Coreia do Norte diz que guerra nuclear é apenas 'questão de tempo' Cometários do governo criticam exercício militar conjunto entre EUA e Coreia do Sul


Coreia do Norte diz que guerra nuclear é apenas 'questão de tempo'
Cometários do governo criticam exercício militar conjunto entre EUA e Coreia do Sul






POR O GLOBO / AP
07/12/2017 9:21 / atualizado 07/12/2017 9:24
Bombardeiro B-1B voa a frente de outros jatos que fazem parte do exercício militar conjunta dos EUA e da Coreia do Sul - STRINGER / REUTERS




SEUL — A Coreia do Norte declarou que o início de uma guerra nuclear é apenas uma "questão de tempo", caso o exercício militar conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul continue. O comentário foi divulgado pela Agência Central Coreana de Notícias na quarta-feira, atribuído a fala de um ministro de Relações Exteriores que não teve o nome identificado.

A resposta veio horas depois de um avião bombardeiro B-1B americano se juntar aos caças que já sobrevoavam a Coreia do Sul. Segundo os chefes de Estado-Maior sul-coreano, o bombardeiro baseado em Guam simulou ataques em um campo militar perto da costa leste so país, com jatos de combate dos dois exércitos.


"Por meio desse exercício, as forças aéreas sul-coreanas e americanas mostraram a firme intenção dos aliados e a capacidade de punir a Coreia do Norte pelo uso de armas nucleares e mísseis", afirmou o exército sul-coreano em um comunicado.

LEIA MAIS: Coreia do Norte: que país é esse?

Risco de guerra na Coreia do Norte aumenta a cada dia, alerta conselheiro de segurança dos EUA

Envio de caças americanos para a Coreia do Sul aumenta a tensão na região

A declaração do ministro da Coreia do Norte citava ainda altos funcionários do governo americano, como o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo, destacando que os americanos haviam confirmado a intenção de guerra por meio de "observações bélicas" feitas.

No último sábado, Pompeo declarou que a agências de inteligência dos EUA acreditam que o líder norte-coreano Kim Jong-Un não tem uma boa noção de quão tênue é sua situação nacional e internacional. O porta-voz disse que Pompeu provocou o país "criticando imprudemente nossa liderança suprema, que é o coração do nosso povo".

— Nós não desejamos uma guerra, mas não devemos esconder disso, e se os EUA calcularem mal nossa paciência, nós certamente faremos com que os Estados Unidos paguem as consequências com nossa poderosa força nuclear, consistentemente fortalecida — disse o porta-voz.


PUBLICIDADE


AÇÃO DOS ALIADOS

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul iniciaram na segunda-feira um grande exercício aéreo conjunto, uma operação que Pyongyang chamou de "provocação total", poucos dias depois do lançamento de um potente míssil norte-coreano.


O exercício de cinco dias, batizado de "Vigilant Ace", envolve mais de 230 aviões, incluindo caças F-22 Raptor, e mobiliza dezenas de milhares de soldados. Durante o fim de semana, o jornal estatal norte-coreano "Rodong" denunciou as manobras.

A Coreia do Norte lançou na semana passada um novo tipo de míssil Hwasong 15, com capacidade de transportar uma "ogiva pesada extragrande" e que pode atingir todo o território continental dos Estados Unidos. Segundo o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, com o teste o país alcançou o objetivo de tornar-se um Estado nuclear de pleno direito.



Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/coreia-do-norte-diz-que-guerra-nuclear-apenas-questao-de-tempo-22160511#ixzz50osdI0Um
stest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VAZARAM AS FOTOS DE PAOLA OLIVEIRA NUA-Paolla oliveira nua pelada

Lista Negra: Veja o resumo de todos os episódios da primeira temporada

Cheon Il Guk Matching Engagement Ceremony- O REINO DOS CÉUS NA TERRA E NO CÉU