”. A decisão joga pressão sobre o PSDB que, com 46 deputados, é junto com o PP a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados.
Veja também

BrasilBase governista conta 260 votos a favor da reforma da Previdênciaquery_builder6 dez 2017 - 13h12

EconomiaPor Previdência, governo planeja verba extra a deputados em 2018query_builder6 dez 2017 - 09h12


Os tucanos têm prometido que, mesmo com o iminente desembarque da base aliada, vão votar a favor da mudança nas aposentadorias. No entanto, a bancada parlamentar da sigla ainda não deu recados claros de que o governo pode contar com os votos dos deputados do PSDB. Na segunda-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que, se a proposta não contar com o apoio maciço da legenda, não há “a menor condição” de aprová-la na Casa.

A proposta deve estar em debate na convenção do PSDB no próximo sábado, encontro que deve confirmar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como novo comandante tucano e postulante à Presidência da República em 2018, bem como dar os contornos finais do desembarque do partido da base aliada de Michel Temer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU

Menino ficou em barril por pegar "comida que não devia", diz investigação